A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA – 1 Docente: Edson Alencar Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA – 1 Docente: Edson Alencar Silva"— Transcrição da apresentação:

1 AULA – 1 Docente: Edson Alencar Silva
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO AULA – 1 Docente: Edson Alencar Silva

2 APRESENTAÇÕES PESSOAIS
Nome, graduação, o que pretende com o curso, linha de pesquisa para o TCC;

3 APRESENTAÇÃO DO CURSO Introdução: Filosofia e o mundo da vida;
Linhas Filosóficas contemporâneas mais significantes são acionadas para reflexão dos problemas pedagógicos (liberalismo, positivismo, fenomenologia e materialismo histórico dialético); Análise problematizadora sobre diferentes abordagens de educação;

4 AVALIAÇÃO Elaboração de paper individual, mín. 2.pg, máx. 3.pg
Seguir normas ABNT Tema: Como a Filosofia pode ser utilizada no processo psicopedagógico; Entrega: 09/03/2013

5 A NATUREZA E A TAREFA DA FILOSOFIA
DEFINIÇÕES: A Filosofia estuda, por meio do encadeamento lógico de ideias, muitos problemas relacionados a vida humana: o conhecimento, a moral, verdade, estética, a mente e a linguagem; Distingui-se, dessa maneira, da mitologia e da religião; Como disciplina ela tem origem na Grécia, pois foi lá que se desenvolveu como sistema de pensamento distinto.

6 A NATUREZA E A TAREFA DA FILOSOFIA
Segundo Marilena Chauí (2000): “Filosofia significa (...) amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, amor e respeito pelo saber.” O filósofo seria todo aquele que ama e respeita a sabedoria buscando-a em sua vida.

7 A NATUREZA E A TAREFA DA FILOSOFIA
“Filosofia é um modo de pensar e exprimir os pensamentos que surgiu especificamente com os gregos e que, por razões históricas e políticas, tornou-se, depois, o modo de pensar e de se exprimir predominante da chamada cultura europeia ocidental da qual, em decorrência da colonização portuguesa do Brasil, nós também participamos.” (CHAUÍ, 2000)

8 A NATUREZA E A TAREFA DA FILOSOFIA
Ainda segundo Chauí (2000), o filósofo não é movido pela competição ou por ambição. Ele busca o saber pela simples motivação de se empenhar em entender cada vez mais a verdade sobre as coisas; O ato de “filosofar” implica em tomar distância das coisas cotidianas e olhá-las a partir de outro prisma: questionamento, indagando essas coisas de maneira a aprofundar o conhecimento sobre elas.

9 A NATUREZA E A TAREFA DA FILOSOFIA
Ao indagar as esferas da vida cotidiana e a nós mesmos deixamos de aceitar as coisas como elas são sem investigá-las ou compreendê-las; O ato do questionamento torna-se a prerrogativa essencial da filosofia e encerra em si o seu valor primordial, ou seja, torna-se uma atitude filosófica.

10 A NATUREZA E A TAREFA DA FILOSOFIA
Atitude crítica é a junção dos dois lados da atitude filosófica: Negativo: dizer não aos pré-conceitos, aos pré-juízos, ao senso comum; Positivo: buscar saber especulando: o que é? Por que é ? Como é? Não conformismo.

11 Afinal, para que serve a Filosofia?
Atividade - 1 Afinal, para que serve a Filosofia?

12 EM BUSCA DE UMA DEFINIÇÃO PARA FILOSOFIA:
1- Visão de mundo A visão de um povo, civilização ou cultura. Condensa visões, práticas ou costumes de um dado povo, porém, de maneira vaga, não permitindo distinguir o que é Filosofia das outras gamas da cultura (arte, religião, cultura);

13 EM BUSCA DE UMA DEFINIÇÃO PARA FILOSOFIA:
2- Sabedoria de vida É associada a trajetória de vida de uma pessoa por suas contemplações a cerca da vida, do mundo, etc. Informa-nos, de maneira vaga, o que se espera da Filosofia, mas não a define;

