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Por Suelen Maria Marques Dias

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Apresentação em tema: "Por Suelen Maria Marques Dias"— Transcrição da apresentação:

1 Por Suelen Maria Marques Dias
A Educação na Colônia Por Suelen Maria Marques Dias

2 A educação hoje

3 Observe as imagens:

4 Analisando as imagens anteriores e utilizando sua experiência pessoal, responda:
Em quais ambientes o processo de aprendizagem se desenvolve? Quais os diferentes tipos de aprendizagem? A educação se resume ao ambiente escolar?

5 Qual o papel dado à educação no Brasil, hoje?
Pense e responda: Qual o papel dado à educação no Brasil, hoje? Quer uma ajuda? Clique aqui e leia um trecho da LDB sobre o papel da educação no Brasil.

6 O texto abaixo foi extraído da LDB (Lei de diretrizes e bases), que regulamenta a educação no país.
Dos Princípios e Fins da Educação Nacional Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 3º. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; VII - valorização do profissional da educação escolar; VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; IX - garantia de padrão de qualidade; X - valorização da experiência extra-escolar; Trecho extraído de site Continua Voltar à questão sobre educação no Brasil.

7 E agora? Você já sabe quais são os papéis atribuídos à educação no Brasil, hoje?

8 A educação garante: liberdade democracia pluralismo igualdade
qualidade Tolerância cultura solidariedade cidadania Qualificação profissional E muito mais...

9 Finalidades e realidade
Será que os fins previstos na LDB são realizados na prática? O que se tem feito para que isso aconteça? Vejamos um exemplo...

10 Bolsa escola A educação garantida a todos é sinônimo de um Brasil melhor, mais produtivo e mais qualificado. E para colaborar com a solução desse problema, o Governo Federal criou o Programa Bolsa Escola. A Bolsa Escola garante uma ajuda mensal de R$ 15,00 para as crianças de 6 a 15 anos, que freqüentam e assistem às aulas. [...] Assim, está-se trabalhando para reduzir os índices de repetência e evasão escolar, contribuindo para o progresso educacional do País. [...] Neste ano, o objetivo é alcançar a marca de 10,7 milhões de crianças na escola, o que corresponde a 10,7 milhões de bolsas distribuídas, a cerca de 5,9 milhões de famílias em todos os Municípios brasileiros. Trecho extraído do site Continua Voltar à questão sobre educação no Brasil.

11 O PERFIL DOS ALUNOS Pobres Classe média Ricos
De acordo com o texto, qual é a situação econômica dos alunos atendidos pelo programa? Clique nas opções abaixo. Pobres RESPOSTA: Classe média Ricos

12 O programa não atende aos alunos de classe média.
ERRADO O programa não atende aos alunos de classe média. O PERFIL DOS ALUNOS De acordo com o texto, qual é a situação econômica dos alunos atendidos pelo programa? Clique nas opções abaixo. Pobres RESPOSTA: Classe média Ricos

13 O programa não atende aos alunos ricos.
ERRADO O programa não atende aos alunos ricos. O PERFIL DOS ALUNOS De acordo com o texto, qual é a situação econômica dos alunos atendidos pelo programa? Clique nas opções abaixo. Pobres RESPOSTA: Classe média Ricos

14 O programa atende os alunos carentes da rede pública.
O PERFIL DOS ALUNOS CERTO O programa atende os alunos carentes da rede pública. De acordo com o texto, qual é a situação econômica dos alunos atendidos pelo programa? Clique nas opções abaixo. Pobres RESPOSTA: Classe média Pobres Ricos

15 Tivessem bom desempenho escolar
O PERFIL DOS ALUNOS Antes do programa Bolsa Escola, a situação econômica dos alunos, faria com que eles: Clique nas respostas abaixo, lembrando que pode haver mais de uma opção correta: RESPOSTA: Estudassem mais Não afetaria o aluno Repetissem de ano Tivessem bom desempenho escolar Abandonassem a escola

16 Tivessem bom desempenho escolar
O PERFIL DOS ALUNOS ERRADO Pois a maioria dos alunos apresentava um desempenho escolar negativo. Alguns alunos, porém, conseguiam driblar as dificuldades econômicas, tendo sucesso escolar. Antes do programa Bolsa Escola, a situação econômica dos alunos, faria com que eles: Clique nas respostas abaixo, lembrando que pode haver mais de uma opção correta: RESPOSTA: Estudassem mais Repetissem de ano Não afetaria o aluno Repetissem de ano Tivessem bom desempenho escolar Abandonassem a escola

