Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Brincando e aprendendo a viver
A ludicidade como fator de inclusão escolar e transformação social
2
Nosso ponto de partida Brincar tem um importante papel nas formas de subjetivação na contemporaneidade. Pode contribuir para estabelecer um novo senso de realidade a partir do qual é possível a participação social marcada por novos valores e princípios e por um novo imaginário.
3
Nosso ponto de partida O brincar contribui para isto através da vivência de ousadia, solidariedade, autonomia que propicia.
4
Características da contemporaneidade
Globalização Comunicação instantânea Volatilidade do capital Ação à distância Novos apartheids sociais - tribalismos Predominância da mídia na constituição do universo simbólico das grandes massas Declínio da esfera pública e da política nos moldes consagrados
5
Características da contemporaneidade
Crise ecológica Impasse histórico do socialismo Expansão dos fundamentalismos Novas formas de identidade social Cooperatividade superficial Autonomia = jeito de não precisar do outro Fragmentação do sujeito
6
Características da contemporaneidade
Compressão do tempo e do espaço => extrema rapidez nas mudanças Narrativas midiáticas X narrativas literárias do passado Sacrifica a constituição de uma narrativa de vida coerente para seus integrantes e produz a corrosão do caráter, quando as pessoas não mais vivenciam valores de lealdade, confiança, comprometimento, integridade e ajuda mútua nas suas relações.
7
Como pode a brincadeira contribuir para a inclusão e transformação social?
8
Inclusão X exclusão social
Exclusão não é desconexão de qualquer forma de vínculo social, mas basicamente exclusão de direitos, inclusive o direito de viver.
9
Brincar como um direito
Art. 7. da Declaração dos Direitos da Criança; Direito ao acesso ao patrimônio lúdico da humanidade; Direito a ser diferente e ser aceito mesmo assim, ou por isso mesmo; Expressão do direito de viver, porque brincar é uma forma de viver, de afirmar a vida.
10
A contribuição da perspectiva lúdica para a inclusão e transformação social
Brincar na escola propicia aprender e ensinar com prazer e significado, o que representa uma revolução nos padrões da escola e contribui para o sucesso escolar.
11
A contribuição da perspectiva lúdica para a inclusão e transformação social
Ter sucesso escolar é uma forma de inclusão escolar e, por conseguinte, social, pois representa o acesso ao direito da efetiva escolarização.
12
A contribuição da perspectiva lúdica para a inclusão e transformação social
O potencial do jogo para a transformação social está no fato de que se apóia no diálogo entre os estilos de vida e não se baseia na busca da homogeneidade e sim em uma comunicação entre pessoas, grupos e culturas que podem se influenciar mutuamente, rompendo o paroquialismo e garantindo a polivalência cultural.
13
A contribuição da perspectiva lúdica para a inclusão e transformação social
Torna as relações na escola e, por conseguinte, na sociedade, mais justas, mais humanas, mais solidárias, porque se fundamenta em uma visão da aprendizagem como processo associado à transformação e preconiza o acolhimento das diferenças.
14
Como o brincar promove a inclusão e a transformação social?
é múltiplo e não único supõe tempos diversos
15
Como o brincar promove a inclusão e a transformação social?
propõe estados e movimentos em direção à experiência da introspecção e do isolamento e da extroversão e cooperação exige diferentes modalidades de intervenção educativa é atraente, não por basear-se em materiais caros e coloridos ou ter estímulos abundantes, mas por ser instigante, provocante, desafiador
16
Como o brincar promove a inclusão e a transformação social?
dá lugar à ação (física e mental) permite a experiência da ordem, desordem e reordenação estimula a formação do laço social através da história contida nos jogos e brincadeiras e expressa pelos companheiros de jogo
17
Como o brincar promove a inclusão e a transformação social?
tem como premissa a atividade simbólica, estimulando a função representativa e o deslocamento, a simbolização dos impulsos, em detrimento da atuação
18
Como o brincar promove a inclusão e a transformação social?
implica regras, permitindo a vivência dos limites, das referências = é continente ensina a lidar com a necessidade de gratificação imediata, levando em consideração não apenas os seus interesses, mas igualmente os do grupo = aprendizado de sociabilidade alargada
19
Ponto de chegada? A boa utopia é aquela do mundo possível, sem guerras entre as nações, com os seres humanos com consciência da sua condição terrestre e de cidadão do mundo, com a constituição de uma confederação planetária, em oposição à utopia ruim, que crê ser possível buscar o fim do tédio e da infelicidade, num mundo de harmonia e reconciliação.
20
Ponto de chegada? Sorrir, rir, brincar também é resistir - à crueldade do mundo, visível nas relações predatórias dos homens e entre eles, naquilo que desintegra, separa. Esta forma de resistência se chama esperança (Morin).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.