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Sistema de Informação Gerencial

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Apresentação em tema: "Sistema de Informação Gerencial"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Informação Gerencial
e-business

2 Arquitetura de Aplicações e-Business

3 A empresa e o e-business
Fabricação e Produção Engenharia & Pesquisa Contabilidade e Finanças Fornecedores e Outros Parceiros da Empresa Administração da Cadeia de Suprimentos Compras, Distribuição, e Logística Gerenciamento da Relação com o Cliente Marketing Vendas Atendimento ao Cliente Consumidores e Clientes da Empresa Fronteira da Empresa Intranets A Internet Extranets

4 Principais tendências
Cliente: Serviço mais rápido (procura, seleção, entrada de pedido, cumprimento do pedido). Self-service: delegar poderes aos clientes. Mais opções de produto: mais personalização. Soluções integradas Microsoft Office Suite

5 Principais tendências
Serviços eletrônicos: Vendas e serviços integrados Suporte fácil Execução flexível e entrega de serviço conveniente Visibilidade do processo aumentada.

6 Principais tendências
Organizacional: Terceirização Contrato de fabricação Sun: prototipação, montagem final e testes Distribuição virtual. Funcionário: Contratação do melhor e do mais inteligente Manutenção dos funcionários talentosos.

7 Principais tendências
Tecnologia empresarial: Aplicações empresariais integradas Integração de múltiplos canais Middleware: suporte para a integração.

8 Principais tendências
Tecnologia geral: Aplicações sem fio da web Equipamentos eletrônicos portáteis Convergência de infra-estrutura: voz, dados, vídeo. Provedores de serviços de aplicação.

9 O que estas tendências têm em comum?
Conveniência: self-service e a facilidade de uso do consumidor Eficácia: relacionamento entre os clientes da empresa e seu ambiente Eficiência: estrutura interna e atividades operacionais da empresa. Integração: consolidação da compra em um único local.

10 Diferentes estágios de e-business nas empresas
Nenhuma estrutura em e-business Formação dos canais: E-Commerce, E-Procurement Integração da Cadeia de Valores Transformação de seu setor produtivo: Ex.: Celta Convergência: eficiência competitiva e otimização de custos, logística, mkt... UOL e Abril

11 Planejamento de Recursos Empresariais
Vendas Distribuição, Controle de Pedidos Contabilidade e Finanças Planejamento da Produção Recursos Humanos Logística Integrada Cliente / Funcionário

12 ERP – Enterprise Resources Planning
ERP é um sistema estruturado para otimizar a cadeia interna de valores de uma empresa. Finanças Logística Manufatura Mkt e vendas Recursos Humanos

13 ERP – Enterprise Resources Planning
Vantagens: Eliminar custos e sistemas legados inflexíveis; Fornecer processos de trabalho mais eficientes; Prover acesso aos dados para a tomada de decisão operacional Atualizar a infra-estrutura tecnológica. Desvantagens: Transacional, operacional; caro e de difícil implantação

14 ERP – Enterprise Resources Planning
Evolução histórica: MRP – Material Requirement Planning – anos 60 MRP II – anos 80 ERP – anos 90 – Just in time Século XXI – integração ao e-Business

15 Diferentes estágios de ERP nas empresas
Nenhuma estrutura em ERP Sistemas não Integrados ERP Parcial ou Não integrado MRP Unidades de Negócios usando ERP integrado Empresa Totalmente integrada em seu ERP Disponibilização eletrônica de dados p/ cliente, fornecedores e parceiros.

16 ERP – Enterprise Resources Planning
Alguns fornecedores de ERP: BaaN J. D. Edwards Oracle Peoplesoft SAP DATASUL MICROSIGA ...

17 Administração do Relacionamento com o Cliente
Vendas vendas cruzadas crescimento das vendas televendas Atendimento de campo e de frente de loja Marketing e Satisfação Apoio e atendimento ao cliente Programas de fidelidade e retenção Cliente Administração de Contato

18 Administração do Relacionamento com o Cliente
Identificar os valores dos clientes em determinado segmento de negócios; Diferenciar seus clientes Avaliar como o impacto dessa diferenciação pode trazer benefícios Personalizar todo o processo de relacionamento com o cliente Rentabilizar todo o processo

19 Administração do Relacionamento com o Cliente
Clientes têm escalas de valores diferentes: Clientes que operam suas transações de compras orientados pela sensibilidade aos preços; Clientes que operam suas transações de compras orientados pelo bom atendimento e relacionamento com seus fornecedores: Clientes que agregam grande rentabilidade Clientes intermediários Clientes que agregam pequena rentabilidade.

20 Administração do Relacionamento com o Cliente
Ciclo de vida do relacionamento com clientes em três fases: Política de manutenção de clientes Política de conquista de clientes Política de identificação e busca de novos clientes.