17 Tivessem bom desempenho escolar
O PERFIL DOS ALUNOS Antes do programa Bolsa Escola, a situação econômica dos alunos, faria com que eles: Clique nas respostas abaixo, lembrando que pode haver mais de uma opção correta: ERRADO Pois a condição socioeconômica afeta bastante o desempenho dos alunos, embora não seja o único fator que influencia o rendimento escolar. RESPOSTA: Estudassem mais Não afetaria o aluno Repetissem de ano Tivessem bom desempenho escolar Abandonassem a escola

18 Tivessem bom desempenho escolar
O PERFIL DOS ALUNOS Antes do programa Bolsa Escola, a situação econômica dos alunos, faria com que eles: Clique nas respostas abaixo, lembrando que pode haver mais de uma opção correta: ERRADO Pois a maioria dos alunos não tinha condições para estudar com dedicação. Apenas alguns mantinham um desempenho razoável. RESPOSTA: Estudassem mais Não afetaria o aluno Repetissem de ano Tivessem bom desempenho escolar Abandonassem a escola

19 Tivessem bom desempenho escolar
O PERFIL DOS ALUNOS Antes do programa Bolsa Escola, a situação econômica dos alunos, faria com que eles: Clique nas respostas abaixo, lembrando que pode haver mais de uma opção correta: CERTO Pois muitos alunos carentes tinham o desempenho prejudicado e acabavam repetindo de ano. RESPOSTA: Estudassem mais Repetissem de ano Não afetaria o aluno Repetissem de ano Tivessem bom desempenho escolar Abandonassem a escola

20 Tivessem bom desempenho escolar
O PERFIL DOS ALUNOS Antes do programa Bolsa Escola, a situação econômica dos alunos, faria com que eles: Clique nas respostas abaixo, lembrando que pode haver mais de uma opção correta: CERTO Pois as obrigações com o sustento da família, entre outras coisas, faziam com que muitos alunos abandonassem as escolas. RESPOSTA: Estudassem mais Repetissem de ano Não afetaria o aluno Repetissem de ano Abandonassem a escola Tivessem bom desempenho escolar Abandonassem a escola

21 Sobre a educação no Brasil
Quais os problemas e benefícios trazidos pelo bolsa escola? Na sua opinião: R$ 15,00 mensais, por criança, suprem suas necessidades básicas? a educação, na realidade, cumpre os papéis estabelecidos pela lei? Voltar ao texto sobre o programa Bolsa Escola Voltar ao trecho da LDB

22 Será que a educação no Brasil foi sempre assim?
Vejamos a educação no período colonial...

23 Educação na Colônia (1500-1822)

24 Período colonial Ensino Jesuítico 1500 1822 1549 1759 1822 Escolas
Aulas Régias 1549 1759 1822 Escolas diocesanas 1500 1750 1686 1780 1822 1749 ESCOLAS DIOCESANAS (Principais) 1686 Seminário de Belém da Cachoeira Seminário de Mariana +/-1730 Recolhimento das Macaúbas Seminário de São Luís 1736 Seminário de Salvador Colégio do Pe Ozórios 1746 Seminário de São Paulo Seminário de Olinda 1749 Seminário de Belém do Pará +/-1730 Ver Localização 1746 1752 1800 1736

25 Principais estabelecimentos do ensino colonial.
Colégios Jesuítas (existentes até 1759) Seminário de Belém da Cachoeira1686 Recolhimento das Macaúbas +/- 1930 Seminário de Salvador 1736 Seminário de São Paulo 1746 Seminário de Belém do Pará 1749 Seminário de Mariana 1750 Seminário de São Luís 1752 Colégio dos Padres Osórios 1780. Seminário de Olinda 1800

26 A situação do ensino no período colonial
Quem estudava? Onde se estudava? Quem ensinava? Como se estudava?

27 O que dizem os inventários
Os inventários são documentos que trazem uma relação e uma descrição dos bens possuídos pelas pessoas ao morrerem. As pessoas que deixavam os bens eram chamadas inventariadas. As pessoas escolhidas para fazer a partilha dos bens dos inventariados se chamavam inventariantes e geralmente eram membros ou amigos da família. Nos inventários, podemos ver registros feitos pelos inventariantes: assinaturas, sinais ou, quando não sabiam escrever, assinaturas a rogo (isto é, alguém assinava no lugar dos inventariantes). No período colonial, o aprendizado da escrita dava-se depois do aprendizado da leitura. Logo, quem sabia assinar sabia ler e muitos que não assinavam sabiam ler.

