A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Relatividade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Relatividade"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Relatividade
DISCIPLINA:FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO Temporada 2013 EPISÓDIO 3

2 O que é a massa?

3 mas.sa1 sf (lat massa) 1 Farinha misturada com água ou outro líquido, formando pasta. 2Qualquer substância semelhante a massa. 3 Substância mole, pastosa ou pulverizada. 4 O todo cujas partes são da mesma natureza. 5 Corpo informe. 6 O maior número ou a totalidade. 7 A multidão, o povo, reunião de muita gente. 8 Fís Quantidade de matéria que forma um corpo. 9 Fundo ou pecúlio de uma sociedade ou coletividade. 10 Conjunto de uma obra de arquitetura. 11 Pint As partes de um quadro que apresentam grandes luzes ou grandes sombras. 12 Fís Medida quantitativa da inércia de um corpo, ou seja, sua resistência à aceleração. 13Constr Argamassa. 14 Eletr V terra, acepção 19. 15 Dir Conjunto de bens e direitos que formam um todo: Massa hereditária. Massa falida. 16 Mil Toda a força de qualquer arma, concentrada de maneira a apresentar à vista um corpo compacto. 17 Sociol Conjunto de indivíduos não delimitado pelas classificações tradicionais (família, classe), mas definido por um objetivo visado por certas atividades: Propaganda de massa. Cultura de massa. 18 pop Dinheiro, bagalhoça.sf pl 1 Ajuntamento de gente. 2 A população. 3 O povo. M. atômica, Fís: massa de qualquer espécie de átomo, comumente expressa em unidades de massa atômica. M.-bruta: a) indivíduo muito corpulento; b) pessoa rude. M.-cabelo: leite coalhado ao sol. M. de ar, Meteor: vasta camada de ar em sentido horizontal, que mantém condições uniformes de temperatura e de umidade. M. de carne: posta de carne. M. de credores, Dir: a que compreende todos os titulares das dívidas passivas do falido. M. de sapateiro: cola ou grude. M. de tiro: quantidade de pólvora na bomba. M. de vidraceiro: a que se fez com alvaiade, óleo de linhaça e certa porção de secante, a que se pode juntar matéria corante. M. específica (de um corpo), Fís: massa por unidade de volume do corpo. M. falida, Dir: a relativa à soma dos valores que constituem o ativo e o passivo do comerciante em estado de falência. M. folhada: massa de farinha, estendida e adelgaçada, para pastéis, empadas etc. Desmanchar a massa do sangue, pop: ficar

4 mas.sa1 sf (lat massa) 1 Farinha misturada com água ou outro líquido, formando pasta. 2Qualquer substância semelhante a massa. 3 Substância mole, pastosa ou pulverizada. 4 O todo cujas partes são da mesma natureza. 5 Corpo informe. 6 O maior número ou a totalidade. 7 A multidão, o povo, reunião de muita gente. 8 Fís Quantidade de matéria que forma um corpo. 9 Fundo ou pecúlio de uma sociedade ou coletividade. 10 Conjunto de uma obra de arquitetura. 11 Pint As partes de um quadro que apresentam grandes luzes ou grandes sombras. 12 Fís Medida quantitativa da inércia de um corpo, ou seja, sua resistência à aceleração. 13Constr Argamassa. 14 Eletr V terra, acepção 19. 15 Dir Conjunto de bens e direitos que formam um todo: Massa hereditária. Massa falida. 16 Mil Toda a força de qualquer arma, concentrada de maneira a apresentar à vista um corpo compacto. 17 Sociol Conjunto de indivíduos não delimitado pelas classificações tradicionais (família, classe), mas definido por um objetivo visado por certas atividades: Propaganda de massa. Cultura de massa. 18 pop Dinheiro, bagalhoça.sf pl 1 Ajuntamento de gente. 2 A população. 3 O povo. M. atômica, Fís: massa de qualquer espécie de átomo, comumente expressa em unidades de massa atômica. M.-bruta: a) indivíduo muito corpulento; b) pessoa rude. M.-cabelo: leite coalhado ao sol. M. de ar, Meteor: vasta camada de ar em sentido horizontal, que mantém condições uniformes de temperatura e de umidade. M. de carne: posta de carne. M. de credores, Dir: a que compreende todos os titulares das dívidas passivas do falido. M. de sapateiro: cola ou grude. M. de tiro: quantidade de pólvora na bomba. M. de vidraceiro: a que se fez com alvaiade, óleo de linhaça e certa porção de secante, a que se pode juntar matéria corante. M. específica (de um corpo), Fís: massa por unidade de volume do corpo. M. falida, Dir: a relativa à soma dos valores que constituem o ativo e o passivo do comerciante em estado de falência. M. folhada: massa de farinha, estendida e adelgaçada, para pastéis, empadas etc. Desmanchar a massa do sangue, pop: ficar

5 A segunda lei de Newton: FR= m.a
MAS A VELOCIDADE PODERIA CRESCER “PARA SEMPRE”??? Pela 2ª Lei de Newton, quando um corpo está sujeito a ação de uma força resultante, sua aceleração é constante e a velocidade é crescente.

