A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I workshop abnt sem estresse

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I workshop abnt sem estresse"— Transcrição da apresentação:

1 I workshop abnt sem estresse
ANIELE C. MORAES Bibliotecária – CRB-5/1672 Consultora em Gestão da Informação

2 Ferramentas... NBR 6021 – Publicação periódica científica
NBR 6022 – Artigo NBR 6023 – Referências NBR 6024 – Numeração progressiva NBR 6027 – Sumário NBR 6028 – Resumo NBR 6029 – Livros e folhetos NBR 6034 – Índice NBR – Citações NBR – Relatórios técnico-científicos NBR – Lombada NBR – Trabalhos acadêmicos

3 NBR 14724 – elaboração de trabalhos acadêmicos (monografias, teses e dissertações)

4 NBR 14724: o que mudou? NBR 14724/2005 NBR 14724/2011
Impressões apenas no anverso Recomenda-se impressões frente e verso Papel branco, formato A4 papel branco ou reciclado, formato A4 Fonte 12 apenas no corpo do texto. fonte 12 para o corpo do texto, inclusive capa. Espaçamento duplo entre as linhas espaçamento 1,5 entre as linhas Referências separadas entre si por espaço duplo Referências separadas entre si por um espaço simples em branco Notas de rodapé com filete de 3 cm Notas de rodapé com filete de 5 cm Título e subtítulo separados do texto por um espaço duplo Título e subtítulo separados do texto por um espaço entre as linhas de 1,5 Paginação no canto superior direito da folha Paginação no canto superior direito (no anverso) e no canto superior esquerdo (no verso) Os títulos das seções primárias iniciam em folhas distintas Os títulos primários prosseguem no texto Identificação das ilustrações na parte inferior Identificação das ilustrações na parte superior, qualquer que seja seu tipo

5 Estrutura de apresentação
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS TEXTUAIS PÓS-TEXTUAIS Capa Introdução Referências Folha de rosto Desenvolvimento Glossário Errata Conclusão Apêndice Folha de aprovação Anexo Dedicatória Índice Agradecimentos Epígrafe Resumos Lista de ilustrações Sumário Obrigatório Opcional

6 Elementos pré-textuais
CAPA: Dados centralizados Fonte 12 Letras maiúsculas (exceto local) Negrito

7 Elaborado pelo Bibliotecário!
FOLHA DE ROSTO FICHA CATALOGRÁFICA Verso da folha de rosto. Elaborado pelo Bibliotecário! Monografia apresentada ao curso de Psicologia da Faculdade Social da Bahia – FSBA, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Psicologia.

8 FOLHA DE APROVAÇÃO DEDICATÓRIA
Monografia apresentada ao curso de Psicologia da Faculdade Social da Bahia – FSBA, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Psicologia.

9 EPÍGRAFE AGRADECIMENTOS

10 RESUMO E ABSTRACT -Fonte 12 -Espaçamento simples -Máximo 500 palavras
RECOMENDAÇÕES -Fonte 12 -Espaçamento simples -Máximo 500 palavras

11 Utilizar folhas separadas para listas acima de 5 ilustrações.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES As listas são apresentadas em folhas separadas para cada tipo de ilustração (gráficos, tabelas, figuras...) SUGESTÃO: Utilizar folhas separadas para listas acima de 5 ilustrações.

12 SUMÁRIO -Representa a estrutura do trabalho;
-Os indicativos numéricos devem ser alinhados a esquerda; -Ver NBR 6024: Numeração progressiva

13 Elementos textuais CONCLUSÃO DESENVOLVIMENTO INTRODUÇÃO

14 REGRAS DE APRESENTAÇÃO
FORMATO Papel formato A4 (21 x 29,7 cm), branco ou reciclado. FONTE Tamanho 12: para todo o trabalho, inclusive capa. Tamanho 11: citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, paginação, legendas e fontes. MARGENS Esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm (anverso). Esquerda e inferior de 2 cm; direita e superior de 3 cm (verso). Recuo de 4 cm para citações com mais de 3 linhas. ESPAÇAMENTO Entrelinhas de 1,5 cm: texto, sumário, listas, títulos. Espaço simples: resumo, abstract, citações, notas de rodapé, referências. ALINHAMENTO Parágrafos justificados. A abertura dos parágrafos podem iniciar a 1,25 cm da margem esquerda sem espaços entre parágrafos ou alinhados à esquerda com espaço de 1,5 cm entre parágrafos. ADOTAR UM ÚNICO ESTILO. As referências devem ser alinhadas à esquerda. PAGINAÇÃO A contagem inicia na folha de rosto, mas a numeração só aparece a partir da introdução. TÍTULOS Títulos sem indicativos numéricos: agradecimento, listas, resumos, sumário, referências devem ser centralizados, escritos em letras maiúsculas e negrito.

15 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
ÍNDICE ANEXO APÊNDICE GLOSSÁRIO REFERÊNCIAS

16 REFERÊNCIAS ANEXO -Tamanho 12; -Espaçamento simples;
-Separadas entre si por um espaço simples; -Ver NBR 6023.

17 RECURSOS DE APOIO AO TEXTO

18 Quadros e tabelas: qual a diferença?
“Forma não discursiva de apresentar informações, das quais o dado numérico se destaca como informação central” (IBGE, 1993, p. 9)

19 QUADROS X TABELAS Tabelas: Quadros:
Possuem os quatro lados fechados com traços horizontais e verticais para separar as informações. Tabelas: Trazem dados estatísticos numéricos; os lados esquerdo e direito são abertos, as partes superior e inferior são fechadas e não se colocam traços horizontais e verticais para separar os números.

