A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é o Projecto Eco-Escolas?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é o Projecto Eco-Escolas?"— Transcrição da apresentação:

1 O que é o Projecto Eco-Escolas?
É um Programa vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania. Este programa é implementado pela Fundação para a Educação Ambiental (Fee). Destina-se fundamentalmente às escolas do Ensino Básico e visa encorajar acções e reconhecer o trabalho desenvolvido pela escola em benefício do ambiente. O programa está orientado para a implementação da Agenda 21 a nível local.

2 O que é o Conselho Eco-Escolas?
O Conselho Eco-Escolas é a força motriz do projecto e deve assegurar a execução dos outros elementos.

3 Quais as funções deste conselho?
• assegurar que os outros seis elementos são adoptados (auditoria ambiental, Plano de Acção, Monitorização e avaliação, trabalho curricular, Informação e Envolvimento da escola e da Comunidade Local e Eco-Código); • assegurar a participação activa dos alunos no processo de decisão do Programa; • assegurar que as opiniões de toda a comunidade escolar são tidas em consideração e, sempre que possível, postas em prática; • assegurar a continuidade do programa; • estabelecer a ligação com a estrutura de gestão da escola e com a comunidade local; • ser representativo de todas as partes envolvidas neste projecto e manter em actas o registo de todas as reuniões realizadas bem como das decisões tomadas.

4 Quando reúne? Em Novembro, realiza-se a primeira auditoria ambiental na escola, para realização de diagnóstico. Em Fevereiro, para elaborar o Plano de Acção, com base na Auditoria Ambiental realizada em Novembro. Elaboram também os respectivos Planos de Actividades a integrar no Plano Anual de Actividades. Em Junho, para avaliar o trabalho desenvolvido e recolher elementos para a elaboração do Plano de Acção do próximo ano.

5 O que é uma Auditoria Ambiental?
Constitui um dos suportes metodológicos do Programa Eco-Escolas. A Auditoria Ambiental pretende caracterizar a situação existente, para identificação do que necessita de ser corrigido e/ou melhorado. Só conhecendo a situação de referência (diagnóstico) se podem definir objectivos realistas.

6 Quais os objectivos da Auditoria Ambiental
Contribuir para delinear acções concretas adaptadas à realidade de cada escola; o envolvimento activo dos alunos divulgação do projecto dentro da própria escola devido às actividades inerentes ao processo de auditoria; detectar quais as áreas que deverão ser alvo de melhoria, no âmbito do Plano de Acção.

7 Agenda 21 Acordo feito em 1992 no Brasil, na conferência Rio 92 que é constituída por uma sistematização de um programa de acções para o desenvolvimento sustentável, programando o Mundo para o séc. XXI. A agenda 21 é um plano abrangente de acções a serem implementadas pelos Governos, Agências de Desenvolvimento, Organização das Nações Unidas, …


Carregar ppt "O que é o Projecto Eco-Escolas?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google