21 Sistemas Integrados Interfuncionais
Aplicações de CRM em Front-Office Atendimento ao cliente Atendimento no campo Pedido de Vendas Configuração do Produto Aplicações de ERP em Back Office Distribuição Fabricação Programação Finanças Integração das aplicações da empresa Grupo de Aplicações Empresariais Clientes Fornecedores Parceiros Empresariais

22 A Cadeia de Suprimentos
Centro de Distribuição Pre- Manufatura Materia prima Componentes Produção Depósito de Produtos Cliente Fornecedores - Custos - Capacidades Plantas: - BOMs Distribuição: - Estocagem Clientes: - Demandas - Prazos - Expectativas Família de Produtos / Items / SKU’s

23 A Cadeia de Suprimentos
Fluxo Planejado, Integrado e Otimizado de Materiais e de Informações: - gerando maior valor para os clientes - com a melhor receita - no melhor custo - gerando a maior lucratividade

24 Decisões no sistema logístico
Área de decisão Nível de planejamento Movimentação e armazenagem Definição de uso do espaço Arranjo físico e seleção de equipamentos Armazenagem Roteamento; agendamento e despacho Volumes de entrega a partir de cada unidade (curto prazo) Volumes de matérias-primas nas unidades (curto prazo) Volumes de fabricação e estoques nas unidades (curto prazo) Programação das operações Compra de veículos e contratação de serviços Definição de prioridades; volumes de entrega a partir de cd unidade (médio prazo) Seleção de fornecedores; volumes de MP unidades (médio prazo) Volumes de fabricação e estoques nas unidades (médio prazo) Planejamento das operações Seleção dos modais e propriedade em cada etapa Políticas de relacionamento; projeto do sistema Qtde,localização e capacidade das unidades; políticas de estoque Planejamento estratégico Transportes Vendas Compras Localização e capacidade

25 Administração da Cadeia de Suprimentos
Progra- mação Fabricação Entrega Planejamento do transporte Planejamento da demanda Contrato de encomenda Programação futura Planejamento da produção da distribuição Administração Interconectada da Cadeia de Suprimentos Ciclo da cadeia de Suprimentos Processos Operacionais de SCM Solução Integrada Enco- menda

26 Otimização Financeira: Como modelar o problema.
Armazem/CD Fábrica Fornec. Cliente Gerenciamento operacional: links e nós. Volume Demanda Capacidade da Linha Calendário entregas Modo de transporte/ capacidade/lead time Espaço de armazenagem Tamanho do Lote de transporte Gestão de custos para maximizar o lucro. Custo Frete Custo Paradas Custos dos Estoques Receita Custo de Produção Preço de compra Estrutura desconto

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28 VMI –Vendor Management Inventory
Gerenciamento do estoque pelo fornecedor: compartilhamento das informações sobre as vendas entre o varejista e o distribuidor/fabricante. Estoques remanescentes são comparados com os pontos de reposição do produto; os níveis de estoque abaixo do ponto de reposição automaticamente deflagram o pedido de reabastecimento. A posse do estoque para o varejista assim que o produto é embarcado. Supermercado: “ aluga” espaços nas prateleiras. Gerenciamento todo feito pelo distribuidor/fabricante. Evita produtos substitutos por exemplo.

29 Ferramentas p/ Colaboração Empresarial
Sistema de Colaboração Empresarial Ferramentas de Comunicações Eletrônicas Ferramentas para Conferência Eletrônica Controle do Trabalho Colaborativo Correio de voz Fax Publicação na Rede Telefone na Internet, page etc. Conferência por dados Conferência de voz Videoconferência Fóruns de discussão Reuniões eletrônicas Agendamento Controle de tarefas e projetos Sistemas de fluxo de trabalho Gerenciamento do conhecimento Compartilhamento de Documentos

30 Sistemas de Informação para Operações das Empresas
Marketing Administração de Recursos Humanos Finanças Contabilidade Produção / Operações

31 Sistemas de Informação de Marketing
Interativo Automação da Força de Vendas Administração do relacionamento com o cliente Pesquisa e Previsão do Mercado Propaganda e Promoção de Produto Sistemas de Informação de Marketing

32 Marketing Direcionado
Comportamento Online Comunidade Contexto Aspectos Demográficos e Psicológicos Conteúdo

33 Sistema de Informação de Manufatura
Sistemas de Engenharia CAD CAE Planejamento de Processos Assistido por Computador Sistemas de Execução Industrial Chão-de-fábrica Programação Controle: de Máquinas Robótico Manufatura Integrada por Computador de Recursos Industriais Previsão da Produção Controle de Qualidade Funcionário Fornecedor Extranet Intranet

34 Administração de Recursos Humanos
Planejamento da força de trabalho Localização da Análise do custo da mão-de-obra Análise da rotatividade Recrutamento Planejamento da força de trabalho de sucessão de avaliação de desempenho Eficácia do treinamento Compatibilização de carreiras Avaliação de qualificações Avaliações de desempenho Controle da folha de pagamentos Administração de benefícios Eqüidade de remuneração Análise de Apropriação de custos de contratos Previsão salarial Contratação de Pessoal Treinamento e Desenvolvimento Administração Salarial Sistemas Estratégicos Táticos Operacionais

35 Sistemas de Informação Contábil

36 Sistemas de Informação Financeira
Planejamento Financeiro Administração de Caixa de Investimentos Orçamentos de Capital

37 Bibliografia Bio, S. R. Sistemas de Informação – Um enfoque gerencial. Atlas, 1985. Franco Jr., C. F. e-Business – Tecnologia de Informação e Negócios na Internet. São Paulo: Atlas, 2ªed., 2003. Kalakota, R. E-business: estratégias para alcançar o sucesso no mundo digital. Porto Alegre: Bookman, 2002. Laudon, K.C. Management information systems: organization and technology. Prentice-Hall, 1996. O’Brien, J.A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2004. Stair, R.M. Principles of information systems: a managerial approach. Course, 1999.


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