A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENFOQUES E DESFOQUES NO ESTUDO DA INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENFOQUES E DESFOQUES NO ESTUDO DA INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR"— Transcrição da apresentação:

1 ENFOQUES E DESFOQUES NO ESTUDO DA INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR
Suelen, Alberto, Marceli, Alexsander e Lizandra

2 Introdução Interatividade, interativo e interação, são termos usados por toda a parte, mas nem sempre com o enfoque que se deseja tomar; “Mais do que um agrupamento pedagógico, pretende-se aqui oferecer uma crítica aos focos que limitam o olhar.”

3 O que é Interação? Enfoque da cooperação, do debate e da escrita coletiva. Interação – Ação entre (relação estabelecida entre) Interação – Agir reciprocamente ( Dic. Oxford) Interação – Interdependência ( França) Interatividade: Valoriza ação recíproca e a interdependência?

4 Enfoque Transmissionista
Informática veio popularizar a comunicação a distância; No instante em que o sujeito fica preso ao designer que criou o ambiente, a interação deixa de acontecer; Abordagem transmissionista da comunicação: EU CRIO  VOCÊ VÊ

5 Enfoque Transmissionista
Modelo transmissionista de Shannon e Weaver – estudo da telefonia; Metáfora do Tubo; Educação em pólos: TV (transmissor) – Aluno (receptor);

6 Enfoque Transmissionista
Sala de bate-papo – De interativo a burocrático; Bidirecionalidade (mensagens de mão dupla) = Não garantem a interação por se resumirem ao envio e recebimento de mensagens.

7 Enfoque Informacional
“Interatividade” incorpora a informação chamada de teoria matemática da comunicação. A discussão sobre interatividade trafega justamente por esse caminho. Sugere três variáveis que devem ser consideradas no estudo da “interatividade”: Frequência, amplitude e significância.

8 Enfoque Informacional
Interatividade a partir do número de escolhas que o programador coloca à disposição do usuário. Interessada nos momentos em que o usuário pode reagir. Para pensar outras formas interativas como criação compartilhada ou mesmo um diálogo amistoso através de s.

9 Enfoque Informacional
Ainda que as possibilidades de permutação e combinação de alternativas distingam o computador de outros meios de comunicação. Jogos interativos é sempre cativo do sistema preparado pelo programador.

10 Enfoque Tecnicista Um aparato tecnológico, recebe normalmente um tratamento teórico que destaca as características. Interatividade se define como a extensão em que os usuários podem participar. Três fatores: Velocidade, amplitude e mapeamento

11 Enfoque Tecnicista Informação produzida por um fornecedor central
A tipologia apresenta, a programação televisiva seria considerada transmissão, um dialogo ao telefone ou no IRC seriam conversação uma visita na web seria uma consulta e uma pesquisa de opinião da Audiência constituiria um registro Informação produzida por um fornecedor central Informação produzida pelo consumidor Distribuição controlada por um fornecedor 1) Transmissão 4) Registro Distribuição controlada pelo consumidor 3) Consulta 2) Conversação

12 Enfoque Tecnicista Interatividade Transmissão Consulta Conversação
Registro

13 Enfoque Mercadológico
Interatividade e interativo são usados como argumento de venda, não apenas de hardware e software, mas do mais diversos produtos e serviços. Potencial comercial da propaganda interativa e comércio online.

14 Enfoque Antropomórfico
“Ideal conversacional” - que considera qualquer reação do computador como um diálogo. Eu dialogo com a mensagem quando eu a construo ou a consulto.

15 Abordagem sistêmico-relacional de interação
É bastante comum ler-se que enquanto a comunicação de massa configura-se como “um-todos” (uma mensagem idêntica é enviada para todos a partir de um centro de distribuição, como na transmissão televisiva), as tecnologias informáticas permitem o que se chama de “um-um” ou “todos-todos”.

16 Perspectiva sistêmico-relacional
Enfatiza o aspecto relacional da interação e busca valorizar a complexidade do sistema interativo. Deve-se valorizar os processos que integram as ações dos comunicadores. Bateson (1980) sugere o exemplo do “fenômeno moiré”.

17 Interação e relacionamento
Fisher (1987) afirma que a comunicação é o relacionamento que os parceiros criam através da interação (com este itálico no prefixo o autor pretende salientar o “entre” da relação). A pessoa não comunica, mas, sim, se engaja em um processo de comunicação.

18 Relação entre indivíduos
Piaget (1973, p. 167), por sua vez, ao estudar a própria construção da inteligência, deixa claro que o fato primitivo não é “nem o indivíduo nem o conjunto de indivíduos, mas a relação entre indivíduos.

19 Conhecimento Concebido
O conhecimento concebido como relação, ou produto da relação, deve ser pensado como atividade e não como faculdade. É antes, ação, exercício, atividade, movimento, redes, relações, conexões.

20 Tipos de interação mediada por computador segundo uma abordagem sistêmico-relacional Interação Mútua
Na interação mútua, os interagentes reúnem- se em torno de contínuas problematizações e inventam soluções momentâneas para elas. Mesmo a relação entre os interagentes é um problema passível de constante negociação. Inclusive a reação mecânica será entendida como um tipo de interação.

21 Interação Mútua Na medida que os eventos interativos acontecem, o relacionamento define-se entre os participantes. A interação não é mera somatória de ações individuais. A interação faz com que ambos os indivíduos se modifiquem reciprocamente. Cada novo comportamento está vinculado às ações das interações anteriores. Uma das características presente nessa interação é a equifinalidade1. 1Desse modo, a eqüifinalidade do sistema significa que um certo estado final pode ser atingido de muitas maneiras e de vários pontos de partida diferentes.

22 Interação Mútua A construção do relacionamento, no entanto, não pode jamais ser prevista. Portanto o relacionamento também influencia no comportamento de ambos. Isso explica o termo “mútua” utilizado, onde visa salientar essa união entre os interagentes, o impacto que cada comportamento oferece ao interagente, ao outro e à relação.

23 Interação Reativa A interação reativa, em contrapartida depende da previsibilidade e da automatização nas trocas. É uma interação repetitiva, onde sempre existe uma mesma saída para uma mesma entrada. Ainda que os contextos possam variar uma mesma troca reativa pode ser repetida a exaustão, pois seguem caminhos previsíveis – uma troca infinita.

24 Interação Reativa Ainda é possível pensar em algo como uma multi- interação, visto que podemos ter tipos diferentes de interação simultâneas. Podemos citar que cada um interage com seu contexto e intrapessoalmente, em muitos casos tanto se pode estabelecer interações reativas quanto mútuas, simultaneamente.

25 FIM


Carregar ppt "ENFOQUES E DESFOQUES NO ESTUDO DA INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google