28 Observe com atenção os registros feitos pelos inventariantes nos inventários de Mariana, Minas Gerais (1714 a 1822) TOTAIS Boa Caligrafia Má Caligrafia Rubrica Sinal 911 450 111 2 39 Cor Brancos 757 387 87 1 37 Negros 10 Mulatos 5 Sem especificação de cor 139 50 23 6 Condição Livres 763 394 Forros 12 Sem especif. 54 Sexo Homens 519 345 75 Mulheres 383 105 36 8 S.Id/ Justiça 9 Fonte: VILLALTA, Luiz Carlos. O que se fala e o que se lê: Língua, instrução e leitura. In: SOUZA, Laura de Mello e. História da vida privada no Brasil:cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

29 A partir da análise dos inventários, vamos pensar:
Qual era a parcela da população que tinha mais acesso à educação no período colonial? Clique nas opções que você considera corretas: Resposta Negros Mulheres Mulatos Homens Brancos

30 A partir da análise dos inventários, vamos pensar:
Qual era a parcela da população que tinha mais acesso à educação no período colonial? Clique nas opções que você considera corretas: ERRADO Do total de 163 inventariados, apenas 33 mulheres conseguiram assinar seu próprio nome. Menos de um terço do total. Resposta Negros Mulheres Mulatos Homens Brancos

31 A partir da análise dos inventários, vamos pensar:
Qual era a parcela da população que tinha mais acesso à educação no período colonial? Clique nas opções que você considera corretas: CERTO Do total de 163 inventariados, apenas 33 mulheres conseguiram assinar seu próprio nome. Assim, conclui-se que a maioria dos inventariantes que conseguiram assinar o próprio nome era formada por homens. Resposta Negros Homens Mulheres Acertou! Mulatos Homens Brancos

32 A partir da análise dos inventários, vamos pensar:
Qual era a parcela da população que tinha mais acesso à educação no período colonial? Clique nas opções que você considera corretas: ERRADO Apenas 2 negros conseguiram assinar o próprio nome. Resposta Negros Homens Mulheres Acertou! Mulatos Homens Brancos

33 A partir da análise dos inventários, vamos pensar:
Qual era a parcela da população que tinha mais acesso à educação no período colonial? Clique nas opções que você considera corretas: ERRADO Apenas 1 mulato conseguiu assinar o próprio nome. Resposta Negros Homens Mulheres Acertou! Mulatos Homens Brancos

34 A partir da análise dos inventários, vamos pensar:
Qual era a parcela da população que tinha mais acesso à educação no período colonial? Clique nas opções que você considera corretas: CERTO A grande maioria, 97 brancos conseguiram assinar o próprio nome. Resposta Negros Mulheres Homens Acertou! Acertou! Mulatos Homens Brancos Brancos

35 Observe as imagens desta página, todas elas produzidas na passagem da Colônia para o Império:
Família Pobre em sua casa, de J. B. Debret. Loja do Sapateiro, de J. B. Debret. Botica, de J. B. Debret. (Fragmento) Uma senhora brasileira em seu lar, de Jean Baptiste Debret.

36 Os espaços e tipos da aprendizagem

37 Uma senhora brasileira em seu lar, de Jean Baptiste Debret.
A imagem abaixo foi produzida no início do século XIX, pelo pintor francês J. B. Debret. Ela traz a visão do autor sobre a sociedade da época. Identifique os tipos de aprendizado desenvolvidos e as condições das pessoas focalizadas. Qual é o ambiente em que se desenvolve o aprendizado? Uma senhora brasileira em seu lar, de Jean Baptiste Debret.

38 O espaço da Igreja e a instrução
Manhã de quarta-feira santa, J. B. Debret, Observando a imagem, responda: Que espaço é retratado? O que os personagens estão fazendo?

