A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOGOS SeGuRaNçA InterNet

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOGOS SeGuRaNçA InterNet"— Transcrição da apresentação:

1 Aqu@forum JOGOS SeGuRaNçA InterNet
III edição InterNet CENTRO DE COMPETÊNCIA TIC DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃOI DE SANTARÉM Cidália Marques – - Cristina Novo –

2 Após deixar os livros no sofá ela decidiu lanchar e entrar online.
Assim, ligou-se com o seu nome de código (nick): Docinho14. Procurou na sua lista de amigos e viu que Meteoro123 estava ligado. Enviou-lhe uma mensagem instantânea: Docinho14: Oix. Que sorte estares aí! Pensei que alguém me seguia na Rua hoje. Foi mesmo esquisito! Meteoro123: Lol. Vês muita TV. Por que razão alguém te seguiria? Não moras num local seguro da cidade? Docinho14; Com certeza. Lol. Acho que imaginei isso porque não vi ninguém quando me virei. Meteoro123: A menos que tenhas dado o teu nome online. Não fizeste isso, pois não? Docinho14: Claro que não. Não sou idiota, já sabes. (…)

3 (…) Pegou na caneta e anotou o que sabia de Docinho até agora.
Seu nome: Susana aniversário: Janeiro 3, Idade.: 13. Cidade onde vive: Porto. Passatempos: vólei, inglês, natação e passear pelas lojas. Além desta informação sabia que vivia no centro da cidade porque lho tinha contado recentemente. Sabia que estava sozinha até às 6.30 todas as tardes até que os pais voltassem do trabalho. Sabia que jogava volei às quintas-feiras de tarde com a equipa do colégio, os Gatos de Botas. O seu número favorito, o 4, estava estampado na sua camisola. Sabia que estava no oitavo ano no colégio da Imaculada Conceição. Ela tinha contado tudo em conversas online. (…)

4 (…) Depois do jogo, ele sentou-se num dos bancos enquanto ela falava com o treinador. Ela apercebeu-se do seu sorriso mais uma vez quando passou ao lado. Ele acenou com a cabeça e ela devolveu-lhe o sorriso. Ele confirmou o seu nome nas costas da camisola. Sabia que a tinha encontrado. Silenciosamente, caminhou a uma certa distância atrás dela. Eram só uns quarteirões até casa dela. Quando viu onde morava voltou ao parque e entrou no carro. Agora tinha que esperar. Decidiu comer algo até que chegou a hora de ir à Casa da menina. Foi a um café e sentou-se. Mais tarde, nessa noite, Susana ouviu vozes na sala. "Susana, vem cá!", chamou o seu pai. Parecia perturbado e ela não imaginava porquê. Entrou na sala e viu o homem do parque no sofá. "Senta-te aí", disse-lhe o pai, "este senhor acaba de nos contar uma história muito Interessante sobre ti". Susana sentou-se. Como poderia ele contar-lhes qualquer coisa? Nunca o tinha visto senão nesse mesmo dia! "Sabes quem sou eu?" perguntou o homem. "Não", respondeu Susana.

5 POR ONDE GOSTAM AS CRIANÇAS E JOVENS DE NAVEGAR?

6 O COMPUTADOR AJUDA –OS A APRENDER?
Sim claro, se a criança for orientada pelo seu professor. Jogar sem objectivo, não leve a lado nenhum. Jogar sob a orientação do professor ajuda a criança a desenvolver a sua: autonomia, criatividade, espírito de trabalho em equipa e a aprofundar conhecimentos. O uso da tecnologia pela tecnologia, não melhora a aprendizagem da criança. Mas jogar no computador na escola ou fora da escola não significa somente brincar. Jogar é das primeiras manifestações do bebé: joga com a mãe/pai, com os seus cabelos, com os olhos ou a boca. Joga ao esconde-esconde tapando a cara. Joga mais tarde às mães e às filhas ou ao faz de conta na garagem ou na carpintaria.

