A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOVIMENTO PENTECOSTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOVIMENTO PENTECOSTAL"— Transcrição da apresentação:

1

2 MOVIMENTO PENTECOSTAL www.centenarioadbrasil.org.br
LIÇÕES BÍBLICAS MOVIMENTO PENTECOSTAL AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ

3 A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL
CONCEITO: Pentecostes (em grego antigo πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], "o quinquagésimo [dia]"), comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. (LER LEVÍTICO 23.15,16) O Pentecostes é celebrado 50 dias depois da Páscoa. Páscoa (pesah = pular por cima). O anjo da morte passaria por cima das casas que tivessem o sangue aspergido sobre os umbrais. Então, a festa da páscoa era uma celebração da libertação da escravidão e da morte. Cristo é a nossa páscoa (1 Co 5.7). Ele morreu por nós para que a morte não tivesse domínio sobre nós. Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo. Por esta razão o dia de Pentescostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja, ou seja, o dia em que o discípulos foram capacitados para pregar o Evangelho (Lc 24.49; At 1.8) O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento, ou seja, movimento em que a descida do Espírito Santo sobre o povo de Deus é o principal fator.

4 ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE AS FESTAS JUDÁICAS
O Livro de Levítico, no capítulo 23, traz as festas solenes dos judeus. Estas eram convocações para que todo o povo se reunisse. As três principais festas eram: Páscoa (vv 4-8), Pentecoste (vv 15-25) e dos Tabernáculos (vv 33-48). Na festa da Páscoa, os judeus reuniam-se segundo as suas famílias, sacrificavam um cordeiro, retiravam todo o fermento de suas casas e comiam ervas amargas e recontavam toda a história da libertação da escravidão do Egito. Quando o Templo foi construído, a festa começou a ser comemorada lá (Dt ). Quando os pais de Jesus o perderam, eles estavam em Jerusalém para comemorar a Páscoa (Lc ). Nos dias atuais, os judeus comemoram a festa de outra maneira. As famílias se reunem para a solenidade, mas não sacrificam o cordeiro. A festa é chamada de Seder.

5 FATOS SOBRE O PENTECOSTES CRISTÃO
1) Surgiu no dia do Pentecostes (50 dias após a Páscoa). em Jerusalém, quando os discípulos foram “batizados” neste Espírito (At ). 2) Foi profetizado por Joel como um dia em que o Senhor derramaria do Seu Espírito sobre toda a carne (Jl ). 3) Continua sendo evidenciado de forma clara e visível em todos os lugares onde a Bíblia é exercida em sua totalidade.

6 PARA QUEM SE DESTINA A PROMESSA DO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO?
Jl At 2.39 Todos os que buscam recebem, e isto acontece para que possamos cumprir o ide de Jesus (Mt 28.19,20; Mc ). A história nos mostra grandes momentos de derramamento do Espírito Santo de Deus em várias épocas (propósitos específicos ocorridos após grande busca).

7 RECAPITULANDO: QUAL É O PROPÓSITO DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?
Capacitar o crente a pregar o Evangelho de Jesus Cristo com poder e autoridade (At ). Sendo assim, de maneira lógica, podemos observar que o Senhor deseja que todos sejam batizados neste Espírito.