39 Agora, leia com atenção o trecho a seguir:
Dom Frei Manuel da Cruz, em seu relatório decenal ao Santo Padre, em 1757, explicava que: "Compete, pois, aos referidos Capelães pregar ao povo nos Domingos e Festas Solenes, dedicar-se assiduamente em explicar o Catecismo à gente simples, fazer a Oração Mental, recordar os mistérios da Paixão do Senhor e recitar devotamente com os mesmos fiéis as saudações do Rosário Mariano e Angélico". [...] "Empenham-se todos os clérigos em realizar semanalmente Conferências de Teologia Moral e, em cada distrito, utilizam-se para estas Conferências aquelas Igrejas que comodamente para isto se prestam, assim como, no Seminário desta Cidade [de Mariana], eles participam das disputas públicas da mesma faculdade“

40 Para refletir... Para realizar algumas de suas obrigações, os clérigos necessitavam de que tipo de conhecimento? Na sua opinião, que tipo de instrução acontecia no espaço da Igreja no período colonial? Qual era a importância dessa instrução para os colonos?

41 Os espaços oficiais de ensino.

42 O trecho abaixo mostra o parecer do procurador da coroa ao Conselho Ultramarino a respeito do pedido de criação de uma Aula de Cirurgia em Minas Gerais em 1768. “que este vínculo não se devia relaxar e era princípio da relaxação a faculdade pública de uma Aula de Cirurgia, que parecia pouco, mas era um pouco que dentro em poucos anos havia de monopolizar esta faculdade para os brasileiros; e era um pouco que servia de um exemplo ao depois para a Aula de Medicina e poderia talvez com alguma conjuntura, para o futuro facilitar o estabelecimento de alguma Aula de Jurisprudência sustentada pelas câmaras até chegar ao ponto de cortar este vínculo de dependência” Sessão do Conselho Ultramarino de 16 de Maio de 1768, Revista do Arquivo Público Mineiro, 15(1910), pp

43 A partir da leitura do trecho, responda:
O pedido para a criação da Aula de Cirurgia foi aceito pelo Conselho Ultramarino? Qual a visão da Coroa em relação à criação de instituições de ensino na colônia?

44 Falta de recursos para manutenção da aula Manutenção da dependência
Clique no box que melhor expressa o motivo pelo qual a Coroa portuguesa não permitia a criação da Aula de Cirurgia na Colônia. Descaso com os colonos Falta de recursos para manutenção da aula Manutenção da dependência

45 Falta de recursos para manutenção da aula Manutenção da dependência
Clique no box que melhor expressa o motivo pelo qual a Coroa portuguesa não permitia a criação da Aula de Cirurgia na Colônia. ERRADO O Brasil era a mais importante colônia de Portugal, portanto, havia uma preocupação com sua colonização Descaso com os colonos Falta de recursos para manutenção da aula Manutenção da dependência

46 Falta de recursos para manutenção da aula Manutenção da dependência
Clique no box que melhor expressa o motivo pelo qual a Coroa portuguesa não permitia a criação da Aula de Cirurgia na Colônia. Descaso com os colonos ERRADO Como o próprio texto mostra, os recursos poderiam ser conseguidos através da Câmaras. Falta de recursos para manutenção da aula Manutenção da dependência

47 Falta de recursos para manutenção da aula Manutenção da dependência
Clique no box que melhor expressa o motivo pelo qual a Coroa portuguesa não permitia a criação da Aula de Cirurgia na Colônia. Descaso com os colonos CERTO Portugal pretendia manter o ensino dependente da Universidade de Coimbra (antes de Pombal, havia também a Universidade de Évora), além de manter a dependência da Colônia em relação à Metrópole. Falta de recursos para manutenção da aula Manutenção da dependência

48 A Universidade de Coimbra, Portugal
Estudantes de Coimbra Universidade de Coimbra-Portugal.

49 Leia com atenção: (...) os sacerdotes virão de Coimbra formados nas ciências sagradas ou em Cânones, e passarão a constituir-se num alto clero natural, seleto, bem perto da alta administração régia do qual sairão os dignitários capitulares, os beneficiários todos, os procuradores, os visitadores diocesanos, os protonotários, os vigários das varas, os párocos das vilas mais importantes, os funcionários das câmaras eclesiásticas diocesanas, os professores do seminários (...) Trecho extraído de CARRATO, José F. Igreja, Iluminismo e Escolas Mineiras Coloniais. São Paulo:Companhia Editorial Nacional, P.182.

50 A partir da leitura, vamos refletir:
A quem se destinavam os principais cargos públicos da Colônia? Na sua opinião, todos as pessoas tinham acesso à Universidade de Coimbra? Leve em consideração fatores como: a distância, os custos da viagem e da manutenção, o tempo, etc. Vamos refletir: os critérios para a distribuição dos cargos públicos beneficiavam a que nível social?

