Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabriel Hipolito Alterado mais de 9 anos atrás
1
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
Fortaleza, 02/08/2011 Disponível em
2
O Convite Sala de aula, planejamento, avaliação e atuação da coordenação pedagógica. Gestão escolar: função social e papel dos gestores. O papel da escola diante da comunidade em que está inserida.
3
Em síntese, o FOCO O papel social da escola se concretiza no trabalho da sala de aula, mediado por diferentes instâncias de gestão.
4
o papel social da escola?
Qual seria, então, o papel social da escola?
5
A Escola precisa assumir seu papel de PROTAGONISTA no processo educativo de seus alunos.
Proto = o primeiro, o principal. Agon = luta. Agonistes = lutador. Protagonista quer dizer, então, lutador principal, personagem principal, ator principal.
6
em que processo educativo?
Lutadora principal em que processo educativo? O pleno desenvolvimento do aluno, Seu preparo para o exercício da cidadania e Sua formação para o mundo do trabalho.
7
Óbvio ??? E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos não por ser exato Mas pelo fato de poder tem sempre estado oculto Quando terá sido O ÓBVIO... Caetano Veloso
8
Pleno desenvolvimento do aluno
Que desenvolvimento? Que plenitude? O que significa ser completo, inteiro, total e absoluto nos tempos atuais, naquela comunidade concreta em que a escola se insere?
9
Preparo para o exercício da cidadania
Pertencer a um Estado Cidadania Formal Obedecer às suas Leis “direita” – excesso de intervenção Cidadania por Oposição ao Estado “esquerda” – defensor dos dominantes.
10
Preparo para o exercício da cidadania
É algo que se faz através de vivências concretas de cidadania na Escola, HOJE.
11
Preparo para o exercício da cidadania
Governante Potencial Bem comum Utopia Agir localmente e pensar globalmente
12
Formação para o mundo do trabalho carreiras estáveis e duradouras
profissões que eram exercidas por toda a vida, após um tempo de estudos que nos dava as bases necessárias para isso
13
Tempo de instabilidade de possibilidades criativas
e, ao mesmo tempo, de possibilidades criativas em termos de tempos, espaços e modos de trabalhar
14
Formamos nossos alunos para o trabalho futuro, do mundo pós-industrial, com uma economia baseada na informação e no conhecimento... ...ou para o mundo da Revolução Industrial, com uma economia baseada na máquina, na energia, na matéria-prima, na mão-de-obra e no capital?
15
O TRABALHO NA SALA DE AULA Índices e Estatísticas
Importância relativa A Escola que chega até o aluno é aquela da experiência vivida na sala de aula
16
Nossa própria experiência nos mostra
A experiência vivida na sala de aula conteúdos metodologias de trabalho avaliação Grande parte dos valores e fundamentos do que somos hoje.
17
metodologias de trabalho avaliação conteúdos Missão da SEDUC garantir educação básica com equidade e foco no sucesso do aluno, buscando o cuidado constante com a sua aprendizagem e o estímulo à sua permanência na escola.
18
Valores propostos pela SEDUC: qualidade, equidade, transparência,
metodologias de trabalho avaliação conteúdos Valores propostos pela SEDUC: qualidade, equidade, transparência, eficiência, ética e participação. Importância da Formação Docente
19
EXPRESSIVO-COMUNICATIVA
ESPECIALIDADE (conteúdos) SUBJETIVIDADE TÉCNICO-PEDAGÓGICA SOCIOCULTURAL
20
Profissional Reflexivo
Reflexão Individual Reflexão Coletiva Sobre as Práticas Conhecimento Teórico Conhecimento Técnico
21
Propondo um conceito para as diferentes instâncias de Gestão na Escola
Utilização racional de recursos para atingir objetivos determinados, com eficiência e eficácia
22
Que racionalidade nos orienta?
Uso RACIONAL ratio razão Que racionalidade nos orienta?
23
Pessoas não são recursos
Os serviços que prestam, sim Como temos lidado com os recursos humanos?
24
OBJETIVOS DETERMINADOS
Curto Prazo Missão da Escola Médio Prazo Longo Prazo
25
Para que Escola planejamos?
Determinados Intencionalidade Participação Planejamento ESCOLA CONCRETA Para que Escola planejamos?
26
fazer o que deve ser feito Como fazemos essa relação ao lidar
EFICÁCIA fazer o que deve ser feito Como fazemos essa relação ao lidar com as “coisas públicas”? EFICIÊNCIA fazer bem feito
27
A AÇÃO GESTORA SEGUNDO ESTE CONCEITO
O gestor atual, mais do que o domínio técnico de sua área, apresenta capacidades e conhecimentos que permitem caracterizá-lo como um especialista em resultados, em mudanças e em gente.
28
Habilidades Relacionais
Habilidades Técnicas Habilidades Relacionais Planejar Articular Desenvolver Mediar Controlar Coordenar Avaliar Capacitar
29
Habilidades Relacionais Habilidades Conceituais
Habilidades Técnicas Habilidades Relacionais Habilidades Conceituais Para que? Por que? Em que bases
30
Habilidades Conceituais QUE NOS DÃO IDENTIDADE PESSOAL E INSTITUCIONAL
Missão Institucional Visão Institucional Conjunto de Ações Conjunto de Valores QUE NOS DÃO IDENTIDADE PESSOAL E INSTITUCIONAL
31
Encerrando... Não existe o tempo: o que existe são memórias de lugares que foram significativos para nós... Bachelard Nossa narrativa de vida, portanto, resulta do conjunto dessas memórias... Que a Escola permita a todos a construção de uma narrativa de vida plena de realização pessoal, coletiva e profissional.
32
Perguntas do Público
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.