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COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO

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Apresentação em tema: "COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO
FRANQUIA COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO

2 Nair Rodrigues Supervisora de Franquias da Rede Werner Coiffeur
Diretora de Cursos e Eventos da ABF - Seccional RJ Graduada em Administração de Empresas Certificada pelo Programa de Capacitação em Franchising da ABF - Seccional RJ Experiência em gestão de salão de beleza e liderança de equipes

3 O Foco de Hoje Objetivo Público-Alvo
Esclarecer dúvidas, opniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Futuros Empreendedores que desejam constituir um negócio próprio ou participar de uma rede franquias como franqueado, com ou sem experiência anterior na gestão de negócios.

4 O Foco de Hoje O Mercado Brasileiro O que é Franquia?
A Lei do Franchising Como Avaliar o Negócio? O Perfil do Franqueado de Sucesso Comprando uma Franquia Como Selecionar a Rede para o seu Perfil? Por onde Começar?

5 O Mercado Brasileiro 1.013 redes franqueadoras
unidades em todo o Brasil US$ 39,8 bilhões de faturamento 4º maior país do mundo em número de redes franqueadoras Crescimento em 2006 comparado a 2005 = 11% Dados de 2006

6 O Mercado Brasileiro Empreendimento tradicional
Taxa de Mortalidade de Franquias Empreendimento tradicional 55% fecham no período de até 02 anos Franquias 6% fecham no período de 02 anos Fonte: SEBRAE Nacional Dados de 2006

7 O que é Franquia?   Segundo o dicionário Aurélio, franquear significa “conceder, permitir, facultar, facilitar” Franchising é um sistema por meio do qual uma empresa possuidora de know-how, cede a terceiros, o direito exclusivo de utilização de sua marca, seguindo seus padrões de operação.

8 A Lei do Franchising A Lei preconiza, que os franqueadores devem entregar a Circular de Oferta de Franquia (COF), contendo: o modelo do contrato de franquia a ser assinado o papel e responsabilidades das partes na implantação e gestão do negócio informações sobre os fornecedores da rede balanço patrimonial da franqueadora nos últimos dois anos uma relação com nomes e telefones dos franqueados da rede, bem como daqueles que se desligaram da mesma nos últimos 12 meses

9 Como Avaliar o Negócio? Perguntas Básicas:
Quais os principais desafios do negócio? Quantas unidades existem em funcionamento? Quantas unidades fecharam? Por que? Qual a estrutura da franqueadora? Qual a projeção de crescimento/expansão? Qual a delimitação territorial?

10 Como Avaliar o Negócio? Perguntas Básicas:
Qual o perfil do franqueado que se busca? Qual o nível de autonomia? Quais os tipos de assistência e suporte? Como é aplicado o fundo de propaganda? Qual é a projeção de faturamento mensal médio? Qual o pró-labore estimado?

11 Como Avaliar o Negócio?

12 Como Avaliar o Negócio? Defina em que região, cidade ou município pretende instalar o negócio e pesquise o mercado Análise, com apoio de um advogado especializado no sistema de franquias a COF e o Contrato de Franquia Faça simulações de resultados investimentos, prazo de retorno, lucratividade média, capital de giro necessário... Envolva sua família no processo de decisão

13 Ficha Técnica Tipo de Negócio: Quiosque de Bebidas e Aperitivos
Ano de Fundação da Empresa: 1998 Unidades Próprias: 3 Unidades Franqueadas: 60 Investimento Inicial: R$ 110 mil Royalties: 5% do faturamento bruto Prazo de Retorno do Investimento: 24 a 30 meses Área Mínima: 9 m² Associado à ABF? Sim País de Origem: Brasil Ano de início do Franchising: 2003 Taxa de Franquia: R$ 25 mil Fundo de Publicidade: 2% do faturamento bruto Prazo de Contrato: 3 anos Nº. de Empregados/Unidade: 4 a 6

14 Perfil do Franqueado de Sucesso
Após a analise do sistema, é preciso fazer uma auto-análise: Definir se você tem ou não o perfil para ser um franqueado Definir o melhor tipo de franquia para o seu investimento

15 Perfil do Franqueado de Sucesso
capacidade de liderança talento comercial gosto de lidar com o público sociabilidade perseverança disciplina bom senso capacidade financeira A presença direta do franqueado na operação da unidade é especialmente necessária e indispensável.

16 Perfil do Franqueado de Sucesso

17 “Para ser um franqueado de sucesso não é preciso ter experiência no assunto, mas ter um perfil empreendedor e muita dedicação”

18 VOCÊ REALMENTE QUER SER FRANQUEADO? OU..
Continuar no seu emprego? FAÇA A SUA AUTO-ANÁLISE! Buscar um novo emprego? Abrir um negócio independente?

19 COMPRANDO UMA FRANQUIA
VANTAGENS Reduzido risco de falência Método de negócio e produtos testados Assistência permanente, treinamento e suporte Propaganda local, regional e nacional Poder de compras conjuntas e cooperadas Pesquisa e desenvolvimento Facilidade na obtenção de financiamentos DESVANTAGENS Custos maiores (Royalties,taxas) Margens reduzidas Falta de independência e liberdade Dificuldade de recuperação na falha do franqueador Franqueador com problema, franquia com problema

20 Como Selecionar o Tipo de Rede para o seu Perfil
Com o que você se identifica em termos de opções, que tipo de negócio o satisfaria? O que você não suporta fazer ou lidar?

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27 POR ONDE COMEÇAR? Conhecer a Lei do Franchising - Lei no 8.955, de 15 de dezembro de 1994 Sites da – , Revista: Franquia&Cia Curso de Empreendedorismo do SEBRAE – EMPRETEC –

28 Para Futuros Contatos Adriana Araujo e Nair Rodrigues
Site: Telefone: (21)


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