51 Dica: Os cargos públicos na colônia eram reservados aos magistrados de Coimbra, isso não se limitava somente aos sacerdotes, mas também a pessoas laicas, ou seja, aqueles que não possuíam laços sacerdotais, que ocupariam os cargos de ouvidores, juízes de fora, provedores mor, etc... Segue

52 Recolhimentos de mulheres
Convento de Macaúbas (1987), de Rui de Paula, Santa Luzia - MG. (Acervo de Cristiano César Marques) (Clique na imagem para saber sobre o Recolhimento)

53 Recolhimento das Macaúbas
O Convento de Macaúbas foi fundado no século XVIII (não é possível precisar a data, mas há notícias de que já existia em 1730). Observe, no texto abaixo, o que diz o Frei Domingos da Encarnação Pontevel, que lutou pela confirmação do recolhimento, explicando sua utilidade: “Há em todas as suas recolhidas do mais regular procedimento e por isso mesmo muito útil é à Religião e ao Estado, por não haver nessas Minas outra semelhante Casa, aonde os Pais de famílias melhor possam educar as suas Filhas, e preservá-las do assalto do mundo” Documento do Arquivo Ultramarino de Lisboa. Este texto foi adaptado. Clique aqui para ver a versão original. Continua

54 O Recolhimento das Macaúbas era um recolhimento para mulheres, que lá aprendiam noções de primeiras letras, doutrina cristã e trabalhos em agulha. No recolhimento, estudaram as filhas de Chica da Silva, famosa por ser ex-escrava e relacionar–se com João Fernandes, o contratador de diamantes do Tejuco (hoje, Diamantina).

55 Agora observe as imagens:
Figura II – Botica, de J. B. Debret. (Fragmento) Figura I - Família Pobre em sua casa, de J. B. Debret. (Fragmento) Qual é o aprendizado focalizado na figura I? Qual é a habilidade demonstrada pelas personagens da figura II?

56 Construindo uma hipótese:
Homens e mulheres tinham o mesmo aprendizado?

57 Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Ler Fazer renda Carpintaria Escrever Contar Lavar Bordar Sapataria Coser

58 Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Coser quer dizer o mesmo que costurar, era uma atividade exclusivamente feminina, ensinada nos recolhimentos para mulheres e também em casa. Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Ler Fazer renda Carpintaria Escrever Contar Lavar Bordar Sapataria Coser Segue

59 Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Algumas mulheres aprendiam a ler, mas a leitura era, normalmente, ensinada aos homens. Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Ler Fazer renda Carpintaria Escrever Contar Lavar Bordar Sapataria Coser Segue

60 Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Fazer renda é outra atividade exclusivamente feminina, ensinada em casa ou nos recolhimentos. Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Ler Fazer renda Carpintaria Escrever Contar Lavar Bordar Sapataria Coser Segue

61 Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Normalmente eram os homens quem aprendiam a contar, as mulheres que também sabiam eram minoria. Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Ler Fazer renda Carpintaria Escrever Contar Lavar Bordar Sapataria Coser Segue

62 Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Bordar era uma arte transmitida apenas para as mulheres. Fundamental para toda moça bem educada. Ler Fazer renda Carpintaria Escrever Contar Lavar Bordar Sapataria Coser Segue

63 Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Lavar era uma atividade destinada às mulheres, que normalmente eram educadas para cuidar do lar. Ler Fazer renda Carpintaria Escrever Contar Lavar Bordar Sapataria Coser Segue

64 Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. A confecção de sapatos era um atividade destinada aos homens, de classes mais baixas. Ler Fazer renda Carpintaria Escrever Contar Lavar Bordar Sapataria Coser Segue

65 Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. A carpintaria era uma atividade mecânica destinada aos homens de classes inferiores. Ler Fazer renda Carpintaria Escrever Contar Lavar Bordar Sapataria Coser Segue

66 Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Normalmente, as mulheres eram educadas para cuidar do lar, cabia aos homens aprender a ler e escrever, mas isso não significa que não houvesse exceções, pois algumas mulheres também eram instruídas nesse sentido. Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Ler Fazer renda Carpintaria Escrever Contar Lavar Bordar Sapataria Coser Segue

67 Para refletir e escrever...
Há diferença entre o ensino de homens e mulheres? Quais as semelhanças e diferenças do ensino dessa época e o ensino hoje?