14 EM BUSCA DE UMA DEFINIÇÃO PARA FILOSOFIA
3- Esforço racional por conceber o universo como uma unidade ordenada e dotada de sentido Tanto a Filosofia quanto a Religião procuram compreender o Universo, mas somente a Filosofia busca esse entendimento por meio do encadeamento racional das ideias. A Religião contenta-se com a fé numa revelação divina. No entanto, essa possibilidade encurrala a Filosofia na tarefa de gerar uma explicação total do Universo (CHAUÍ, 2000);

15 EM BUSCA DE UMA DEFINIÇÃO PARA FILOSOFIA
4- Fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas A Filosofia ocupa-se com as condições e os princípios do conhecimento que pretende ser racional e verdadeiro (política, ética, cultura, arte), assim como o estudo da consciência (percepção, linguagem, inteligância, imaginação) e significações gerais (realidade, mundo, natureza, história);

16 Buscando outra perspectiva: a Filosofia é útil ou inútil? Por quê?
ATIVIDADE 2 Buscando outra perspectiva: a Filosofia é útil ou inútil? Por quê?

17 A FILOSOFA NOS AJUDA Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes. (CHAUÍ, 2000)

18 DISTINÇÃO ENTRE FILOSOFIA E OUTROS EMPREENDIMENTOS INTELECTUAIS
De acordo com Chaves (2004): O cientista natural pensa e reflete sobre algum aspecto da realidade chamada natural. O físico encara essa realidade do ponto de vista físico; o químico, do ponto de vista químico; O cientista biológico pensa e reflete sobre a realidade viva, orgânica, isto é, sobre animais, plantas e outros organismos; O cientista social pensa e reflete sobre a realidade social, sobre aqueles aspectos da realidade que são criados ou modificados pelo ser humano.

19 DISTINÇÕES DE OUTROS EMPREENDIMENTOS INTELECTUAIS
Para todos esses cientistas, o objeto de sua reflexão é, de certa forma, algum aspecto da realidade que lhe é dado pela percepção (observação, experimento). É verdade que em cada uma dessas ciências pensa-se e reflete-se sobre entidades e processos que não são visíveis, enquanto tais. Mesmo nesses casos, postula-se, porém, que essas entidades e esses processos têm conseqüências observáveis.

20 A TAREFA DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
A tarefa da Filosofia da Educação centram-se em refletir sobre abordagens pedagógicas, assim como as suas implicações para os idivíduos nelas envolvidos; Propõe a discutir, por meio de encadeamento lógico de ideias, as diversas lógicas envolvidas no processo de aprendizagem;

21 UM POUCO DE MÚSICA Música: Esquadros - Adriana Calcanhoto Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome/ Cores de Almodóvar, cores de Frida Khalo, cores/ Passeio pelo escuro, eu presto muita atenção no que meu irmão ouve/ E como uma segunda pele, um calo, uma casca, uma cápsula protetora/ Eu quero chegar antes pra sinalizar o estar de cada coisa, filtrar seus graus/ Eu ando pelo mundo divertindo gente chorando ao telefone, e vendo bater a fome nos meninos que tem fome.

22 Pela janela do quarto, pela janela do carro, pela janela/ Quem é ela, quem é ela?/ Eu vejo tudo em quadrado, remoto controle. Eu ando pelo mundo e os automóveis correm para quê? As crianças correm para onde?/ Transito entre dos lados, de um lado, eu gosto de opostos, exponho meu modo, me mostro, eu canto para quem? Eu ando pelo mundo e meus amigos cadê, minha alegria, meu cansaço./ Meu amor cadê você, eu acordei, não tem ninguém ao lado.

23 vídeos Filosofia – pra que serve?

24 Bibliografia CHAUÍ, Marilena, Convite à Filosofia – São Paulo – Ática, 2000 CHAVES, Eduardo O. C, Um esboço de Filosofia Analítica da Educação, (disponível em LUCKESI, Cipriano Carlos, Filosofia da Educação – São Paulo – Cortez – 2001


Carregar ppt "AULA – 1 Docente: Edson Alencar Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google