A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
Identificar tipos de problemas matemáticos. Identificar as diferentes linguagens que interagem em uma situação de comunicação. Localizar informações explícitas e implícitas num problema localizando elementos seus elementos importantes. Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações para tomada de decisões e resolução de situação problema.

2 Conteúdos Raciocínio lógico Adição e subtração Multiplicação e divisão
Transformações de unidades de medidas Área e perímetro das figuras planas

3 Parte 1- Estimulando o cérebro
Figura 1 – Você já estimulou seu cérebro hoje?

4 O que é um problema matemático?
criatividade lógica estratégia rapidez dedução tomada de decisão Ingredientes que serão utilizados ao longo do curso para a reflexão e solução de problemas matemáticos. O que é um problema matemático?

5 LETRA AUSENTE Que letra do alfabeto você pode adicionar para continuar a sequência? Dica: a resposta não é a letra “E”. A, B, C, D,

6 Pensamento estratégico
Estratégico por que ele deve exercitar a busca de novas perspectivas para sua resolução. Na resolução de um problema questionar aquele aspecto da informação dada que julga como certo. Além disso, um ponto pertinente a ser considerado é a importância do “ver o problema por outros ângulos” que não estamos costumados. Agir assim faz bem para o nosso cérebro! Observação e análise das informações Cruciais para solucionarmos os problemas. Será que aquele traço desenhado depois da letra “D” não estaria ali por algum motivo?

7 A, B, C, D, E

8 O que pode ser considerado um problema para uma pessoa, parece não ser para outra. Então refletindo sobre nosso questionamento acerca do que é um problema matemático primeiro precisamos entender o conceito de problema: ( ) problema é qualquer situação que exija o pensar do indivíduo para solucioná-la. ( ) problema é toda situação na qual o indivíduo necessita obter novas informações e estabelecer relações entre elementos conhecidos e os contidos num objetivo a que se propõe a realizar para atingi-lo. ( ) problema é tudo aquilo que não sabemos fazer, mas que estamos interessados em achar uma resposta. ( ) problema é uma situação na qual um indivíduo atua com o propósito de alcançar uma meta utilizando para tal alguma estratégia em particular.

9 Um problema é mais valioso à medida que quem está se propondo a encontrar uma solução ao problema - tenha de inventar estratégias e criar idéias (Ramos, 2001).

10 Parte 2- Tipos de problemas matemáticos
Agora que já temos algumas ideias do que seja um problema como podemos definir o que é um problema matemático? Como estimular nosso cérebro com o auxílio da Matemática? Problema matemático  "é qualquer situação que exija a maneira matemática de pensar e conhecimentos matemáticos para solucioná-la." Problemas que exigem criatividade em sua resolução. Problemas que seguem algumas regras. Problemas nos quais precisamos traçar estratégias para chegarmos na solução. Problemas cuja resolução ocorre a partir da visualização e leitura de imagens.

11 Exercício de reconhecimento
Exercícios de algoritmos Problemas-padrão Problemas-processo ou heurísticos Problemas de aplicação Problemas de quebra-cabeça Problemas Convencionais Problemas não-convencionais Problemas de lógica

12 Parte 3 – Exercitando o pensamento criativo na Matemática
Não existe a fórmula para solucionar o problema. Em muitas situações várias são as possibilidades para usos da sua criatividade para resolver o que é solicitado. Criatividade - vários fatores estão envolvidos. Concurso: O que é uma chama? Resposta vencedora: vídeo de sete minutos que explica como as partículas interagem para produzir a chama.

13 Será que nessa situação a pergunta fora respondida e o problema solucionado?
Na resolução de problemas matemáticos ocorre algo semelhante à situação do vídeo “O que é uma chama”. Muitas vezes a “melhor’ resposta não atinge seus objetivos ou não agrada a todos, deixando lacunas que precisam ser preenchidas. Solucionar problemas, conforme comentamos envolve criatividade e existem diversas formas de ser criativo. Portanto os problemas matemáticos devem ser solucionados de forma criativa, caso contrário eles vão se limitam à mera aplicação de formulas sem relação alguma com sua realidade.

14 Exercitando a criatividade
Figura 4. MICROSOFT. MC Fonte: OFFICE ONLINE, 2012.

15 Fv hptup ef nbufnbujdb Parte 4- Revisão Parte 5 – Lição de casa
O que é um problema matemático? Parte 5 – Lição de casa Fv hptup ef nbufnbujdb


Carregar ppt "Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google