A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CORPOS ESTRANHOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CORPOS ESTRANHOS."— Transcrição da apresentação:

1 CORPOS ESTRANHOS

2 CORPOS ESTRANHOS NO ORGANISMO
Alguns ferimentos têm como agente causador corpos estranhos que atingem partes do corpo: olhos, pele, ouvidos, nariz ou garganta.

3 O que é um corpo estranho?
O que são: Pequenas partículas de vidro, madeira, poeira, carvão, areia ou limalha, grãos diversos, sementes insetos mosquitos, formigas, moscas, besouros, etc. que podem penetrar nos olhos, nariz e ouvidos. Crianças pequenas podem, acidentalmente, introduzir objetos nas cavidades do corpo, em especial no nariz, boca e ouvidos. Estes objetos são, na maioria das vezes, peças de brinquedos, sementes, moedas, bolinhas de papel e grampos. Se houver asfixia, a vítima apresentará pele azulada e respiração difícil ou ausente. É qualquer material, que entrando em contato com algum local do organismo (olhos, nariz, garganta, pele) pode causar desconforto, ferimento ou prejuízo de alguma função. Por exemplo, são chamados de corpos estranhos todas as pequenas partículas de poeira, carvão, madeira, areia, ossos, grãos, insetos, e espinhos de peixe, quando em contato com o organismo na situação acima. Quando há a presença de um corpo estranho, é de fundamental importância conhecer técnicas apropriadas para cada caso e agir de acordo com elas.

4 Nos olhos: Os olhos são muito delicados e, se atingidos por poeira, areia, insetos ou outros pequenos corpos estranhos, podem sofrer irritação, inflamações e ferimentos mais sérios e até perda de visão.

5 Corpos estranhos nos olhos. O que fazer?
Quando um corpo estranho atingir o olho de uma pessoa, deve-se segurar os cílios superiores e puxar a pálpebra superior por cima da pálpebra inferior, para deslocar a partícula ou objeto que estiver incomodando. Faça, então, a vítima fechar os olhos, para permitir que as lágrimas lavem e removam o corpo estranho.

6 Medidas para corpos estranhos nos olhos.

7 Se o processo anterior falhar, deve-se lavar o olho afetado com água limpa, de preferência usando conta–gotas. Se isso não resolver o problema, deve-se virar a pálpebra superior para cima, ou a inferior para baixo, e, com muito cuidado, retirar o corpo estranho com a ajuda de um pano limpo ou de um cotonete umedecido com água.

8 Todo ferimento no olho deve ser considerado perigoso, pois pode causar cegueira. Mesmo pequenos cortes e arranhões podem infeccionar e prejudicar a visão, se não forem bem cuidados.

9 Corpo estranho encravado no globo ocular
NUNCA TENTAR RETIRÁ-LO.

10 Corpo estranho encravado no globo ocular
Basta colocar uma compressa ou pano limpo sobre o olho (um curativo macio, de preferência) cobrindo também o olho não atingido para evitar o movimento do olho afetado. Encaminhar a vítima para socorro médico imediatamente. Não se deve, de forma alguma, deixar que a vítima esfregue o olho, pois isso pode causar um ferimento ainda maior.

11 Além de corpos estranhos, os olhos podem sofrer queimaduras causadas por irradiações, fachos de luz de luminosidade intensa (banhos de luz), luz artificial (bronzeamento artificial) ou luz produzida por solda elétrica.

12 Os olhos também podem sofrer lesões como pancadas.
Esta luminosidade intensa pode afetar gravemente o olho, podendo levar a vítima à cegueira. Esse tipo de queimadura se manifesta somente através da ardência e sensação de irritação (como se fosse areia nos olhos). Nesse caso, a única medida é procurar um especialista. Os olhos também podem sofrer lesões como pancadas.

13 O que fazer : A primeira coisa a fazer em qualquer tipo de lesão é solicitar à vítima que não esfregue os olhos. Antes de auxilia-la , lave suas mãos. O que fazer com : Objetos flutuantes :(ciscos, areia, cílios) lave o olho com colírio, soro ou água limpa corrente, não melhorando procure ajuda médica. Objetos entranhados: (fixos e perfurantes) cubra os 2 olhos com gaze ou pano limpo sem comprimir, procurando imobilizar o objeto, procure ajuda médica urgente. Produtos químicos nos olhos : lave o olho por 5 minutos procure ajuda médica leve o produto ou a embalagem junto para avaliação Cortes, contusões e hematomas: cubra os 2 olhos com compressas úmidas e frias procure ajuda médica O que NÃO fazer : não permita que a vítima esfregue os olhos não utilize colírio anestésico. não coloque pomadas, isto dificultará a avaliação médica.

14 Os olhos também podem ser atingidos por substâncias químicas, como ácidos, cal, gasolina, etc.
O socorrista deve agir com a máxima urgência, praticando, de imediato, a lavagem do olho ou olhos afetados.

15 Na lavagem, deve-se tomar cuidado para não prejudicar o olho não afetado. Quanto mais água se usar e quanto mais depressa se agir, melhor. Não se deve dar tempo para que a substância química exerça sua ação. Feita a lavagem do olho, encaminhe a vítima, imediatamente, ao médico.

16 Na pele: Quando corpos estranhos ficam encravados na pele, podem causar ferimentos e infecções. Deve-se remover o corpo estranho com uma pinça limpa ou agulha flambada (aquecida em uma chama até ficar em brasa). Nunca use canivete ou faca.