8 O MOVIMENTO PENTECOSTAL
Começou com At 2 e continua até hoje, mas oficialmente quando este nome começou a ser utilizado? Em 1905, William J. Seymor, 34 anos, filho de ex-escravos, foi um estudante do notório pregador pentecostal Charles Parham e pastor interino de uma pequena igreja de santidade em Houston, Texas. Neely Terry, uma mulher afroamericana que participou de uma pequena igreja liderada por Julia Hutchins em Los Angeles, fez uma viagem para visitar alguns familiares em Houston ao final de 1905.[2] Estando em Houston, ela visitou a igreja de Seymour, onde ele pregou que a evidência do batismo no Espírito Santo era o falar em línguas, embora ele mesmo não houvesse experimentado essa experiência, Terry ficou impressionada com o seu caráter e mensagem. De volta em sua casa na Califórnia, Terry sugeriu que Seymour fosse convidado para falar na igreja local. Seymour recebeu e aceitou o convite em fevereiro de 1906, ele recebeu ajuda financeira e a bênção de Parham por sua visita prevista em um mês. Seymour chegou a Los Angeles em 22 de fevereiro de 1906, e por dois dias pregou na igreja de Julia Hutchins na esquina da rua Nona com avenida Santa fé. Durante seu primeiro sermão, ele pregou que falar em línguas era a evidência bíblica do no batismo no Espírito Santo. No domingo seguinte, 4 de março, ele voltou a igreja e soube que Hutchins fechara a porta com um cadeado. Os anciãos da igreja não aceitaram o ensinamento de Seymour, principalmente porque ele não havia experimentado nenhuma bênção de que estava pregando. A condenação de sua mensagem também veio da Associação da Igreja de Santidade do Sul da Califórnia, com a qual a igreja estava afiliada. Entretanto, nem todos os membros da igreja de Hutchins rejeitaram o ensinamento de Seymour. Ele foi convidado para se hospedar na casa de um membro da congregação, Edward S. Lee, e ali ele começou a fazer estudos bíblicos e reuniões de oração.

9 O VERDADEIRO PENTECOSTALISMO
As igrejas genuinamente pentecostais tem algumas características: Aceitam a soberania da Bíblia Sagrada, como a inspirada e inerrante Palavra de Deus (2 Tm 3.16); Mantém a pureza da sã doutrina, conforme encontramos na Bíblia (At 2.42; 1 Tm 4.16); Acreditam na atualidade do batismo com o Espírito Santo e dos dons espirituais (At 2.39); Cumprem integralmente as demandas da Grande Comissão que nos deixou o Senhor Jesus; Tem compromisso com a santidade, defendem o aperfeiçoamento da vida cristã através da oração e da leitura da Bíblia.

10 SE EXISTE O VERDADEIRO, EXISTE O FALSO
Algumas igrejas, na expectativa de atrair as pessoas começam a “inventar” coisas com base na atuação do Espírito Santo (Cl 2.18). Muitas delas, associam rituais africanos (SAL QUE PURIFICA – SAL GROSSO) católicos (ÁGUA BENTA) em seus cultos. Estas igrejas utilizam “amuletos” para que Deus faça alguma coisa, mas em nenhuma, NENHUMA, ocasião a Bíblia ensina estas coisas.

11 FATO!

12 O NEO-PENTECOSTALISMO
O Neopentecostalismo é uma vertente do evangelicalismo que congrega denominações oriundas do pentecostalismo clássico ou mesmo das igrejas cristãs tradicionais (batistas, presbiterianos, etc). Surgiram sessenta anos após o movimento pentecostal do início do século XX (1906, na Rua Azuza), ambos nos Estados Unidos da América. As igrejas neopentecostais se baseiam em uma doutrina conhecida como "confissão positiva", também chamada Teologia da Felicidade. De acordo com o Dictionary Of Pentecostal And Charismatic Movements (Dicionário dos Movimentos Pentecostal e Carismático), "Confissão positiva é um título alternativo para a teologia da fórmula do Uranio, tambem conhecido como fé ou doutrina da prosperidade promulgada por vários televangelistas contemporâneos, sob a liderança e a inspiração de Essek William Kenyon. A expressão "confissão positiva"pode ser legitimamente interpretada de várias maneiras. O mais significativo de tudo é que a expressão "confissão positiva" se refere literalmente a trazer à existência o que declaramos com nossa boca, uma vez que a fé é uma confissão. O grande problema desta “teoria” é que ela vem acompanhada de vários exageros, provenientes de misturas gnósticas e metafísicas, tais como: Se o crente está doente ou pobre ele está em pecado; Maldições Hereditárias; Possessão diabólica em crentes.


Carregar ppt "MOVIMENTO PENTECOSTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google