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ALDEIA GLOBAL Cross Cultural Perceptions

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Apresentação em tema: "ALDEIA GLOBAL Cross Cultural Perceptions"— Transcrição da apresentação:

1 ALDEIA GLOBAL Cross Cultural Perceptions
Ipsos Insight - The Worldwide Qualitative Company

2 O QUE VAMOS APRESENTAR Área de Aplicação Porquê a Internet ?
Instrumentos, temas e targets Estudo de um caso - A Aldeia Global Porquê a Internet ? Porquê escolher o tema dos estereótipos culturais?

3 PORQUÊ ? Porquê a Internet ?
Demonstrar a nossa experiência neste novo universo A maior mudança em termos de comunicação Porquê os estereótipos culturais? A era da Globalização Até que ponto é que o desenvolvimento dos novos meios de comunicação afecta as nossas crenças mais profundas? AIIWWQC está bem posicionada para estudar este tema Estamos presentes em todo o mundo, temos os instrumentos e a expertise multicultural

4 Metodologia 1 Estudos On-line em 10 países
Com utilizadores frequentes da Internet Que utilizam a Internet para se corresponder com pessoas de outros países 2 Grupos Internacionais On-line Em cada grupo, uma mistura de várias nacionalidades Utilizadores regulares de Internet 20 MEGS ( Moderated Groups) 2 x em cada país 1 x Utilizadores Frequentes 1 x Utilizadores pouco frequentes 15 Entrevistas aprofundadas com jornalistas Face -a- face ou telefónicas

5 Metodologia 2 Grupos Online
Pré-recrutamento com critérios específicos 4-8 participantes Verificação e validação da identidade antes da entrada no grupo Duração dos grupos : 1 – 2 horas Participantes e moderador comunicam através de um estúdio virtual online As perguntas e respostas são dactilografadas A gravação daquilo que o moderador e os participantes escrevem é feita no écran do “estúdio virtual” Clientes e moderador comunicam através de uma sala virtual

6 Metodologia 3 MEGS ( Moderated Email Groups)
Grupos pre-recrutados (8 -10 participantes por grupo) Moderador envia grupos de questões Participantes reenviam as respostas Moderador faz uma síntese das respostas e aprofunda respostas individuais Envia a síntese para os participantes com novo grupo de questões Este procedimento é repetido até ao final do estudo Duração do Grupo 1 – 2 Semanas

7 PAÍSES PARTICIPANTES Austrália Bélgica Canadá China França Alemanha
Hungria Itália Portugal Reino Unido

8 O que fomos investigar Estereótipos
Há ideias comuns no que respeita a características nacionais ? A partir de que aspectos da vida, da aprendizagem ou da experiência são estas ideias formadas? Estas ideias estão a mudar ou mudaram no Séc. 20? Qual foi o papel da Internet neste processo?

9 O que fomos investigar Metodologia
Em que medida podem as diferentes modalidades de entrevista on-line ser eficazes? Em que medida se podem comparar resultados de várias modalidades de entrevista on-line... ……e com as métodos qualitativos convencionais : reuniões de grupo e entrevistas aprofundadas

10 O QUE DESCOBRIMOS Estereótipos I
Os Estereótipos estão vivos e de boa saúde! Profundamente enraizados em cada uma das culturas Suportados por estilos de vida nacional e tradições Concordância global nas principais traços de imagem atribuídos a cada povo Grande consenso entre imagem projectada e imagem percebida Contudo,há alguns sinais de mudança trazidos por... Sucessos no desporto internacional Eventos políticos – guerra, mudança de regime

11 O QUE DESCOBRIMOS Estereótipos II
As viagens e os Media são a nossa principal fonte de informação sobre outros povos ...mas os estereótipos continuam países onde a possibilidade de viajar é maior tem os mesmos estereótipos que aqueles onde essa possibilidade é menor Imprensa /TV e o Turismo de massas não parecem contribuir para termos imagens menos estereotipadas dos outros povos

12 O QUE DESCOBRIMOS A Internet
As relações individuais que se estabelecem através da Net não são transpostas para um contexto mais amplo de relações sociais O contexto da comunicação através da internet (Chat rooms, trabalho, interesses especiais) sobrepõe-se à identidade nacional Mas... O maior acesso à informação, a colaboração e a troca de pontos de vista podem melhorar as relações entre indivíduos A maioria dos entrevistados acredita que a Internet irá ajudar a fomentar a democracia ...apesar de terem surgido algumas preocupações com a possibilidade de os efeitos negativos serem mais do que os positivos

