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Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco

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Apresentação em tema: "Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco"— Transcrição da apresentação:

1 Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco
Geografia Homem & Espaço 9º ano - Unidade III Capítulo 10 – Japão e Tigres Asiáticos Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco

2 Aspectos socioeconômicos do Japão e dos Tigres Asiáticos
A partir do final da Segunda Guerra Mundial Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Transformou-se em exemplo de crescimento econômico. A partir dos anos 1960 Essa situação de crescimento econômico e comercial expressivo passou a ocorrer também nos Tigres Asiáticos.

3 Observe a tabela. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

4 Relatório do Desenvolvimento Humano 2007/2008.
* Não há dados de IDH disponíveis para Taiwan, esse país ainda luta pelo seu reconhecimento internacional como Estado-nação, uma vez que foi obrigado a se retirar da ONU em 1971, com a entrada da República Popular da China na Organização. Obs.: IDH elevado – 0,800 a I; IDH médio – 0,500 a 0,799; IDH baixo – 0 a 0,499. Brasil: IDH 0,775 (72ª posição). Relatório do Desenvolvimento Humano 2007/2008. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

5 Conversa Em que países o número de habitantes é superior a 70 milhões? Esses apresentam níveis semelhantes de IDH? Quais países têm IDH elevado? Qual país com melhor IDH? Que países apresentam os piores indicadores? Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

6 Evidente significativas diferenças entre esses países.
O Japão: país desenvolvido, grande potência econômica, um dos principais centros das finanças globais. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

7 Malásia Tailândia Indonésia Filipinas Vietnã Apresentam indicadores sociais bem inferiores ao Japão e aos quatro Tigres Asiáticos; podem ser considerados “aspirantes a Tigres”. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva São economias dependentes dos investimentos estrangeiros, sobretudo de capitais japoneses e dos Tigres.

8 apresentam indicadores sociais próximos aos dos países desenvolvidos;
TIGRES: apresentam indicadores sociais próximos aos dos países desenvolvidos; economia bastante diversificada; exportação de grandes quantidades de bens industrializados. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Choi Jae-KU/AFP/Getty Images Indústria de produtos eletrônicos na Coreia do Sul (2003).

9 Apresentam uma característica em comum:
A economia está bastante orientada pelo mercado externo, com grande capacidade de competição no mercado mundial. Entre o Japão e os Tigres há outra característica em comum: é a forte presença do Estado na economia. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Porto na Coreia do Sul (2008). Jeon Heon Kyun/epa/Corbis/LatinStock

10 Japão, grande potência industrial
Ao final da Segunda Guerra os japoneses haviam sido derrotados. O país estava com sua infraestrutura e capacidade produtiva em boa parte desestruturadas. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva No entanto, graças a um conjunto de fatores, o Japão atingiu uma vigorosa recuperação econômica, que o elevou ao posto de segunda potência econômica mundial.

11 Entre esses fatores, podemos destacar:
• a mão-de-obra barata, abundante, que se submetia a longas jornadas de trabalho; • o grande valor que se tem pelo trabalho em grupo; • os fortes investimentos em educação; Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva • o amparo do Estado à economia, com forte apoio deste às empresas privadas; • a adoção de uma política econômica protecionista; • a enorme capacidade de poupança interna, que fez do país um dos maiores investidores nacionais; • o auxílio financeiro-econômico dos Estados Unidos.

12 Operárias japonesas em linha de produção de eletrônicos.
TWPhoto/Corbis/LatinStock Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Operárias japonesas em linha de produção de eletrônicos.

13 Aproveitamento do espaço
O Japão é constituído por um arquipélago vulcânico, situado no oceano Pacífico. Esse arquipélago compreende cerca de ilhas de vários tamanhos, que se estendem paralelamente ao litoral oriental da Ásia na forma de um grande arco. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Quatro ilhas do arquipélago japonês possuem grandes dimensões, correspondendo a 97% do território do país.

14 Efeitos do terremoto em Kobe, no Japão (1995).
Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Gamma Tokyo-Fuji-Kurita/Gamma/Other Images Efeitos do terremoto em Kobe, no Japão (1995).

15 A questão demográfica Japão Um dos países mais populosos do mundo.
Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Em 2003, possuía cerca de 127 milhões de habitantes. Pequena extensão territorial Sua densidade demográfica é, consequentemente, bastante elevada.

16 A redução da natalidade e o envelhecimento populacional
No período entre 1995 e 2003, o Japão vinha apresentando taxas de crescimento demográfico muito baixas. Há décadas essas taxas vêm apresentando declínio. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Com uma taxa de fecundidade de apenas 1,3 filho por mulher. A escassez de terras no Japão ocasionou uma grande elevação dos preços de imóveis, obrigando as famílias jovens a alugar ou comprar apartamentos minúsculos. O governo japonês chegou a desenvolver campanhas de incentivo à natalidade, porém sem obter resultados satisfatórios.

