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PARTE 2
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António Albano B. Moreira http://www.nicomoreira.com.br
Alguns conceitos básicos de técnica António Albano B. Moreira
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Dados do professor António Albano Baptista Moreira
Antonioabmoreira antonioabmoreira @aabmoreira 3
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Manuel ferNando Martinez croskey “O pOETA dos cataventos”
Em memória ao amigo, maior incentivador e crítico. Muito obrigado pela troca de conhecimentos, apoio e aprendizado! Manuel ferNando Martinez croskey “O pOETA dos cataventos” * 05/12/ /02/2013
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luzes de primavera refloresceram.
“O vento da vida pôs cata-ventos a girar no meu outono, lembranças da minha infância vieram. luzes de primavera refloresceram. O parque se iluminou, o realejo tocou,o carrossel andou, a roda girou, e uma criança sorriu do cata-vento que ganhou!!!"
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Vamos lá
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Gênesis, 1 1. No princípio, Deus criou os céus e a terra. 2
Gênesis, 1 1. No princípio, Deus criou os céus e a terra. 2. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3. Deus disse: "Faça-se a luz!" E a luz foi feita. 4. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. 5. Deus chamou à luz DIA, e às trevas NOITE. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia.
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DESENHAR COM A LUZ
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3D em 2D COMO? LUZ E SOMBRA PLANOS COMPOSIÇÃO
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OS GRANDES MESTRES DA PINTURA JÁ FIZERAM ISSO ANTES
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Uma imagem vale mais que mil palavras !!!
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Com efeitos e colocação de luz e sombra
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Luz e sombra mais o uso de Vários planos
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3 Planos e diferença de luz
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Perspectiva Planos
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Uso correto da ferramenta
MANIPULAÇÃO CONHECIMENTO DOS RECURSOS CONSERVAÇÃO
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Componentes da câmera CORPO (CÂMERA ESCURA, ENTRAR LUZ SOB CONTROLE)
LENTE (DIMINUIR/CONVERGIR A IMAGEM PARA QUE CAIBA DENTRO DO QUADRO) DISPARADOR (ABRIR A CORTINA DE LUZ) VISOR DIAFRAGMA (QUANTIDADE DE LUZ) OBTURADOR (TEMPO DA LUZ)
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Mais a superfície sensível
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DIAFRAGMA
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DISTÂNCIA FOCAL
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No entanto é de referir que a distância focal é a distância entre as lentes e o sensor. Isto é que vai determinar o zoom da máquina. Aumentando a distância estaremos a fazer um zoom in Existem as seguinte opções: Objectivas de foco fixo e de zoom fixo Objectivas de zoom óptico com focagem automática Objectivas de zoom digital Sistemas de objectivas intermutáveis
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FILME, EMULSÃO, PIXELS
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CADA PONTO SENSÍVEL A QUANTIDADE EXATA DE LUZ
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Na fotografia é igual Superfície foto sensível
Tempo que fica exposta a superfície Quantidade de luz que entra naquele tempo
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FOTÔMETRO Sensibilidade Velocidade obturador Abertura do diafragma
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Existe a quantidade certa de luz
para cada ponto. Do branco ao preto
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ESCALA DE CINZA Sem luz Muita luz Pouca exposição Muita exposição
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Filmes – ISSO/ASA
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Profundidade de campo
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Opções de fotometria PROGRAMA AUTOMÁTICO PRIORIDADE DE VELOCIDADE
PRIORIDADE DA ABERTURA SITUAÇÕES ESPECÍFICAS
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DIGITAL
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Ao invés de utilizar a película fotossensível (filme) para o registro das imagens, que requer, posteriormente à aquisição das imagens, um processo de revelação e ampliação das cópias, a câmera digital registra as imagens através de um sensor que entre outros tipos podem ser do tipo CMOS ou do tipo CCD. CCD - charge coupled device CMOS - complementary metal oxide semiconductor A sensibilidade é medidos pela quantidade de MegaPixels.
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A resolução de uma imagem digital é a sua definição
A resolução de uma imagem digital é a sua definição. Como a imagem na tela é formada pela justaposição de pequenos pontos quadriculados, chamados "pixels", a resolução é medida pela quantidade de pixels que há na área da imagem. Logo, sua unidade de medida é o "ppi", que significa "pixels per inch" ou pixels por polegada. A nomenclatura "dpi" - "dots per inches" é utilizada pela indústria gráfica e se relaciona com a quantidade de pontos necessários ´para uma impressão de qualidade, por isso, em termos fotográficos digitais deve-se utilizar a nomenclatura "ppi", que traduz a quantidade de pixels por linha do sensor ou da ampliação da fotografia. Para otimizar o uso da resolução de imagens temos que atentar ao meio, ou mídia em que ela será veiculada. Algumas dicas: -Imagens para web e multimídia: 72 pixels por polegada (ppi, em inglês) -Imagens para impressão: 300 pixels por polegada (ppi, em inglês) -Imagens para impressão de banners, gráficas especiais ou gigantografia: acima de 600 pixels por polegada (ppi, em inglês).
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TABELAS DE CONVERSÃO
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COMPOSIÇÃO
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QUAL VOCÊ GOSTA MAIS?
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OU ESTA?
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ESTA
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OU ESTA?
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Regra dos Terços
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OUTRAS SITUAÇÕES DE COMPOSIÇÃO
SIMPLICIDADE LINHAS E FORMAS BALANCEAMENTO ENQUADRAMENTO FUSÃO/SOBREPOSIÇÃO
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SITUAÇÕES FOTOGRÁFICAS
Pessoas Crianças Animais Grupos Paisagens
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PESSOAS CHEGAR PERTO FUNDOS SIMPLES PREENCHER VISOR (VERTICAL)
VALORIZAR A EXPRESSÃO NÃO CORTAR NAS JUNTAS VARIAR (ROUPAS, ADEREÇOS, PSOES,OLHARES) CASAL: UNIR CORPOS E LEVE INCLINAÇÃO DE CABEÇA. EVITAR TIME FUTEBOL NÍVEL DOS OLHOS
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PAISAGENS EMOLDURAR COM PRIMEIRO PLANO, ÁRVORE, FLORES, PESSOAS, ETC
3 PLANOS DEFINIDOS PESSOAS PERTO DESTACAR O ASSUNTO COM “MAIS TERÇOS” ENTRAR NA FOTO DIREÇÃO DAS FORMAS
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INCIDÊNCIA DA LUZ FRONTAL LATERAL DIFUSA ARTIFICIAL REBATIDA
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Várias situações exemplo
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Obrigado
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