6 A velocidade da luz é a velocidade limite da natureza
A velocidade da luz é a velocidade limite da natureza. Nenhuma partícula que possui massa pode atingir essa velocidade, apenas as propagações eletromagnéticas.

7

8 Contração dos espaços, dilatação do tempo e...o aumento da massa!
Em repouso, um corpo possui massa m0 (massa de repouso), mas quando estão se movendo em um sistema de referência inercial em uma velocidade alta, sua massa assume um valor m, chamado de massa relativística.

9 Exemplo Suponha que o cozimento de um ovo de 60 gramas demore 12 minutos dentro de uma nave com 10 metros de comprimento quando ela está em estado de repouso na Terra. Consideramos, agora, que a nave se movimente a uma velocidade v que corresponde 80% da velocidade da luz c, ou seja, v = 0,8c. Quais seriam os resultados obtidos por um observador fixo na Terra, que efetuasse as medidas do tempo de cozimento do ovo, do comprimento da nave e da massa do ovo, dispondo apenas de um potente telescópio descontando o tempo de propagação da luz?

10 Energia Relativística
Massa pode ser convertida em energia e vice-versa.

11 A Fissão Nuclear As usinas nucleares usam a fissão para produzir sua energia. Partículas atômicas que se movem com grande rapidez, chamadas nêutrons, são atiradas contra o núcleo do átomo para dividi-lo. Essa divisão é chamada fissão e faz com que os outros átomos também se dividam, numa reação em cadeia. Nesse processo, um pouco da massa (o número de partículas pesadas dentro do átomo) se perde, convertendo-se em imensas quantidades de energia. Ao se iniciar uma reação de fissão nuclear, uma partícula rápida chamada nêutron é disparada contra o núcleo de um átomo de Urânio 235. O nêutron de alta velocidade, tem potência suficiente para penetrar no interior do núcleo onde é absorvido, em seguida, o núcleo se divide em duas partes num processo chamado fissão. Essa fissão produz mais dois ou três nêutrons que vão dividir mais núcleos numa reação em cadeia. Cada vez que um átomo sofre uma fissão, libera grande quantidade de energia.

12 Urânio-235 é uma forma de urânio utilizada em reações nucleares em cadeia, por que seus átomos instáveis se desintegram facilmente. Se o fragmento de urânio ultrapassar certo tamanho (conhecido como massa crítica), seus átomos se desintegram automaticamente. A massa crítica de urânio-235 eqüivale a mais ou menos o tamanho de uma bola de tênis. Se for maior, os átomos automaticamente se desintegram e cada um, por sua vez, libera dois ou três nêutrons. Cada nêutron desintegra o núcleo de dois ou três átomos. A cada vez que um átomo se desintegra, enorme quantidade de energia é liberada. Uma reação em cadeia, não controlada, prosseguiria indefinidamente.

13 “Eu cometi o maior erro da minha vida, quando assinei a carta ao Presidente Roosevelt recomendando que fossem construídas bombas atômicas” Albert Einstein, em arrependimento por ter apoiado estudos envolvendo armas nucleares Bomba tômica dos EUA sobre o território japonês no fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. #Xatiado

14 A Fusão Nuclear Na fusão nuclear dois núcleos leves originam um núcleo pesado, obtendo-se também enormes quantidades de energia.

15 E energia liberada pelo Sol vêm da fusão nuclear dos hidrogênios em hélio. Para que esta reação ocorra, é necessário submeter os átomos de hidrogênio a altíssimas pressões e temperatura. À medida que o hidrogênio das estrelas se esgota, ela entra em processo de morte.

16 Em resumo NA FISSÃO NUCLEAR: A soma da massa dos átomos resultantes é inferior à do átomo que se dividiu. A massa desaparecida foi convertida em energia de acordo com E=mc². NA FUSÃO NUCLEAR: A massa do átomo de hélio formado é ligeiramente inferior à massa soma das massas de cada hidrogênio que se fundiu. A massa desaparecida foi convertida em energia de acordo com E=mc²

17 (3) Suponha que, em um experimento, sua massa possa ser integralmente convertida em energia. Quanto de energia pode ser obtida com sua massa? Utilize a expressão E=m.c².

18 Vamos fazer alguns exercícios do livro. Capítulo 48 (pág
Vamos fazer alguns exercícios do livro? Capítulo 48 (pág. 681): A5, A6, A7, V5 e V6. BONS ESTUDOS!


Carregar ppt "Introdução à Relatividade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google