A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini."— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini

2 O que é Oficina Criativa?
É uma metodologia de trabalho, de atendimento individual ou grupal, composto de certas etapas, no qual o cliente expressa criativamente suas imagens internas por meio de uma experiência artística para, posteriormente, organizar o conhecimento intrínseco a esse fazer expressivo.

3 Despertar o criativo Objetivo da Oficina
A arte e a expressão funcionam como facilitadores para o despertar criativo, estabelecendo uma relação positiva com seu mundo, ampliando seu conhecimento.

4 FORD, Donna e HARRIS, J. John apud Young, 1985, p. 78
“Criatividade é aquela atitude pela qual nós nos realizamos...Criatividade é a realização do nosso potencial...É a imaginação do nosso lado lógico com nosso lado intuitivo...Criatividade é mais que espontaneidade, é também uma deliberação. É um pensamento divergente, pois converge em alguma solução: não apenas gera possibilidades, mas também escolhe entre elas. É mais que originalidade, que só pode expressar só o bizarro...Criatividade é um avanço e uma mudança, como também é uma expressão de continuidade com o passado.” FORD, Donna e HARRIS, J. John apud Young, 1985, p. 78

5 Para quem? Crianças Adolescentes Adultos Terceira Idade
A Oficina Criativa pode ser aplicada a qualquer indivíduo ou grupo de pessoas que estiverem interessadas: Crianças Adolescentes Adultos Terceira Idade Não há nenhuma contra indicação ou restrição de sexo, religião ou raça.

6 Áreas de Atuação Educacional Social Saúde Empresarial

7 Processo da Oficina Criativa
A Oficina tem uma estrutura organizadora que acontece em 4 etapas: Sensibilização Expressão livre e Elaboração Transposição da linguagem Avaliação

8 O propósito da sensibilização é:
Estabelecer uma relação diferenciada com o mundo Aumentar a sensibilidade Estimular as percepções sensoriais O cliente é convidado a tocar o “si mesmo”, a se adentrar no seu mundo interno e se possível entrar em contato com seu inconsciente.

9 Estratégias Exercícios lúdicos Atividades Corporais
Imaginação Ativa ou Dirigida As atividades desenvolvidas visam a relação do cliente com a situação.

10 Expressão livre e elaboração
O cliente expressa livremente a experiência vivida na sensibilização através da linguagem não verbal. O que foi sentido, vivido se corporifica no trabalho artístico. As imagens, os sentimentos, os símbolos ganham uma forma. O cliente elabora e “re-elabora” os seus conteúdos internos e se expressa utilizando-se dos diversos recursos artísticos: Pintura, Desenho, Modelagem, Construção com sucatas, Escultura, Música, Dança

11 “Uma distância reflexiva começa a ser trazida à consciência e o cliente começa a elaborar. Esse momento é de um valor inestimável, pois cada um trabalha simbolicamente na qualidade do poder ser original, único e criativo dentro do encontrar recursos para clarear e delinear seu conteúdo pessoal.” ALLESSANDRINI, Cristina Dias. Oficina Criativa e Psicopedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996, p. 43.

12 Transposição da Linguagem
Nesta etapa há a possibilidade do cliente “re-significar” o processo vivido na oficina pela linguagem verbal e escrita. As imagens internas são “re-organizadas” pela criação de textos, mensagens, frases, poemas, histórias, etc. É o momento do pensar, de colocar em “ordem” os sentimentos descobertos, de se organizar internamente.

13 Avaliação É o tempo de olhar e poder “re-ver” cada etapa, compreendendo conteúdos ainda não explicitados, ou avaliando a experiência vivida através da linguagem verbal.

14


Carregar ppt "OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google