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Prof. Esp. Elizeu José dos Santos

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Apresentação em tema: "Prof. Esp. Elizeu José dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
Motivação de Pessoas Prof. Esp. Elizeu José dos Santos

2 MOTIVAÇÃO "Inspiração vem dos outros. Motivação vem
de dentro de nós." ( Autor Desconhecido ) "As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente." ( Zig Ziglar )

3 A importância da motivação
O mundo cada vez mais competitivo dos negócios exige altos níveis de motivação das pessoas.

4 Afinal o que é motivação?
Motivação é a força que estimula as pessoas a agir.

5 Afinal o que é motivação?
Motivação tem sempre origem numa necessidade.

6 Afinal o que é motivação?
Cada um de nós dispõe de motivações próprias.

7 Afinal o que é motivação?
Pode-se afirmar que uma pessoa seja capaz de motivar outra?

8 Como ocorre a motivação?
O comportamento humano é motivado pelo desejo de atingir algum objetivo.

9 Como ocorre a motivação?
A motivação de uma pessoa depende da força de seus motivos.

10 Como ocorre a motivação?
Os motivos é que impulsionam e mantêm o comportamento dos indivíduos.

11 Alteração na força dos motivos
Os motivos tendem a perder sua força ao serem satisfeitos.

12 Alteração na força dos motivos
Quando sua satisfação e bloqueada.

13 Teorias Sobre motivação

14 Abraham MASLOW 1908 – 1970 “... Em um empreendimento, se todos os envolvidos estiverem absolutamente seguros sobre as metas, objetivos e propósitos da organização, praticamente todos os demais temas se tornam então simples questões técnicas de como ajustar os meios aos fins...”.

15 Pirâmide das Necessidades de Maslow
Necessidades de Auto-realização Secundárias Necessidades de Auto-estima Necessidades Sociais Necessidades de Segurança Primárias Necessidades Fisiológicas

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18 Necessidades Primárias
Necessidades Fisiológicas: - água, comida, sono, oxigênio, sexo. Necessidades de Segurança: - estrutura, ordem , limites. Lado negativo: medos e ansiedades. Essenciais para sobrevivência. Não produzem motivação quando cessadas.

19 Necessidades Secundárias
Necessidades Sociais e Afetivas: - amigos, família, relacionamentos. Lado negativo: solidão e ansiedades sociais. Necessidades de Auto-estima: - status, fama e reconhecimento (para com os demais); - respeito próprio, independência e liberdade (consigo). Lado negativo: baixa auto-estima e complexos de inferioridade.

20 Necessidade Secundária
Auto-realização: - ser o que se quer; auto- satisfação. Só aparece quando as outras necessidades estão satisfeitas. Só acontece com aproximadamente 2% da população.

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22 Frederick HERZBERG “Minhas teorias tendem a enfatizar as estratégias para que os sensatos continuem sensatos”. ( )

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25 Teoria dos Dois Fatores
FATORES MOTIVACIONAIS FATORES HIGIÊNICOS Fatores Intrínsecos Relacionados ao trabalho em si Fatores Extrínsecos Relacionados ao ambiente do trabalho Políticas e administração da empresa. Supervisão. Condições de trabalho. Relações interpessoais. Salário, status e segurança. Conquistas. Reconhecimento. Trabalho em si. Responsabilidade. Crescimento profissional.

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27 Teoria dos Dois Fatores
Fatores Higiênicos: a sua ausência pode deixar o empregado dissatisfeito, mas sua presença não é capaz de satisfazê-lo ou motivá-lo. Fatores Motivacionais: quando presentes trazem o desenvolvimento das motivações internas.

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29 Teoria X e Y O psicólogo Douglas McGregor, procurou demonstrar uma variedade de estilos de administrar que eram – ou são – utilizados nas organizações. Utilizou as Teorias X e Y para apresentar algumas convicções sobre a maneira pela qual as pessoas se comportam dentro das organizações.

30 Teoria X A Teoria X caracteriza-se por ter um estilo autocrático e similar à Administração Científica de Taylor, à Clássica de Fayol e à Burocrática de Weber. Assumia que os trabalhadores eram inerentemente preguiçosos, necessitavam ser supervisionados e motivados, e consideravam o trabalho um mal necessário para conseguir dinheiro.

31 Teoria X As pessoas: Irão evitar o trabalho caso seja possível.
precisam ser forçadas, controladas, dirigidas e ameaçadas com punição para realizar o esforço adequado para atingir as metas da organização. Preferem ser dirigidas, desejam evitar responsabilidades, possuem pouca ambição e querem, acima de tudo, segurança.

32 Teoria Y A Teoria Y desenvolve um estilo altamente democrático através do qual administrar é um processo de criar oportunidades e proporcionar orientação quanto aos objetivos.

33 Teoria Y As pessoas: São esforçadas e gostam de ter o que fazer;
têm o trabalho como uma atividade tão natural como brincar ou descansar; procuram e aceitam responsabilidades e desafios; podem ser automotivadas e autodirigidas; são criativas e competentes.

34 Teoria Z Antes de morrer, McGregor estava escrevendo a Teoria Z, que havia surgido da necessidade de sintetizar os ditames organizacionais e pessoais. O conceito dessa teoria foi aproveitado por William Ouchi, que analisou os métodos de trabalho japonês e desenvolveu muitas idéias de McGregor: Emprego vitalício. Preocupação pelos empregados. Preocupação com a qualidade. Troca e transmissão de informações nos dois sentidos hierárquicos.

35 Como motivar pessoas?

36 Valorize as Pessoas! Reconheça os Avanços! Encoraje a Iniciativa! Ofereça Incentivos! Enriqueça as Funções! Delegue Autoridade! Faça Avaliações! Promova Mudanças!


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