A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VISITA GUIADA à biblioteca escolar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VISITA GUIADA à biblioteca escolar."— Transcrição da apresentação:

1 VISITA GUIADA à biblioteca escolar

2 Bem-vindos! A biblioteca escolar tem como objetivo contribuir para melhorar os resultados escolares dos alunos e para o seu sucesso futuro.

3 Conheces bem as instalações e sabes como está organizado o espaço?
A biblioteca está dividida em várias zonas: O balcão de atendimento: onde se dão informações, se fazem requisições e nos registamos para usar o equipamento da biblioteca, nomeadamente os computadores.

4 As zonas da BE Espaço de leitura lúdica: destinado à leitura da imprensa, de Banda Desenhada e outras leituras realizadas por prazer.

5 As zonas da BE Espaços de trabalho: mesas destinadas a trabalho individual e de grupos.

6 As zonas da BE Computadores: destinados, prioritariamente, à realização de trabalhos e à verificação e envio de correio.

7 As zonas da BE Espaço do audiovisual: destinado à audição de CDs e observação de filmes.

8 As zonas da BE Estantes: destinadas à arrumação dos livros…

9 As zonas da BE Estantes: … e outros materiais, organizados por grandes temas; são de livre acesso.

10 Como se organizam os livros e outros materiais da biblioteca?
Segue-se este sistema de classificação (Classificação Decimal Universal) que, através de um código de cores e uma combinação de números e de letras, permite identificar o documento. Podes encontrar esta codificação em muitas outras bibliotecas.

11 Como se organiza o fundo documental da biblioteca?
Esse código (a cota) é registado numa etiqueta que se cola no documento. Depois, dentro de cada estante/cor arrumam-se seguindo a ordem dos números e a ordem alfabética das letras.

12 Como se organizam os livros e outros materiais da biblioteca?
Aqui, por exemplo, a cor vermelha indica que se trata de livros de Geografia.

13 Como se organiza o fundo documental da biblioteca?
E a que correspondem os nºs e as letras da cota?

14 Como se organiza o fundo documental da biblioteca?
Vamos ver a cota do livro O Dragão de Fumo, de João Aguiar [ 8 = corresponde ao grande tema Língua / Literatura] 821 (extensão de 8) = corresponde ao subtema “Literatura Portuguesa” AGU = 3 1ªs letras do apelido do autor (Aguiar) em maiúsculas J = 1ª letra do nome próprio do autor (João) em maiúscula d = 1ª letra do título, em minúscula (não se consideram os artigos definidos e indefinidos no início dos títulos)

15 Pesquisa de documentos no computador
Podes procurar um livro, um DVD, etc. no computador ,com o programa Pacwin, nos computadores em que este esteja instalado. Ou no sítio Web da biblioteca, no separador CATÁLOGO

16 Pesquisa de documentos no computador
Podes procurar pelo nome do autor, começando pelo apelido; ou pelo título. No catálogo Web, também podes procurar documentos por assunto. Torga, Miguel

17 Fazer trabalhos de pesquisa na biblioteca
Para fazer bons trabalhos de pesquisa é preciso ter algum cuidado, não nos precipitarmos e seguirmos estas regras muito simples: GUIÃO BIG6 (CLICAR para analisar o guião)

18 Fazer outro tipo de trabalhos
Na biblioteca encontras este guião que te ensina o essencial para fazeres bons resumos, biografias, apresentares uma bibliografia, etc. Consulta-o e/ou pede ajuda!

19 A biblioteca na internet
A nossa biblioteca possui um sítio na internet, ao qual podes aceder a partir da página Web da escola (esmm.pt). Partindo dessa página podes navegar para o nosso blogue, para o nosso wikispace, consultar sites recomendados pelos professores, consultar o catálogo dos filmes, etc. (CLICAR na imagem para entrar no site)

20 Esperamos que tenhas ficado com vontade de vir à biblioteca
Esperamos que tenhas ficado com vontade de vir à biblioteca! Desejamos-te boas pesquisas, boas leituras, bom trabalho! Um ano muito feliz para ti!


Carregar ppt "VISITA GUIADA à biblioteca escolar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google