A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia da Pesquisa Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa Científica
Métodos e Técnicas de pesquisa 29/04/2014

2 Definição do método A metodologia é indicada pelos Objetivos da pesquisa!

3 Definição do Método Os procedimentos metodológicos constituem a fase final de apresentação de um projeto de pesquisa!!! Após ter esclarecido as facetas do problema, sua fundamentação teórica (em que argumentos irá se sustentar/visões que irá refutar) e revisão bibliográfica (o que outros autores já escreveram sobre o assunto), é hora de demonstrar como o problema será abordado empiricamente.

4 Definição do Método Para construir a apresentação dos seus procedimentos, pense sobre os seguintes elementos e tente responder às perguntas seguintes:

5 Definição do Método Métodos de investigação: como será estruturado o trabalho? Qual o foco empírico? Ex.: estudo de caso, survey, Revisão Bibliográfica, etc. Fontes e acesso aos dados: quem se irá entrevistar/questionar? De que forma? Com qual instrumento? Se os dados são secundários, de onde vêm? Se as fontes forem pessoas, como serão contatadas e abordadas?

6 Definição do Método Características da amostra: como será feito o delineamento da amostra? Qual é o público-alvo? Coleta/produção de dados: a partir de que técnica se obterão os dados? Ex.: observação, entrevista, questionário, história de vida, pesquisa documental etc. Como será sistematizado o trabalho de campo? No trabalho de campo, as falas serão anotadas/gravadas, filmadas? Como os dados serão organizados? Será utilizado algum software de apoio?

7 Definição do método Análise dos dados: como os dados serão analisados? Que técnica/perspectiva será utilizada para análise? Por quê? Será utilizado algum software específico para este trabalho? Ex.: MSExcel, etc). Instrumentos de coleta de dados: o que será utilizado para produzir os dados? A entrevista ou o questionário será mais ou menos estruturado? Como o instrumento será distribuído e aplicado?

8 Definição do Método Descrever claramente como a pesquisa empírica será realizada o auxilia a obter um melhor "controle" sobre o trabalho e demonstra conhecimento sobre o processo de pesquisa, além de reconhecer a responsabilidade do pesquisador para com os dados e sua manipulação.

9 Definição do método a partir dos objetivos: Ex.1
AVALIAÇÃO DE USABILIDADE EM BIBLIOTECAS DIGITAIS: UM ESTUDO DE CASO Objetivo geral: - Estudar a usabilidade da interface da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações Objetivos Específicos: Evidenciar a contribuição dos princípios de usabilidade para melhoria das interfaces de bibliotecas digitais; Mapear os problemas de usabilidade da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; - Propor soluções para os problemas de usabilidade encontrados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações;

10 Definição do método: Ex. 1
Procedimentos técnicos: - Estudo de Caso Avaliação heurística (método existente para avaliação de interface) utilizou-se três tipos de formulários para cada etapa da avaliação; Teste com usuários (questionários e anotações das observações)

11 Definição do método a partir dos objetivos: Ex.2
A INTERNET COM FONTE DE INFORMAÇÃO PARA INTELIGENCIA EMPRESARIAL: um estudo de caso em indústrias de pequeno e médio porte. Objetivo geral: Verificar a relevância da Internet como fonte de informação para a inteligência empresarial nas micro, pequenas e médias empresas do setor industrial metal mecânico do Vale do Aço.

12 Definição do método a partir dos objetivos: Ex.2
Objetivos Específicos: - Levantar os tipos de informação do ambiente externo e a frequência com elas são procuradas para formulação de estratégias empresarias; - Averiguar os tipos de informação procurados por executivos na internet bem como a frequência da utilização da internet como fonte de informação para inteligência empresarial; - Verificar se a internet tem sido utilizada por esses executivos para a realização de uma monitoração, formal, informal, direcionada ou não direcionada.

13 Definição do método: Ex. 2
Procedimentos técnicos: - Estudo de caso; Entrevista; Questionário

14 Quem define o método? O melhor método é aquele que mais ajuda na compreensão do objeto a ser estudado.

15 Principais escolhas metodológicas na elaboração do TCC
- Estudo de Caso; - Pesquisa Survey; -Pesquisa Documental ; -Pesquisa Bibliográfica

16 Estudo de Caso Definição: é um tipo de investigação, em profundidade de uma determinada unidade social resultando um retrato bem organizado e completo dessa unidade. É um método que exige uma pesquisa de campo ou prática para sua realização. Objetivo: estudar as experiências anteriores, a situação atual e as interações ambientais de uma determinada unidade social: indivíduo, grupo, instituição ou comunidade.

17 Como fazer um Estudo de Caso:
Etapas: apresentar os objetivos; delinear a abordagem; coletar os dados; organizar a informação; reportar os resultados e discutir sua importância.