20 NBR 10520 – CITAÇÕES EM DOCUMENTOS
CITAÇÃO INDIRETA CITAÇÃO DIRETA CITAÇÃO DE CITAÇÃO Sistema AUTOR-DATA Sistema numérico

21 CITAÇÃO DIRETA... Transcrição textual de parte da obra do autor consultado. a) Citações curtas (até 3 linhas) b) Citações longas (mais de três linhas) Há possíveis interpretações à classificação da inteligência e, do ponto de vista biológico, “a inteligência aparece como uma das atividades do organismo [...].” (PIAGET, 1967, p.32) “O homem que age dirigido preponderantemente pelo intelecto constitui um tipo inconfundível, e a partir de seu traço dominante pode-se deduzir qual seja a condição de seu sentimento.” (JUNG, 1972, p.34)

22 CITAÇÃO indireta ou livre...
Texto baseado na obra do autor consultado. a) Parte integrante do texto b) Entre parêntese A proposta de Morin (2002) é pensar o mundo na contramão dos modos de pensamento congelados pelos diversos tipos de poder. Acredita-se que pensar o mundo na contramão dos modos de pensamento congelados pelos diversos tipos de poder será a nova proposta (MORIN, 2002)

23 CITAÇÃO de citação... Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Exemplo: Na lista das referências: Segundo Santos (1989 apud GONÇALVES, 2004, p. 5) o cientista é influenciado pela sociedade em que vive. GONÇALVES, Aguinaldo. Conhecendo e discutindo saúde coletiva e atividade física. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. SANTOS, B. S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

24 FORMAS DE CHAMADAS PARA CITAÇÕES
SISTEMA AUTOR-DATA Neste sistema as fontes das citações são indicadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título do documento seguido do ano de publicação e paginação, separadas por vírgula e entre parêntese.

25 Sistema autor-data: EXEMPLOS
O conhecimento é a informação que muda algo ou alguém. (DRUCKER, 1998; MEDEIROS, 2002; LAKATOS, 2007) “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p.293). “A cegueira, tal como se apresenta nesta obra, é a perda da imagem do real” (RIBEIRO, 1998 apud PINTO et al., 2004, p.55). Ribeiro (1998) citado por Pinto e outros (2004, p. 55) contribui ao afirmar que “a cegueira, tal como se apresenta nesta obra, é a perda da imagem do real”.

26 Sistema autor-data: EXEMPLOS
Informação verbal (palestras, debates, entrevistas...): No rodapé da página: “O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre” (informação verbal)¹. ____________ ¹ Notícia fornecida por John A. Smith no Congresso internacional de engenharia Genética, em Londres, em outubro de 2001.

27 FORMAS DE CHAMADAS PARA CITAÇÕES
SISTEMA NUMÉRICO Nesse sistema a indicação da fonte é feita por uma numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, remetendo à lista de referências ao final do trabalho na mesma ordem em que aparecem no texto. Não se inicia a numeração das citações a cada página.

28 SISTEMA NUMÉRICO: EXEMPLOS
No texto: No rodapé da página: Para Chiavenato habilidade técnica “é a habilidade de fazer coisas concretas e práticas”¹ (1) _________________ ¹ CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

29 Expressões latinas usadas no Sistema Numérico
Expressão latina Descrição Exemplo Idem (Id.) Mesmo autor ARGAN, 1995, p.8 Id., 1998, p. 12 Ibidem (ibid.) Mesma obra LEVY, 2001, p.78 Ibid., p. 120 Opus citatum Obra citada ARGAN, 1995, p. 8 ARGAN, op. Cit., p. 25 Loco citato (loc. cit.) Lugar citado KOCH, 1994, p. 5-8 KOCH, 1994, loc. cit. Passim Aqui e ali KOCH, 1994, passim. Sequentia O que se segue; seguinte KOCH, 1994, p. 26 et seq. Cf. Confira; confronte Cf. KOCH, 1994. Apud Citado por; conforme Gramsci (1990) apud Druck (1999)

30 NBR 6023 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
WHO? WHAT? NBR 6023 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS WHERE? WHEN?

31 Utilizando novas ferramentas
MORE – Mecanismo Online para Referências Ferramenta gratuita e fácil de usar desenvolvido por Maria Bernadete Martins Alves (Bibliotecária) e Leandro Luis Mendes (Analista de sistema) desde março de 2006. Utiliza a NBR 6023/2002.

32

33 Nbr 6022 – apresentação de artigo
Tem como objetivo comunicar idéias e informações de maneira clara e concisa. Texto condensado que será publicado em um periódico especializado. Nbr 6022 – apresentação de artigo Dispensa a apresentação com capa e folha de rosto. Difere dos demais textos acadêmicos por suas dimensões textuais.

34 MODELO DE ARTIGO CIENTÍFICO...
Título localizado no início do artigo, centralizado e em negrito. O autor deve ser identificado pelo nome completo na forma direta. Alinhado à direita Na nota de rodapé: Natureza do trabalho e currículo dos autores. Os resumos de artigos devem ter de 100 a 250 palavras. (NBR 6028)

35 Visitem a biblioteca e confiram...

36 REFERÊNCIAS ABNT. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, p. ABNT. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, p. ABNT. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, p. ABNT. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, p. IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, p. MECANISMO online para referências. Disponível em: Acesso em: 19 out

37 OBRIGADA! acmoraes@faculdadesocial.edu.br


Carregar ppt "I workshop abnt sem estresse"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google