A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema nervoso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema nervoso."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema nervoso

2 O funcionamento do Sistema Nervoso…

3

4 Qualquer alteração no exterior ou no interior do corpo…
corresponde a um Estímulo que provoca uma resposta do sistema nervoso Santillana - Constância

5 Sistema nervoso central (SNC) Sistema nervoso periférico (SNP)
O sistema nervoso é composto por dois subsistemas interligados que coordenam a informação entre o exterior e o corpo… O encéfalo e a espinal medula coordenam o corpo. Sistema nervoso central (SNC) Os nervos e os gânglios levam a informação dos receptores ao centro nervoso e deste para os órgãos efectores. 5 Sistema nervoso periférico (SNP) Santillana - Constância

6 sistema nervoso central
O sistema nervoso central coordena todas as actividades do corpo. é formado por Encéfalo Espinal medula Está protegido pela caixa craniana, coordena os movimentos voluntários e involuntários. Está protegida pela coluna vertebral, é responsável pelos actos reflexos (reacções involuntárias). formado por Cérebro, bolbo raquidiano, cerebelo e hipotálamo Santillana - Constância

7 sistema nervoso central
Córtex cerebral Cérebro Responsável pelo pensamento, memória, linguagem, dirige as reacções voluntárias… Divide-se em dois hemisférios que coordenam actividades e funções específicas. É formado por milhões de neurónios que formam o córtex cerebral. Santillana - Constância

8 sistema nervoso central
Corpo caloso Formado por fibras nervosas que estabelecem a comunicação entre os hemisférios cerebrais. Bolbo raquidiano Localiza-se na base do cérebro. Controla os movimentos involuntários do organismo. Cerebelo Também se divide em dois hemisférios. Coordena os movimentos voluntários e o equilíbrio do corpo. Santillana - Constância

9 Santillana - Constância
Cérebro O cérebro divide-se em dois hemisférios: Hemisfério direito Hemisfério esquerdo Criativo e intuitivo Raciocínios lógicos Formas Análise Fantasia Matemática Perigos Lógica Intuição Língua Santillana - Constância

10 Treina os teus hemisférios cerebrais
Hemisfério esquerdo Domina o raciocínio lógico. Hemisfério direito Domina a criatividade e intuição. Os dois hemisfério estão internamente ligados pelo corpo caloso, cooperam de modo a iterpretar os estímulos recebidos ou as ordens enviadas pelo cérebro ar os estímulos recebidos ou as ordens enviadas pelo cérebro. No entanto, cada hemisfério tem funções dominantes. Os hemisférios cerebrais estão ainda divididos em quatro lobos – frontal, parietal, temporal e occipital-, onde se lcalizam várias áreas responsáveis por algumas das suas principais funções.

11 Observa, por breves momentos, os dois rostos.
1 Observa, por breves momentos, os dois rostos. Centra a tua atenção no nariz da jovem. Qual dos rostos te parece mais feliz?

12 O rosto do lado direito parece mais feliz.
1 - resposta O rosto do lado direito parece mais feliz.

13 Os rostos são idênticos embora sejam como o reflexo num espelho.
1 - Explicação Os rostos são idênticos embora sejam como o reflexo num espelho.

14 1 - Explicação Quando observamos os rostos rapidamente, fixando o olhar no nariz, o hemisfério cerebral direito vê o lado esquerdo do rosto, enquanto que o hemisfério cerebral esquerdo vê o lado direito do rosto.

15 1 - Explicação O hemisfério cerebral direito é melhor e mais rápido a interpretar sentimentos.

16 1 - Explicação Coloca uma folha de papel primeiro sobre uma metade do rosto e em seguida sobre a outra metade do rosto.

17 1 - Explicação Coloca uma folha de papel primeiro sobre uma metade do rosto e em seguida sobre a outra metade do rosto.

18 1 - Explicação Coloca uma folha de papel primeiro sobre uma metade do rosto e em seguida sobre a outra metade do rosto.

19 1 - Explicação Coloca uma folha de papel primeiro sobre uma metade do rosto e em seguida sobre a outra metade do rosto.

20 1 - Explicação O hemisfério cerebral direito vê um rosto alegre no desenho da direita e um rosto triste no desenho da esquerda.

21 1 - Explicação Neste exercício, o hemisfério cerebral direito domina sobre o esquerdo e, por esse motivo, ficamos com a impressão que o rosto da direita é o mais alegre.

22 Treina os teus hemisférios cerebrais
Hemisfério esquerdo Controla a actividade motora do lado direito do corpo. Hemisfério direito Controla a actividade motora do lado esquerdo do corpo Os dois hemisférios cooperam a interpretar os estímulos recebidos ou as ordens enviadas pelo cérebro. No entanto, cada hemisfério tem funções dominantes. Os hemisférios cerebrais estão ainda divididos em quatro lobos – frontal, parietal, temporal e occipital-, onde se lcalizam várias áreas responsáveis por algumas das suas principais funções.

23 Comandas o corpo com o hemisfério cerebral direito ou esquerdo?
Entrelaça as mãos - Qual foi o polegar que ficou por cima? Cruza os braços - Qual foi o braço que ficou por cima? Cruza as pernas - Qual foi a perna que ficou por cima? Espreita através de um tubo de um rolo de cozinha - Qual foi o olho que utilizaste? Dá um chuto numa bola - Qual foi o pé que utilizaste?

