A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Negociação 10 Pontos Indispensáveis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Negociação 10 Pontos Indispensáveis"— Transcrição da apresentação:

1 Negociação 10 Pontos Indispensáveis
- Ana Claudia - Lineker de Freitas - Luann Carlos - Mauro Stresser - Michel Paulin

2 Negociação É um processo de tomada de decisão conjunta. É comunicação, direta ou implícita, entre indivíduos que estão tentando chegar a um acordo para benefícios Mútuo.

3 Tipos de Negociação As negociações distributivas envolvem apenas uma questão, normalmente relacionada a valores As negociações integrativas envolvem diversas questões Na negociação criativa, cada parte revela seus interesses, a partir dos quais busca soluções que sejam capazes de atender a maior quantidade possível de interesses envolvidos.

4 Porquê negociar? A necessidade de negociar verifica-se sempre e quando, num dada situação, as conveniências de várias entidades chocam na medida em que cada uma procura satisfazer as suas necessidades individuais/próprias e, nesse processo, colidem com a atuação de outra ou mais partes.

5 10 Pontos indispensáveis na negociação
Defina seu objetivos e lute pelo desejável As formas de se negociar -Barganha de proposta - Solução de problemas Flexibilidade Prepare-se . Processo

6 10 Pontos indispensáveis na negociação
Identifique os cenários Relacionamento Conheça o seu negocio Realidade pessoal Aprenda

7 Negociação na Engenharia Civil
Negociação:"Negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo sustentável sobre diferentes ideias e necessidades". (Acuff, 1993). Qual é o conceito sobre relacionamento entre empresas e fornecedores? Dois tipos de relacionamento 1) O primeiro é aquele em que a empresa compradora está adquirindo um item que tem uma demanda não repetitiva. Nesse caso, o processo de compra é feito tipicamente por busca do preço mais baixo e o relacionamento é marcado por um oportunismo do tipo ganha-perde. 2) Quando os itens apresentam demanda repetitiva ou são equipamentos mais complexos, o modelo de relacionamento é o de busca de parceria, colaboração, longo prazo e amizade real.

8 Negociação na Engenharia Civil
Negociar: primeiro passo para bons negócios. Saber negociar é uma habilidade essencial para o empreendedor que quer ver o seu negócio ir para frente. Seja com clientes, com fornecedores ou com colaboradores, a negociação é uma ferramenta estratégica de gerenciamento empresarial. Negociar é, antes de tudo, uma troca na qual nenhum lado quer sair perdendo. O objetivo é chegar a um consenso. Para isto, é importante que todos saibam os resultados que desejam alcançar e que sintam que seus posicionamentos foram ouvidos e levados em consideração pela outra parte.

9 Negociação na Engenharia Civil
Como uma construtora pode aperfeiçoar seu sistema de compras? É preciso investir em padronização de matérias-primas e componentes. em sistemas que façam o controle de projetos desde as fases iniciais de concepção até a entrega das chaves e de controle dos componentes, dentro do conceito de estruturas de produto. com os respectivos cálculos de quantidades de utilização nas obras, levando em consideração os padrões de perdas. É necessário investir em sistemas de controle de estoques de materiais, seja nas centrais de estocagem ou nas obras. desenvolver sistemas de armazenagem, movimentação de materiais nas obras e transportes externos. Treinamento das equipes.

10 Negociação na Engenharia Civil
A negociação entre o profissionais da construção e seu possível cliente pode ser confusa quando ambos não têm a perfeita noção do que estão fazendo. Propostas desprovidas de conteúdo e clientes que não sabem a importância do projeto são o ponto de partida para obras mal feitas e que provavelmente não atenderão às necessidades de seu proprietário. A pessoa, não tendo experiência no ramo, volta todas as suas atenções para o quesito “preço”. Não presta muita atenção ao conteúdo da proposta, que representa exatamente o produto que está comprando e que, nestes casos, seria exatamente a casa onde o contratante e toda sua família iriam morar pelos próximos anos, ou seja, algo de suma importância.

11 Negociação na Engenharia Civil
Difícil Negociação Esta confusão entre a aquisição de um bem de consumo e um trabalho que envolve criatividade aliado a conhecimento técnico vem, da confusão entre escopo e preço. Escopo é o objetivo do trabalho, seu conteúdo, seu propósito. Preço é o valor a ser pago para realização e recebimento desse conteúdo. Uma proposta bem feita é aquela que permite, ao lançador da concorrência, poder comparar preço, conteúdo e condições, sem margens para dúvidas e itens mal entendidos. Não pode haver entrelinhas sub-entendidas.

12 Uma grande Negociação Graças ao acordo de pagamento, um empreendimento praticamente inviável tornou-se realidade e até ganhou prêmio arquitetônico.

13 Jardim Santa Ângela(Hochtief)
A prova absoluta de que buscar a negociação no ato da compra pode trazer mais vantagens do que pagar o terreno em dinheiro está no caso do Jardim Santa Ângela, projeto da Hochtief executado na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Não fosse suficiente o sucesso comercial da transação, o projeto arquitetônico do colégio, elaborado pelo escritório de Siegbert Zanettini, ainda foi coroado com o prêmio Master Imobiliário, em 1997.

14 Consolidação do Sonho

15 Como realizar negociações bem sucedidas.
Lupércio Hilsdorf * é consultor e especialista em negociação, autor do livro “Negociações bem-sucedidas” e palestrante em centenas de eventos empresariais em todo o Brasil.

16 Revista Itambé Comportamento e Carreira, Marketing e Vendas 17 de janeiro de 2008
Qual é o diferencial da negociação na construção civil? Lupércio Hilsdorf –: O diferencial é conhecer com profundidade o mercado da construção civil. Negocia melhor nesta área quem domina mais as informações sobre: - quais são as tendências do mercado; - quem mais constrói; - como está o mercado em termos de preços e financiamento; - que materiais estão mais em uso; - como está a demanda por casas, apartamentos, edifícios e condomínios; - construções comerciais e industriais; - condições da economia.

17 Poder analítico abre “neocarreiras” aos engenheiros
Há uma série de novas profissões que competem com o mercado da construção civil por profissionais especializados em engenharia, porém exige-se qualificação extra Novas profissões : Gestor de reestruturação, gerente de projetos, gestor de contratos, gerente de operações, desenvolvedor de novos negócios, gerente de planejamento, gestor de infraestrutura. O especialista avalia que as “neocarreiras” se oferecem aos engenheiros porque esses profissionais conseguem raciocinar sobre um problema e muitas vezes antecipar soluções. “Os engenheiros são demandados pela capacidade analítica que possuem. Em posições que exigem reestruturação, projetos e avaliação de contratos esta virtude é fundamental, assim como a experiência prévia”, diz Leandro Muniz, completando que a capacidade de o engenheiro produzir mais com menos também é bastante valorizada: “Este é um dos requisitos mais importantes para um executivo que quer exercer essas

18 Revista Itambé Comportamento e Carreira, Gestão, Mercado da Construção, Qualificação Profissional, Universidade e Pesquisa21 de agosto de 2013 Entrevistado Leandro Muniz, headhunter da Michael Page Currículo - Leandro Muniz é graduado em engenharia civil, com MBA em finanças pela Ibmec Business School - Trabalhou como consultor financeiro e coordenador de projetos na Votorantim Industrial e Votorantim Cimentos por quase 10 anos - É headhunter da Michael Page desde 2010 Créditos foto: Divulgação autorizada


Carregar ppt "Negociação 10 Pontos Indispensáveis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google