7 COMO POSSO AJUDAR ? Encoraje o seu filho a partilhar as suas experiências na Internet consigo. Utilize a Internet juntamente com ele. Ensine o seu filho a confiar nos seus instintos. Se ele se sentir nervoso devido a alguma coisa que se passa on-line, pode confiar em si. Recomende ao seu filho que nunca revele o seu endereço, número de telefone, ou outras informações pessoais, tais como que escola frequenta, ou os locais para onde gostam de ir brincar, hobbies, etc.. Certifique-se de que o seu filho tem consciência de que as regras do bom comportamento não se alteram só pelo facto de estar a comunicar através de um computador. Recomende ao seu filho que deve respeitar a propriedade das outras pessoas on-line. Explique-lhe que fazer cópias ilegais do trabalho de outras pessoas – música, videojogos e outros programas – é considerado roubo. Diga ao seu filho que nunca deverá encontrar-se pessoalmente com alguém que conheceu on-line. Explique-lhe que os amigos feitos on-line podem não ser quem dizem ser. Ensine ao seu filho que nem tudo o que lê ou vê on-line é verdade. Encoraje-o a esclarecer as suas dúvidas consigo, com um professor ou outro adulto em quem confie. Ensine ao seu filho que, na Internet, a diferença entre certo e errado é a mesma que no mundo real. Logo, deve respeitar as outras pessoas on-line, como o faz em presença.

8 É POSSÍVEL NAVEGAR EM SEGURANÇA EM QUALQUER IDADE?
Sim claro. Ter software antivírus activo e actualizado; usar uma “firewall” pessoal; assunto; anexos; cuidado com ficheiros em formato zip. não abrir mensagens que avisam de perigos (reais?); não correr programas de origem desconhecida; não enviar informação confidencial por ; Proteger as informações pessoais; verificar os comentários regularmente; fotografias: seleccionar o que devo publicar; cuidado com os comentários que se aceitam; atenção aos vírus, este espaço não é imune; Nunca revelar toda a identidade.

9 É POSSÍVEL NAVEGAR EM SEGURANÇA EM QUALQUER IDADE? (continuação)
Respeitar os direitos de autor; acautelar as pesquisas que se fazem com as crianças; não admitir violência gratuita, bem como situações que reportem imagens chocantes; não fomentar discursos extremistas.

10 APRENDER A JOGAR ONDE? LOGOS E ENDEREÇOS Era uma vez… Júnior
História do dia ClicMat CiberActividades R21 Catraios Cidade da Malta TICciência Ciência a brincar Ciência em casa Ciência divertida

11 O COMPUTADOR PODE RESOLVER OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM?
O computador é mais um recurso à disposição do professor, dos alunos e das famílias. O profissional de educação deve decidir usá-las sempre que elas tenham vantagem para a aprendizagem dos alunos. O computador na Escola serve o processo de ensino e aprendizagem. O computador por si só não é mais motivador para a aprendizagem. A utilização do computador não resolve casos de insucesso escolar CONTUDO actualmente em inúmeras situações é o melhor dos recursos de que TODOS nós podemos dispor.

12 … Escrever textos Trocar correspondência Fazer vídeos
Mas o computador serve para … Escrever textos Trocar correspondência Fazer vídeos Comunicar com outras pessoas Navegar na Internet Desenhar Gerir contas- Bancos on-line Pesquisar informação Efectuar operações Matemáticas

13 ? Sintomas físicos: agitação psicomotora;
COMO POSSO NOTAR A DEPENDÊNCIA DO MEU FILHO PELA INTERNET? Sintomas físicos: agitação psicomotora; secura dos olhos; dores de cabeça. Distanciamento da família e dos amigos. Um utilizador médio de computador passa 12 horas por semana on-line. Já pensou quantas horas por semana está o seu filho online ?

14 Cuidados a ter: CYBERBULLYING cyber + bullying
(tecnologia) (maus-tratos) o bully transtorna a sua vítima, ameaçando-a, denegrindo a sua imagem, causando-lhe desconforto, sofrimento e stress. Cuidados a ter: Instalar software de prevenção de cyberbullying; Mudar de conta de correio electrónico se sofrer ameaças; Guardar as mensagens de cyberbullying; Informar os responsáveis pelos sítios de Internet, os servidores de telemóvel, usando uma hotline como a Linha Alerta . Não partilhar dados pessoais;

15 O fruto proibido é o mais apetecido.
ESTE É UM ASSUNTO SÉRIO, MAS LEMBRE-SE: O fruto proibido é o mais apetecido.

16 Que cuidados devemos ter com os nossos filhos à medida que crescem?
Como prevenir alguns problemas em casa e/ou que soluções posso adoptar? Como posso notar a dependência do meu filho pela Internet? Será que o meu filho quando está a jogar está a aprender? Quais os jogos ou programas indicados para uma criança do 1º ciclo? A utilização do computador pode resolver os problemas de aprendizagem do meu filho?

17 Questões para os pais: Tem ligação à Internet em casa? Sim Não Usa pelo menos uma vez por mês a Internet? Sim Não Onde tem o computador lá de casa? No meu quarto Na sala No escritório No quarto do meu filho Outro local Sabe qual o site (página da Internet) preferido do seu filho? ________


Carregar ppt "JOGOS SeGuRaNçA InterNet"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google