24 Comandas o corpo com o hemisfério cerebral direito ou esquerdo?
Depois de comparares as respostas dadas, qual foi o lado do corpo que utilizaste mais? O lado direito? O lado esquerdo?

25 Comandas o corpo com o hemisfério cerebral direito ou esquerdo?
Depende de cada pessoa. O hemisfério cerebral direito comanda o lado esquerdo do corpo e vice-versa. Normalmente temos um lado preferido do corpo, embora não para todos os aspectos.

26 Treina o hemisfério cerebral direito
Neste hemisfério domina a criatividade e a intuição. Os dois hemisfério estão internamente ligados pelo corpo caloso, cooperam de modo a iterpretar os estímulos recebidos ou as ordens enviadas pelo cérebro ar os estímulos recebidos ou as ordens enviadas pelo cérebro. No entanto, cada hemisfério tem funções dominantes. Os hemisférios cerebrais estão ainda divididos em quatro lobos – frontal, parietal, temporal e occipital-, onde se lcalizam várias áreas responsáveis por algumas das suas principais funções.

27 Treina o hemisfério cerebral direito
A tira de papel contém três pontos. Os três pontos encontram-se do mesmo lado da tira de papel ? Roda mentalmente estas figuras. As figuras são idênticas?

28 Treina o hemisfério cerebral direito
Os três pontos não se encontram do mesmo lado, há dois pontos de um lado e um ponto do outro. As duas figuras são iguais.

29 Treina o hemisfério cerebral esquerdo
Neste hemisfério domina o raciocínio lógico. Os dois hemisfério estão internamente ligados pelo corpo caloso, cooperam de modo a iterpretar os estímulos recebidos ou as ordens enviadas pelo cérebro ar os estímulos recebidos ou as ordens enviadas pelo cérebro. No entanto, cada hemisfério tem funções dominantes. Os hemisférios cerebrais estão ainda divididos em quatro lobos – frontal, parietal, temporal e occipital-, onde se lcalizam várias áreas responsáveis por algumas das suas principais funções.

30 Treina o hemisfério cerebral esquerdo
Descobre o último número desta sequência: (?) É o número 40 O número 6 foi somado a cada um dos números Descobre as letras que permitem formar palavras começadas por: so, to, do Resposta possível «ns» Sons; tons; dons

31 Treina o hemisfério cerebral esquerdo
Descobre as letras que permitem formar palavras com as seguintes terminações: ma, to, xa Resposta possível «bru» bruma; bruto; bruxa Dois cães têm em conjunto 86 manchas. Um dos cães tem mais 10 manchas que o outro cão. Quantas manchas tem cada cão? Um cão tem 48 manchas enquanto o outro tem 38

32 Área da leitura e compreensão
cérebro O cérebro divide-se em quatro lobos: Lobo frontal Lobo parietal Controla o movimento e alguns aspectos das emoções e da memória Processa a informação dos sentidos e realiza cálculos e raciocínios Área da leitura e compreensão Área da fala Lobo occipital Lobo temporal Controla a visão Controla a memória, algumas emoções e a audição Santillana - Constância Área da audição

33 sistema nervoso periférico
Nervos cranianos Nervos raquidianos Partem do encéfalo. Partem da espinal medula para todo o corpo. Nervos Grupos de fibras nervosas compostas por prolongamentos de vários neurónios. Santillana - Constância

34 sistema nervoso A transmissão das informações no sistema nervoso ocorre sob a forma de impulsos nervosos. propagam-se através Neurónio Corpo celular Local da célula onde está a maioria dos organitos. Axónio Dendrite Estrutura ao longo da qual se propaga o impulso nervoso. Prolongamento ramificado do corpo celular. Santillana - Constância

35 impulsos nervosos Entre os axónios de um neurónio e as dendrites de outro existem zonas de separação… Quando o impulso nervoso passa de um neurónio para outro ocorre Santillana - Constância Sinapse

36 Tem início nas dendrites, provocado por um estímulo que estas recebem, e prossegue ao longo do axónio até à arborização terminal.

37 impulsos nervosos De acordo com a sua função e com a direcção de propagação do impulso nervoso, temos diversos tipos de neurónios: Neurónio sensitivo Transmite os impulsos nervosos do órgão receptor ao centro nervoso. Neurónio conector Liga os neurónios sensitivos aos neurónios motores. Neurónio motor Santillana - Constância Transmite os impulsos nervosos do centro nervoso ao órgão efector.

38 Actos voluntários e reflexos
O nosso corpo recebe constantemente estímulos que podem originar uma resposta. Pode ser através de um acto consciente através de um acto inconsciente Acto voluntário Acto reflexo Depende da nossa vontade. Não depende da nossa vontade. É comandado pelo cérebro. O centro de resposta é a espinal medula. Pode ser voluntariamente interrompido. É um processo muito rápido. Santillana - Constância Ex.: Ex.:

39 Sistema neuro-hormonal
Será que aprendi? Sistema neuro-hormonal é constituído por Sistema nervoso Sistema hormonal divide-se em Sistema nervoso central Sistema nervoso periférico formado por Espinal medula controla Actos reflexos inatos Centros nervosos são Encéfalo formado por Cérebro controla Actos voluntários Movimentos voluntários dos membros Cerebelo controla Movimentos involuntários dos órgãos Bolbo raquidiano Santillana - Constância controla


Carregar ppt "Sistema nervoso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google