A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Frase, oração e período.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Frase, oração e período."— Transcrição da apresentação:

1 Frase, oração e período

2 Frase O que é? Frase É todo enunciado lingüístico que tem sentido completo, capaz de estabelecer comunicação. Declarativa Interrogativa Imperativa Exclamativa Optativa

3 Frase Como se classifica? (I) Declarativa Interrogativa
O aluno estudou para a prova. É necessário fazer o exercício hoje. É aquela que se utiliza para informar, opinar, relatar, definir. Interrogativa Quando você vai começar a estudar? O que houve com as provas? É aquela que se utiliza para fazer uma pergunta.

4 Como se classifica? (II)
Frase Como se classifica? (II) Imperativa Estude para a prova. Não faça mais exercícios hoje. É aquela que se utiliza para dar uma ordem ou um conselho, ou ainda para fazer uma solicitação. Exclamativa Que surpresa! Parabéns pela nota! É aquela que se utiliza para indicar espanto, surpresa, admiração.

5 Como se classifica? (III)
Frase Como se classifica? (III) Optativa Que você consiga uma boa nota! Tomara que não chova! É aquela que se utiliza para exprimir desejo.

6 Oração O que é? Oração É a frase ou o membro da frase que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Absoluta Coordenada Intercalada Principal Subordinada

7 Oração Como se classifica? (I) Absoluta Coordenada Chamem a polícia.
O aluno está quieto. É aquela que é constituída por um só verbo ou locução verbal (período simples). Coordenada Acordei cedo1, tomei banho2, vesti a roupa3, tomei o café4, escovei os dentes5 e saí para o trabalho6. É aquela que, no período, não exerce função sintática em relação a outra. Ela é sintaticamente independente, apesar de ser ligada à(s) outra(s) pelo sentido ou por elementos gramaticais. No período acima, temos 6 orações coordenadas.

8 Como se classifica? (II)
Oração Como se classifica? (II) Intercalada É verdade – afirmou o pai -, as notas do meu filho melhoraram muito. É aquela que é independente e que não pertence à seqüência do período, sendo utilizada para esclarecer, citar etc. É também chamada de oração interferente.

9 Como se classifica? (III)
Oração Como se classifica? (III) Principal Espero que você estude. É aquela que tem um de seus termos representados por outra oração. Subordinada Espero que você consiga estudar. É aquela que exerce uma função sintática em relação a outra oração.

10 É a frase constituída por uma ou mais orações.
Período O que é? Período É a frase constituída por uma ou mais orações. O que é? Simples Composto

11 Período Como se classifica? Simples Composto
O rapaz tinha estudado para o concurso. O governador organizou as novas reformas. É aquele que é formado por uma única oração (a oração absoluta). Composto O rapaz estudou para o concurso e foi bem avaliado. O governador organizou as novas reformas que foram sugeridas pela população. É aquele que é formado por mais de uma oração.


Carregar ppt "Frase, oração e período."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google