18 Pesquisa Survey Definição: Survey (termo em inglês que se destina a “ pesquisa em grande escala”) desenvolve uma abordagem quantitativa, que visa apresentar as opiniões das pessoas através de questionários, entrevistas, etc. . Pode ser realizada pelo envio de questionários pelo correio, preenchimento de formulários, pesquisas online multimídia entrevistas por telefone ou entrevista pessoal. Objetivo: descrever uma população, explicar, prever eventos, avaliar programas sociais.

19 Como fazer uma Pesquisa Survey:
Etapas: formulação do problema + conceito + teoria + hipóteses; objetivo do Survey; elaboração delineamento; amostragem; construção do questionário; campo; codificação; preparação para a análise; análise.

20 Pesquisa Documental Definição: realizada em documentos conservados por órgãos ou pessoas. Ex: filmes, registros, vídeos, fotografias, relatórios de pesquisa, cartas, contratos, diários, biografias, documentos de arquivos públicos e outros. Objetivo: selecionar, tratar, interpretar as informações em estado bruto, buscando extrair valores para as mesmas.

21 Pesquisa Bibliográfica
Definição: constitui o ato de ler, selecionar, fichar, organizar e arquivar tópicos de interesse para a pesquisa em pauta. É a base para as demais pesquisas. Qualquer espécie de pesquisa, em qualquer área, supõe e exige uma pesquisa bibliográfica prévia, quer para o levantamento da situação da questão, quer para a fundamentação teórica ou ainda para justificar os limites e contribuições da própria pesquisa.

22 Pesquisa Bibliográfica
Objetivo: a pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Busca conhecer e analisar as contribuições culturais e científicas do passado, existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.

23 Instrumentos de Coleta de Dados
A definição do instrumento de coleta de dados dependerá dos objetivos que se pretende alcançar com a pesquisa e do universo a ser investigado.

24 Principais Instrumentos para coleta de dados
- Questionário; - Formulário; - Entrevistas; - Observação

25 Questionário É uma série ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito pelo informante. O questionário deve ser objetivo, limitado em extensão e estar acompanhado de instruções que devem esclarecer o propósito de sua aplicação, ressaltar a importância da colaboração do informante e facilitar o preenchimento.

26 Formulário É uma coleção de questões e anotadas por um entrevistador numa situação face a face com a outra pessoa (o informante).

27 Entrevistas É a obtenção de informações de um entrevistado, sobre determinado assunto ou problema.

28 Observação É quando se utilizam os sentidos na obtenção de dados de determinados aspectos da realidade.

29 Etapas de construção de um projeto de Monografia: Metodologia
O instrumento de coleta de dados escolhido deverá proporcionar uma interação efetiva entre você, o informante e a pesquisa que está sendo realizada. A coleta de dados estará relacionada com o problema da pesquisa e objetiva obter elementos para que os objetivos propostos na pesquisa possam ser alcançados.

30 Etapas de construção de um projeto de Monografia: Metodologia
- Onde e como será realizada a pesquisa... - Tipo de pesquisa, população (universo), amostragem, instrumentos de coleta, formas de tabulação e análise; - É recomendável familiarizar-se com pesquisas semelhantes que tenham sido desenvolvidas anteriormente; - Fase mais técnica...

31 Etapas de construção de um projeto de Monografia: Metodologia
População: (ou universo da pesquisa) é a totalidade de indivíduos que possuem as mesmas características definidas para um determinado estudo; Ex2: Executivos, Gerentes e Diretores de 36 empresas do setor metal mecânico no Vale do Aço. Amostra: é parte da população ou do universo, selecionada de acordo com uma regra ou plano. Ex2: 19 questionários respondidos

32 Para refletir... Pensar a partir dos seus objetivos qual a metodologia/instrumentos de coleta de dados a ser utilizada no seu trabalho de pesquisa. OBS: Pode consultar o capitulo de metodologia com temáticas semelhantes.

33 Etapas de construção de um projeto de Monografia: Coleta de dados
- Fase do trabalho de campo; - Visitas, viagens, aplicação dos instrumentos como entrevistas, questionários, formulários, etc.; - Paciência e Persistência! - Fase da interação com os objetos de estudo...

34 Etapas de construção de um projeto de Monografia: Tabulação dos dados
- Utilização dos recursos manuais e computacionais para apresentação dos resultados; - Tabelas, quadros, gráficos, mapas, etc.; - Fase mais “informática”...

35 Etapas de construção de um projeto de Monografia: Análise e resultados obtidos
- Sintetizar os resultados obtidos; - Indicar se os objetivos estabelecidos foram ou não atingidos; - Indicar se as hipóteses e pressupostos foram confirmados ou refutados, e quais são as novas hipóteses; - Indicar novos caminhos de pesquisa; - Relevar a contribuição que o trabalho oferece; - Fase mais prazerosa...


Carregar ppt "Metodologia da Pesquisa Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google