17 Japão – distribuição populacional
Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: Christian Bouvet. Geographie Tales. Paris: Hatechette éducation. P.147 (adaptado).

18 Hotel-cubículo no Japão (2007).
Koichi Kamoshida/Getty Images Por causa da falta de espaço, existem hotéis em Tóquio que, em vez de quartos, oferecem cubículos aos seus hóspedes. Levando em conta o aspecto econômico, muitos executivos optam pelos cubículos, que dispõem de cama, espelho, televisão e despertador. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Hotel-cubículo no Japão (2007).

19 O espaço econômico A agropecuária
Apenas 16% do território japonês é apropriado para as práticas agrícolas. Apesar disso, o Japão consegue obter grandes colheitas de seu solo, com o auxílio de técnicas modernas, máquinas e fertilizantes. O principal produto cultivado no país é o arroz, alimento básico de sua população. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

20 Japão - agropecuária e pesca
Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: Atlas La France et le Monde. Paris: Nathan, p. 86/Leda Ísola e Vera Caldini. Atlas geográfico Saraiva. São Paulo: Saraiva, p. 102.

21 Barco pesqueiro japonês (2006).
O Japão é o primeiro produtor mundial de pescado, sendo considerado o país mais desenvolvido tecnologicamente no setor. Para o progresso da atividade e a reprodução de espécies em vias de extinção, o Japão vem desenvolvendo a criação de peixes em viveiros e a cultura de algas e ostras. Everett Kennedy Brown/epa/Corbis/LatinStock Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Barco pesqueiro japonês (2006).

22 Extrativismo Parte da cobertura vegetal do Japão é aproveitada para a exploração da madeira no fornecimento de energia e na construção, e da polpa na fabricação de papel. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Quanto ao extrativismo mineral, seus recursos são escassos, necessitando importar praticamente todas as matérias-primas essenciais ao desenvolvimento de sua atividade industrial, tais como: petróleo, carvão, minério de ferro, cobre, níquel e bauxita.

23 Indústria Logo após a Segunda Guerra Mundial, os zaibatsus, que haviam contribuído também para uma grande concentração de riquezas nas mãos de poucas pessoas, tiveram seu poder drasticamente reduzido, e a maior parte de suas propriedades passou para o domínio do governo. Em 1868, o país começou a se modernizar, construindo os alicerces de seu processo de industrialização. Nessa ocasião, o governo estimulou a formação dos zaibatsus, grandes conglomerados industriais, verdadeiros impérios com alto poder de competição. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Entretanto, muitas das grandes companhias que compunham os zaibatsus continuaram a existir e tiveram um papel importante na reconstrução do país no pós-guerra.

24 Tahara City Aichi/Other Images
O toyotismo se estrutura preservando um número reduzido de trabalhadores dentro das empresas matrizes, mais qualificados, multifuncionais, bem como ampliando. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Quanto mais se distancia das empresas principais, maior tende a ser a precarização do trabalho. Por isso os trabalhadores da Toyota trabalham cerca de horas por ano, enquanto os trabalhadores das empresas subcontratadas chegam a trabalhar horas.

25 Diversificação e distribuição espacial da indústria.
No Japão, onde o parque industrial é amplamente diversificado, destacam-se as indústrias: • siderúrgica e metalúrgica; • de construção; • têxtil, cujo principal produto é a seda; Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

26 • eletroeletrônica, que é competitiva e das mais modernas do mundo;
• automobilística, cujos veículos, produzidos a baixo custo, são modernos e conquistaram parte dos mercados norte-americano e europeu. A robotização da atividade industrial atinge no Japão o índice mais elevado do mundo. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

27 Japão – recursos minerais e atividade industrial
Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: Histoire/Geographie (initiation économique). Paris: Bordas, p.281/Christian Bouve. Geographe Tales. Paris: Hachette Éducation, 1998, p.146 e 159/Leda ísola e Vera Caldini. Atlas Feográfico Saraiva. São Paulo: Saraiva, p. 97.

28 Conversa Em quais regiões do território japonês está localizada a maioria das indústrias? O país é autossuficiente na produção de matérias-primas e fontes de energia? Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

29 Pôlder industrial em Osaka, no Japão.
Em função do contínuo crescimento das cidades, das indústrias e dos portos, as regiões litorâneas foram totalmente ocupadas, uma vez que as montanhas dificultam a expansão para o interior. Getty Images/ Sebun Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Pôlder industrial em Osaka, no Japão. Para solucionar o problema, os japoneses criaram novos espaços, “roubados” do mar. Com o aterramento de baías, surgiram os pôlderes industriais.

30 Tigres Asiáticos Entre os anos 1960 e meados da década de 1990, nenhum local do mundo teve um crescimento econômico tão expressivo como o apresentado por alguns países do Leste e Sudeste da Ásia. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Na liderança desse crescimento estão Taiwan, Cingapura, Coreia do Sul e Hong Kong, conhecidos como os quatro Tigres Asiáticos, em virtude da peculiar agressividade no processo de crescimento industrial e no comércio internacional.