13 O QUE DESCOBRIMOS Vantagens de Pesquisa através da Internet
Alcance A aldeia Global Amostras difíceis, pessoas muito ocupadas A qualquer hora, em qualquer lugar Acessibilidade imediata Uma vez contactado, o entrevistado fica contactavel Rápido, possibilidade de resposta contínua Flexibilidade Potencial para trabalho consecutivo ou simultâneo com subgrupos diferentes Potencial para rabalhos que envolvam um desenvolvimento sequencial, com base nas reacções dos entrevistados

14 O QUE DESCOBRIMOS Vantagens dos grupos On-line
Mais interacção de grupo que em qualquer outra técnica online Possibilidade de testes multimédia Meio adequado para a aplicação de algumas técnicas projectivas…participantes menos inibidos Grande controle na administração de estímulos Podem ser assistidos pelo cliente Gravação imediata da informação recolhida

15 O QUE DESCOBRIMOS Desvantagens dos Grupos Online
Tempo gasto : menos cobertura por hora de moderação Menos flexibilidade na moderação do grupos do que em entrevistas F2F ou Grupos moderados por Requerem boa capacidade de escrever em teclado e de expressão através da escrita ( tanto do moderador como dos participantes) No caso de haver um só moderador é difícil lidar com modificações que o cliente deseje fazer durante o grupo Comentários do grupo não aparecem de forma sequencial

16 O QUE DESCOBRIMOS MEGS (Moderated E-mail groups)
Não tem grandes requesitos técnicos - não é necessário alugar uma plataforma) O grau de interactividade é controlado através da frequência com que o moderador sintetiza a informação e a partilha com os participantes Geram informação detalhada e aprofundada MAS… É mais difícil controlar a apresentação de estímulos Menor espontaneidade nos exercícios Mais adequados para tópicos bem definidos

17 Aldeia Global Opiniões e Estereótipos

18 Opiniões sobre a Internet

19 A Internet & Troca de Opiniões I
A maioria espera que a Internet contribua para uma melhor compreensão entre diferentes populações. UK e a China mais optimistas A possibilidade de acesso à Net é um ponto crucial As pessoas que trabalham em serviços, as que tem maior grau de escolaridade, os jovens, serão os que mais vão utilizar e beneficiar deste meio

20 A Democracia e a Internet
Na maioria dos países, os entrevistados assumem que a Internet irá estimular a democracia. Conhecimento das condições de outros países Livre troca de opiniões entre as pessoas A Alemanha, a França e o Canada manifestam preocupações sobre os conteúdos da Web e sobre a possibilidade de manipulação da opinião pública

21 A Internet & Troca de Opiniões II
A partilha e a abertura da informação são encaradas de forma positiva... ... mas há também preocupações: por ex, items porno / subversivos Aumento da comunicação a nível pessoal, politico e de negócios Termina com as “barreiras” de tempo, espaço, acesso tecnológico

22 A Internet & Troca de Opiniões III
Não há expectativas de que a Internet vá mudar aspectos da identidade nacional - nem que venha a mudar a percepção que temos dos outros povos…. …excepto onde mudanças radicais políticas/culturais ocorreram recentemente (e.g. Hungary) Passamos a conhecermo-nos melhor... …mas as caracteristicas das nações não irão mudar por isso (Hungria) Embora aumente o entendimento, as diferenças não irão desaparecer (UK)

23 A Internet & Troca de Opiniões IV
Apenas uma minoria de entrevistados em cada país mudou as sua percepção sobre povos de outros continentes. Quando tal aconteceu, os aspectos em que se verificaram mudanças de opinião são poucos: Mais ou menos simpáticos do que esperavam Mais ou menos competentes com a internet É interessante notar que a maioria dos entrevistados chineses declara que a sua opinião sobre os estrangeiros mudou para melhor

24 Porque é que a Internet não irá afectar os estereotipos culturais?
É apenas outro canal de comunicação A maioria das trocas de informação são muito pessoais Ou muito focadas em assuntos específicos Para obter informação é necessário uma busca activa , conhecimento e motivação para procurar

25 Aldeia Global Os Estereótipos

26 Estereótipos e Opiniões
Conclusões que resultam de uma combinação de abordagens qualitativas que inclui: Associações livres Caracteristicas do país e das pessoas Agrados, desagrados e impressões Experiência e o “ouvir dizer” Negócios e empresas Símbolos e projecções – personalidade, animais e cores

27 AUSTRÁLIA A essência O melhor da Austrália O pior da Austrália
Natureza, liberdade e informalidade O melhor da Austrália Energia, pensamento livre, pessoas descontraídas Vida moderna numa terra antiga Beleza física, sem fronteiras Sol, água e bonomia O pior da Austrália Pessoas um pouco superficiais/História de racismo Os Australianos por eles próprios... Um povo simpático, descontraído, que vive em harmonia com o seu meio ambiente