68 Seminários episcopais
Leia, a seguir, alguns trechos sobre o Seminário de Mariana

69 Em carta ao rei dom José I, em 1747, Dom Frei Manuel da Cruz alegava que, com a criação do Seminário, seriam evitadas as “grandes despesas, que fazem os moradores daquela Capitania [isto é, Minas Gerais] para mandarem seus filhos aos estudos do Rio de Janeiro e da Bahia” (Cruz, 1747). Auguste Saint-Hilaire informa que o Seminário fora fundado por “alguns mineiros ricos que desejavam educar seus filhos, sem precisar enviá-los à Europa”

70 O Seminário de Mariana, criado em 1750
“À população mineira, particularmente às elites locais, o fato novo permitia-lhe, de um lado, acesso facilitado e mais cômodo à educação superior, com inerentes vantagens financeiras; de outro, uma melhor preparação de estudos para aqueles que ambicionavam cruzar o Atlântico, em direção às universidades do Velho Continente [...]” (Boschi, 1991) O Seminário de Mariana, criado em 1750

71 A partir da leitura dos documentos, pense sobre as questões abaixo:
Qual o nível social da população atendida pelo Seminário? Qual a importância do Seminário de Mariana para a Capitania de Minas Gerais? Qual a importância dos seminários para a educação colonial?

72 Aprendizado e ofícios

73 Com base na imagem abaixo, identifique:
1. A cor das personagens 2. A atividade realizada conforme a cor Loja do Sapateiro, de J. B. Debret. 3. As categorias sociais das personagens.

74 Para você pensar: Na imagem, qual o tipo de aprendizado que se vê?
O aprendizado em questão poderia colaborar para a ascensão social do escravo?

75 Os Boticários Leia com atenção:
(...) inumeráveis boticas administradas por pessoas que pela maior parte não têm feito exames e dado provas de idoneidade e instrumentação necessária para um emprego de tanta delicadeza, habilitando-se para regerem as referidas casas ou por título de herança havido de seus pais, ou falecimento dos boticários que eram caixeiros, originando-se infinitos erros e funestas conseqüências, já das poucas Luzes que eles têm para conhecerem o estado dos remédios e ervas de que usam, já de ignorância que os impossibilita para dirigirem e fazerem práticas as regras da farmácia por pessoas de pouca idade, e faltas de composição das doses determinadas, como para o acerto do que os próprios enfermos que encomendam.

76 O trecho que você acaba de ler foi escrito em 1776 pelo Vice-rei do Brasil, Conde de Resende, à Corte de Portugal sobre a situação dos boticários no Rio de Janeiro. No restante do país, a situação não era muito diferente.

77 Sobre os boticários. Baseando-se no texto, responda:
Como era a formação dos boticários? Como eram conseguidas as boticas? Essa situação apresenta alguma relação com a situação da educação no período colonial? Compare a situação da saúde e da educação no período colonial com a situação em nossos dias? Uma dica...

78 Importante: Além dos boticários, muitos profissionais, como por exemplos os dentistas (ou tira-dentes), trabalhavam como práticos, ou seja, não possuíam instrução escolar, mas exerciam a profissão.

79 Os espaço de aprendizagem. Os tipos de aprendizagem.
Com base nas atividades anteriores, reflita sobre a educação no período colonial e compare-a com a educação em nossos dias, considerando os seguintes aspectos: Os espaço de aprendizagem. Os tipos de aprendizagem. As distinções no ensino de pessoas de diferentes sexos. A relação entre a educação e hierarquia social. A aprendizagem e a manutenção do vínculo colonial ou internacional.

80 Portonotário: Encarregado do registro e expedição dos atos pontifícios, ou seja, provenientes do papa. Voltar

81 decretos reais e ordenanças prescritas pelas assembléias nacionais
Dignitário: Aquele que exerce uma dignidade ou cargo elevado; aquele que tem alta graduação honorífica. Capitulares: decretos reais e ordenanças prescritas pelas assembléias nacionais Voltar

82 Pluralismo: Multiplicidade; o que não é único; sistema que admite a pluralidade e a diversidade (de idéias, opiniões, comportamentos), no seio de um grupo organizado. Voltar

83 Texto original “He em todas as suas recolhidas do mais regular procedimento e porisso mesmo muito útil é à Religião e ao Estado, por não haver nessas Minas outra similhante Caza, aonde os Pais de familias milhor possão educar as suas Filhas, e preservá-las do assalto do mundo” Documento do Arquivo Ultramarino de Lisboa. Voltar


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