31 Comparação entre o PNB dos Tigres, EUA, Japão e Alemanha (1987-1993).
Pelo gráfico ao lado, nota-se uma relativa desaceleração no crescimento econômico dos Tigres a partir do fim dos anos 1980 e início dos anos 1990. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: L’état du monde. 1995/Atlaseco de poche, 1994/Atlas du monde réel, 1992.

32 crescimento do endividamento de curto prazo dos países e das empresas;
Na segunda metade da década de 1990, entraram numa profunda crise, que é explicada por uma série de fatores: crescimento do endividamento de curto prazo dos países e das empresas; aumento crescente e irreal do preço dos imóveis; desaceleração da economia global em 1996. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

33 Tigres Asiáticos e “Aspirantes a Tigres”
Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: Cartes em main. Paris: Ellipses, p. 131 (adaptado).

34 Coreia do Sul Principais produtos exportados são: veículos; calçados;
roupas; tecidos; chapas de aço; produtos eletrônicos. Chung Sung-Jun/Getty Images Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Seul, capital da Coreia do Sul (2005).

35 a Hyundai, que fabrica veículos e navios,
Algumas grandes empresas sul-coreanas constituem atualmente poderosas multinacionais: a Hyundai, que fabrica veículos e navios, a Samsung e a LG, que produzem equipamentos eletroeletrônicos e computadores; e a Daewoo, que fabrica veículos. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Com a crise, alguns desses grandes grupos industriais coreanos faliram ou tiveram de se fundir. A Hyundai, por exemplo, comprou a Kia e a Asia Motors.

36 Taiwan A China considera Taiwan uma província rebelde e não a reconhece como Estado (país). As hostilidades entre ambas existem desde a Revolução Socialista na China continental. A entrada de Taiwan na OMC deu-se como território, não como país. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva A política posta em prática em Taiwan fundamentou-se nos “Três Princípios Básicos do Povo”, distribuição equilibrada da riqueza, melhor utilização da terra e melhor situação para o povo. Além da indústria eletroeletrônica, merecem destaque a indústria de computadores, de produtos de matéria plástica e o setor petroquímico.

37 Cingapura Situado entre o estreito de Málaca e o estreito de Cingapura, que ligam os oceanos Índico e Pacífico, o país situa-se numa área geográfica estratégica, pois está no percurso de rotas marítimas que ligam a Europa ao Extremo Oriente, à Indonésia e à Austrália. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Atualmente Cingapura é uma república parlamentarista, mas há apenas um único partido político no país. O seu sistema político é extremamente fechado. O comércio exterior de Cingapura é muito expressivo. Seus produtos de exportação são basicamente derivados de petróleo.

38 Hong Kong Yang Liu/Corbis/LatinStock Atualmente, Hong Kong é um dos maiores centros financeiros do mundo, contando com cerca de 140 grandes bancos e sedes de várias empresas multinacionais. Esse setor é responsável por 80% de toda a renda gerada no país. O porto de Hong Kong é um dos maiores do mundo. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Porto de Hong Kong

39 Os novos Tigres Os “aspirantes a Tigres”, Malásia, Tailândia, Indonésia, Filipinas e o Vietnã, oferecem, além da mão-de-obra barata, outros atrativos às empresas multinacionais: isenção de impostos, concessão de terrenos, investimento em infraestrutura e grandes incentivos às exportações. Outro aspecto interessante nesse processo de transformação dos “aspirantes a Tigres” é o grande volume de investimentos proveniente dos quatro Tigres. Nos anos 1990, na liderança dos investimentos no Vietnã estavam Taiwan, Hong Kong, Cingapura e Coreia do Sul. Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

40 Operário em fábrica no Vietnã (2007).
Steve Paymer/Corbis/LatinStock Operário em fábrica no Vietnã (2007). Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Supri/Reuters/Corbis/LatinStock Empresa multinacional na Tailândia.

41 Observe o mapa. Mário Yoshida Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Fonte: Atlas La France et le monde. Paris: Nathan, p. 86 (adaptado).

42 Conversa Estabeleça uma comparação entre as áreas 1 e 2 destacadas no mapa, considerando os aspectos humanos e econômicos. O número 1 no mapa corresponde a quais ilhas? E o número 2? Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

43 Observe a fotografia. Yokohama, no litoral japonês.
Getty Images/Sebun Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Yokohama, no litoral japonês.

44 Conversa O que explica a instalação de indústrias petroquímicas e siderúrgicas no litoral do Japão? Que outra característica marcante do espaço geográfico japonês a fotografia revela? Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva

45 Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco
Geografia Homem & Espaço 9º ano - Unidade III Capítulo 10 – Japão e Tigres Asiáticos Parte integrante da obra Geografia Homem e Espaço, Editora Saraiva Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco


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