17 Se o corpo estranho estiver muito encravado e difícil de retirar, encaminhe a vítima ao pronto-socorro. Não esqueça, mesmo em casos leves, é melhor encaminhar o paciente ao serviço médico, do que agravar a lesão, principalmente porque não configura uma emergência.

18 Acidentes com anzóis. Caso a pele seja atingida por um anzol de pesca devemos empurrá-lo até que a fisga fique exteriorizada. Depois cortar a ponta do anzol com um alicate, pois se o puxarmos a pele ficará ainda mais ferida. Em seguida puxamos o anzol pelo mesmo orifício por onde ele entrou.

19 Em qualquer caso de ferimento da pele (anzol ou outros corpos estranhos) faça uma limpeza com água e sabão e adote as medidas apropriadas aos casos de ferimento.

20 No ouvido externo: A presença de um corpo estranho no ouvido, geralmente, não se constitui num problema de urgência, e, por isso, não há necessidade de afobação ou desespero. Caso o objeto introduzido esteja obstruindo totalmente o ouvido, a vítima sentirá um pequeno mal-estar por ouvir menos. A ida ao médico poderá ser providenciada com calma.

21 Insetos no ouvido externo.
Quando o objeto estranho for um inseto provocará um ruído que desespera a vítima, podendo gerar estado de inquietação e irritabilidade. Deve-se fazer alguma coisa para aliviar de imediato a vítima.

22 Se o inseto estiver se movimentando dentro do ouvido, podemos utilizar um facho de luz. Deve-se puxar a orelha para trás e dirigir o facho de luz para o canal auditivo. O inseto atraído pela luminosidade, saíra com certa facilidade

23 Grãos ou fragmentos metálicos no ouvido externo
No caso de grãos de cereais ou fragmentos metálicos existe outra alternativa: tente removê-los inclinando a cabeça para baixo e para o lado do ouvido atingido. Com o punho, a vítima ou o socorrista deve dar leves pancadas na cabeça, no lado do ouvido atingido.

24 Não tente retirar corpo estranho do ouvido com cotonete, pinça ou outro instrumento qualquer, pois corre-se o risco de empurrá-lo ainda mais para dentro. Ele pode antingir o tímpano, perfurando-o, podendo provocar até surdez.

25 No nariz: Quando o órgão em que se encontra um corpo estranho for o nariz, deve-se comprimir a narina que esteja livre e pedir que a vítima mantenha a boca fechada e tente expelir ar pela narina tampada É necessário avisar a vítima para que não assoe o nariz com muita violência. Isto poderia ferir a cavidade nasal.

26 Corpo estranho no nariz
Em nenhuma hipótese devemos introduzir algum instrumento na narina atingida. Isso pode provocar outras complicações.

27 É comum crianças muito pequenas introduzirem corpos estranhos no nariz
É comum crianças muito pequenas introduzirem corpos estranhos no nariz. Se a pequena vítima não souber assoar o nariz sozinha, o que fazer? o socorrista deverá colocar a própria boca sobre o nariz da vítima e tentar aspirar o corpo estranho. Se não conseguir, deve encaminhar a vítima ao pronto–socorro, rapidamente.

28 Na garganta: Corpos estranhos na garganta (como espinhas de peixe ou moedas) podem obstruí-la, provocar lesões e/ou asfixia, por impedir a entrada de ar nos pulmões. Às vezes, quando ocorre o engasgo com a alimentação ou bebida, o simples reflexo da tosse pode eliminar o corpo estranho que esteja impossibilitando a passagem do ar.

29 No caso de corpos estranhos na garganta, devemos passar nossos braços acima da cintura da vítima, que estará em pé e de costas, e pressionar com força a região entre as costelas (manobra de Heimlich). A saída do ar expulsa o que estiver na garganta. Se a vítima estiver inconsciente, deite-a de costas e comprima a região do estômago para baixo e para frente, com as duas mãos:

30 Quando acontece com criança é mais difícil, porque ela nem sempre consegue se livrar do objeto. Nesse caso, pode-se colocar a criança de cabeça para baixo ou com o corpo curvado para frente e, em seguida, aplicar palmadas secas em suas costas.

31 Se, com as manobras anteriores, não conseguir retirar o corpo estranho, introduza o dedo indicador junto às paredes da boca para alcançar o objeto por trás e assim trazê–lo para fora. É preciso ter cuidado para não empurrar ainda mais o objeto, piorando a situação.

32 Se o corpo estranho na garganta levar a asfixia ?
De qualquer maneira, sempre é importante observar a respiração da vítima, verificando se ela não está asfixiada. Se isso acontecer, aplique rapidamente a respiração boca- a- boca e leve a vítima para o socorro médico.

33 Espinha de peixe na garganta
Caso o corpo estranho seja uma espinha de peixe e esteja encravada, não devemos tentar retirá-la, pois correríamos o risco de ferir ainda mais a garganta, provocando inchaço e obstrução das vias respiratórias. A única atitude do socorrista, nessa situação, é levar a vítima, com urgência, para o médico.

34 Como transportar a vítima com corpo estranho na garganta ?
Ao transportar a vítima, devemos ter o cuidado de manter sua cabeça abaixada, para impedir a descida do objeto para os pulmões.

35 E se não conseguirmos retirar o corpo estranho ?
Em todos os casos de corpos estranhos no organismo, quando não conseguirmos retirá-los, devemos acalmar a vítima e encaminhá-la ao socorro médico.


Carregar ppt "CORPOS ESTRANHOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google