28 BÉLGICA A Essência O melhor O pior Os Belgas por eles próprios...
Um mistura discreta de política e comida. O melhor O centro da Europa (CEE) Simpáticos, bons anfitriões A comida indulgente: Chocolate, bolachas…. O pior Horizontes limitados – vizinhos de grande dimensão, ambições modestas, um povo dividido Os Belgas por eles próprios... Um povo que procura escapar ao peso da política levando um estilo de vida agradável, onde a comida rica tem um papel importante …

29 CANADÁ A Essência O Melhor do Canada O Pior do Canada
País enorme, cultura nova, horizontes limitados O Melhor do Canada Estilo de vida civilizado Preservação da vida selvagem Simpáticos, acolhedores, ricos, tolerantes O Pior do Canada Demasiado brandos, pouco interessantes Os Canadianos por eles proprios... Simpáticos, educados, espirito aberto País de contrastes, rico Falta de confiança nacional

30 CHINA A Essência O Melhor da China O Pior da China
Obcecados pelo trabalho num país de contradições. O Melhor da China Bonita, misteriosa , país imenso Industria Passado glorioso, sabedoria antiga - num processo de mudança O Pior da China Subjugação passiva do despotismo Pouco respeito pelos Direitos Humanos Os Chineses por eles próprios… Povo apaixonado, corajoso, simpático, falador, pacifico e tolerante

31 FRANÇA A Essência O melhor de França O Pior de França
Hedonismo e boa vida - Herança requintada O melhor de França Sensualidade –comida, bebida, adornos Beleza natural, arquitectura e arte Estilo e romantismo refinado O Pior de França Arrogância e nacionalismo Os Franceses por eles próprios.... Hedonistas, refinados, num país bonito Individualistas, egocêntricos

32 ALEMANHA A Essência O melhor da Alemanha O pior da Alemanha
Poderio ecomómico ensombrado pelo passado histórico O melhor da Alemanha Excelência e determinação Potência económica Pessoas abertas, sinceras, comida e bebida pouco sofisticada mas sincera O pior da Alemanha Ameaça do Neo-Fascismo Arrogância/agressão Os Alemães por eles próprios… Potência económica, organização, industria, qualidade e precisão (Demasiado) Conservadores & sérios

33 HUNGRIA A Essência O melhor da Hungria O pior da Hungria
Um enigma com um passado romântico O melhor da Hungria Liberdade, Regeneração Temperamento cigano, quente Historia Magiar, folclore, cor O pior da Hungria ? Os Húngaros por eles próprios… Paraíso turístico Em busca da estabilidade política e da realização pessoal Uma herança de burocracia e de descontentamento

34 ITÁLIA A Essência O melhor de Itália O pior de Itália
Calor humano, generosidade e estilo …mas com um lado sombrio O melhor de Itália Comida , cultura, mar e sol Estilo, calor humano, paixão , amor pelo desporto O pior de Itália Mafia , corrupção, machismo, instabilidade Os Italianos por eles próprios... Calor Mediterrânico, tradição Malandrice, burocracia Diferenças entre o Sul e o Norte - falta de um sentimento de união nacional

35 PORTUGAL A Essência O Melhor de Portugal O Pior de Portugal
Um país na fronteira da Europa O Melhor de Portugal Mar, sol, destino de férias ainda pouco explorado Pessoas simples e hospitaleiras Os descobrimentos: uma herança de aventuras O Pior de Portugal Um povo fatalista e com falta de dinamismo Os Portugueses por eles próprios Um país bonito, bom vinho, boa comida Um povo simpático e caloroso -mas isolado, pobre e com falta de confiança em si próprio

36 REINO UNIDO A Essência O Melhor do RU O Pior do RU
Integração – tradição, excentricidade, liberdade O Melhor do RU Fausto, herança histórica, democracia, integração e individualismo Estilo clássico que coexiste com um espírito contemporâneo e “cool” O Pior do RU Frieza, snobismo, Hooliganismo no futebol Os Ingleses por eles próprios... Um povo aberto, gosta de gozar a vida, excêntrico um povo que combina com sucesso o antigo e o moderno Demasiado insular, demasiado centrado em si próprio

37 ESTADOS UNIDOS A Essência O melhor dos EUA O pior dos EUA
O Super poder materialista Uma terra de extremos e de contrastes O melhor dos EUA Ousados, simpáticos e dinâmicos Abundância e oportunidade Acolhedores de emigrantes , um “melting pot” de nacionalidades e culturas O pior dos EUA Um povo egocêntrico e cheio de preconceitos Criminalidade

38 Os estereótipos ainda florescem na Aldeia Global!
Obrigado pela vossa atenção


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