A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Arthur William Pereira da Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Arthur William Pereira da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Arthur William Pereira da Silva
Formação: Graduação em Administração (UNP); MBA em andamento em Gestão Empresarial (UNP); Mestrando em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (UFERSA); Cursando Ciências Contábeis (UFERSA). Experiência: Professor no curso de Administração (CEL); Professor no curso de Ciência e Tecnologia e Engenharia de Pesca (UFERSA).

2 O DIFERENCIAL COMPETITIVO DE TODA E QUALQUER ORGANIZAÇÃO SÃO OS SEUS TALENTOS HUMANOS.

3 Mas, o que é a gestão de pessoas?

4 CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS
“Liderar os talentos humanos diz respeito a uma função gerencial que prioriza a cooperação dos grupos de pessoas que desenvolvem atividades e tarefas nas organizações, buscando o alcance dos objetivos previamente determinados, sejam eles organizacionais ou individuais.”

5 O QUE É UM SISTEMA?

6 A ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA ABERTO
“sistema é um conjunto de elementos interativos que recebe entradas do ambiente, transforma-as e devolve as saídas para o ambiente externo”. As organizações devem ser observadas como um sistema aberto, ou seja, que sofre e recebe influências do meio. Essas influências interferem de forma direta nas atividades e tarefas desenvolvidas pelos grupos

7 SUBSISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS
os processos básicos na gestão de pessoas, são cinco, apresentados a seguir: “prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar as pessoas. Cada um desses processos dá origem a um subsistema de gestão de pessoas.

8 SUBSISTEMA DE PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
Cabe aos gestores organizacionais atraírem novos talentos do mercado que possam compor o quadro de funcionários/colaboradores das organizações.

9 SUBSISTEMA DE PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
Recrutamento de pessoas: “o recrutamento é o processo de localizar e incentivar candidatos potenciais a disputar vagas existentes ou previstas”. Três são as maneiras de recrutar pessoas: o recrutamento interno, o recrutamento externo e o recrutamento misto

10 SUBSISTEMA DE PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
Recrutamento de pessoas: Recrutamento interno. Assim, o recrutamento interno pode envolver: Transferências com promoções de pessoal. Programas de desenvolvimento de pessoal. Planos de encarreiramento (carreira) de pessoal. Transferência de pessoal. Promoções de pessoal.

11 SUBSISTEMA DE PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
Recrutamento de pessoas: Recrutamento externo. Chiavenato (2009, p. 163) sugere as seguintes técnicas, a saber: Arquivos de candidatos que se apresentam espontaneamente ou em outros recrutamentos. Apresentação de candidatos por parte dos funcionários da empresa. Cartazes ou anúncios na portaria da empresa. Contatos com sindicatos e associações de classe.

12 SUBSISTEMA DE PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
Recrutamento de pessoas: Recrutamento misto. Completando o processo de recrutamento interno e o processo de recrutamento externo, apresenta-se o processo de recrutamento misto. Os dois primeiros se complementam e se completam.

13 SUBSISTEMA DE PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
Seleção de pessoal: Etapa subsequente ao processo de recrutamento, a seleção de pessoas busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos disponíveis nas organizações, objetivando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho dos grupos de trabalho, como também a eficácia da organização.

14 SUBSISTEMA DE PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
Seleção de pessoal: Araújo (2009, p. 25) apresenta seis passos que caracterizam um processo de seleção, a saber: “entrevista preliminar, aplicação de testes psicológicos, dinâmica de grupo, finalização (entrevista para pré-contratação, seleção e outplacement (recolocação)).

15 SUBSISTEMA DE PROVISÃO DE RECURSOS HUMANOS
Seleção de pessoal: O processo de seleção caracteriza-se também como um processo de decisão. Uma vez feita a comparação entre as características que as organizações exigem e as características oferecidas pelos candidatos, apresenta-se a possibilidade de que alguns candidatos tenham condições aproximadamente equivalentes para serem direcionados ao órgão que requisitou a vaga de seleção.

16 Vídeo recrutamento e seleção de pessoas


Carregar ppt "Professor: Arthur William Pereira da Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google