A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Em que mês se celebram mais aniversários na turma?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Em que mês se celebram mais aniversários na turma?"— Transcrição da apresentação:

1 Em que mês se celebram mais aniversários na turma?
Questão Em que mês se celebram mais aniversários na turma?

2 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Esquemas de contagem gráfica (tally Charts) Vogais A I I I I I I I I I I I I I I E I I I I I I I I I I I I I I I I Ii I I I I I O I I I I I I I I U

3 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Tabela de frequências para dados qualitativos Vogais Frequência absoluta Frequência relativa A 17 0,298 E 19 0,333 Ii 6 0,105 O 9 0,158 U Total 57 0,999 Os dados qualitativos são organizados na forma de tabelas de frequências, com duas ou mais colunas. Pg Na primeira coluna, coluna das categorias ou classes, indicam-se todas as categorias presentes no conjunto de dados ou amostra a analisar; na coluna seguinte, coluna das frequências absolutas, regista-se o número de elementos da amostra, que pertencem a cada categoria (ou classe). É usual juntar uma terceira coluna, coluna das frequências relativas, onde se regista, para cada categoria (ou classe) o valor que se obtém dividindo a frequência absoluta dessa categoria pela dimensão da amostra (número de elementos). Frequência relativa frequência absoluta dimensão da amostra =

4 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Tabela de frequências para dados qualitativos A soma das frequências absolutas é igual à dimensão da amostra; A soma das frequências relativas é igual a 1. Vogais Frequência absoluta Frequência relativa A 17 0,298 E 19 0,333 Ii 6 0,105 O 9 0,158 U Total 57 0,999 Esta última condição nem sempre se verifica devido ao fato de algumas frequências relativas serem dízimas infinitas. Pg 50 e 51 - Há conclusões que não estão corretas se forem baseadas nas frequências absolutas (p.e as turmas não têm o mesmo número de alunos). Assim, devem-se calcular as frequências relativas, para se poderem tirar conclusões corretas, no que diz respeito p.e. à comparação das turmas.

5 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Gráficos ou diagramas de pontos para dados qualitativos A representação gráfica mais simples que se pode obter e que não necessita de nenhuma organização prévia dos dados. Pg 52 – Começa-se por desenhar um eixo horizontal (ou vertical), onde se assinalam (igualmente espaçadas) as diferentes categorias ou modalidades que a variável assume no conjunto dos dados. Por cima de cada categoria (ou ao lado), marca-se um ponto sempre que ao recolher um dado ou ao percorrer o conjunto dos dados se encontrar um elemento da respetiva categoria. Ver alternativa ao gráfico de pontos A organização dos dados num gráfico de pontos permite visualizar quais as categorias que predominam e quais as menos frequentes.

6 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Gráficos de pontos aos gráficos de barras para dados qualitativos Se na representação gráfica anterior se envolverem os pontos com um retângulo e a seguir se apagarem os pontos, obtemos um gráfico de barras.

7 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Gráficos de pontos e gráficos de barras para dados qualitativos Gráfico de pontos Gráfico de barras -Desenhar um eixo horizontal (ou vertical), onde se assinalam (igualmente espaçadas) as diferentes categorias; -Por cima de cada categoria (ou ao lado), marca-se um ponto sempre que ao recolher um dado se encontrar um elemento da respetiva categoria. -Por cima de cada categoria (ou ao lado), desenha-se uma barra com altura proporcional ao número de casos observados nessa categoria. -Desenha-se ainda um eixo vertical (horizontal), onde se marcam as frequências. Pg 54 - Ao contrário das alturas das barras, que dão uma mensagem muito precisa, a largura das barras não transmite qualquer informação. Deve, no entanto ter-se em atenção que, no mesmo gráfico, as barras devem ter todas a mesma largura, pois as barras mais largas podem chamar mais a atenção, induzindo em erro. A observação que fizemos relativa às tabelas de frequência, quando se utilizam para comparar amostras que digam respeito à mesma variável, mas de dimensão diferente, tem aqui igual cabimento. Neste caso, as alturas das barras têm de ser iguais às frequências relativas das categorias para que a soma das alturas das barras em qualquer dos gráficos seja igual a 1, permitindo a comparação. Se não tivéssemos esta precaução e utilizássemos as frequências absolutas, a comparação entre os gráficos poderia induzir em erro.

8 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Gráficos de barras verticais para dados qualitativos Regras: Título que indica o assunto; Eixo horizontal para classes; Eixo vertical para frequências absolutas por ordem crescente; Barras paralelas e com a mesma largura; Distância entre as barras é igual; Altura das barras corresponde à frequência absoluta. pg Por vezes, para facilitar a leitura das frequências associadas às diferentes categorias, desenham-se linhas paralelas ao eixo onde estão assinaladas as categorias.

9 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Gráficos de barras horizontais para dados qualitativos Os gráficos de barras horizontais utilizam o eixo vertical para marcar as classes e o eixo horizontal para marcar as frequências. pg São especialmente indicados no caso das variáveis quantitativas, em que, por vezes, o nome das classes é longo, sendo mais fácil colocá-los verticalmente do que ao lado uns dos outros.

10 Tabelas e gráficos - dados qualitativos
Gráficos de barras para dados qualitativos Os gráficos seguintes estão mal construídos. Explica porquê.

11 Tabelas e gráficos


Carregar ppt "Em que mês se celebram mais aniversários na turma?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google