A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WEBQUEST HISTÓRIA A – 10º ano Profª Elisabete Cristóvão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WEBQUEST HISTÓRIA A – 10º ano Profª Elisabete Cristóvão"— Transcrição da apresentação:

1 WEBQUEST HISTÓRIA A – 10º ano Profª Elisabete Cristóvão
O RENASCIMENTO "uma nova visão do Mundo e do Homem" introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão WEBQUEST HISTÓRIA A – 10º ano Profª Elisabete Cristóvão

2 HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão
O RENASCIMENTO introdução Nos séculos XV e XVI, a Europa abre-se ao mundo e ultrapassa as crises da Idade Média, iniciando uma época de um dinamismo civilizacional notável - a Época Moderna. É o tempo do Renascimento, movimento cultural iniciado na Itália que, baseado na Antiguidade Clássica, faz do homem o centro do conhecimento, da cultura e da beleza artística, contagiando toda a Europa. É o tempo em que os países ibéricos aportam conhecimento, de experiência feito, de novas terras e novos mares, contribuindo para a vivência universalista da cultura do Renascimento. A proposta de trabalho que vos faço, também é a de partir em viagem… à descoberta deste período da História. Na bagagem devem levar curiosidade, empenho e responsabilidade, pois vão tomar rumos diferentes e a turma conta aprender com a exposição de cada grupo. Cliquem abaixo em tarefas e embarquem! Atenção que devem estar de regresso ao fim de seis aulas! introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

3 HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão
O RENASCIMENTO tarefas O que fazer? Juntar-se a um colega; Escolher um tema ao lado; Realizar uma pesquisa atentamente; Organizar a informação e as atividades realizadas num Portefólio; Ter presente as indicações complementares do Guião de Estudo que lhe foi entregue; Preparar uma apresentação à turma, oralmente, apoiada em powerpoint ou outro suporte com imagens/multimédia. Como começar? Clicar no menu processo em baixo e lançar “mãos à obra”! O ALARGAMENTO DO CONHECIMENTO DO MUNDO A GEOGRAFIA CULTURAL EUROPEIA DE QUATROCENTOS E QUINHENTOS OS CAMINHOS ABERTOS PELOS HUMANISTAS AS ELITES CORTESÃS E BURGUESAS A REINVENÇÃO DAS FORMAS ARTÍSTICAS O RENASCIMENTO PORTUGUÊS introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

4 HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão
O RENASCIMENTO processo Como fazer? Devem clicar sobre o vosso tema e seguir as indicações associadas. O ALARGAMENTO DO CONHECIMENTO DO MUNDO A GEOGRAFIA CULTURAL EUROPEIA DE QUATROCENTOS E QUINHENTOS OS CAMINHOS ABERTOS PELOS HUMANISTAS AS ELITES CORTESÃS E BURGUESAS A REINVENÇÃO DAS FORMAS ARTÍSTICAS O RENASCIMENTO PORTUGUÊS introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

5 O RENASCIMENTO processo Para fazer é preciso saber: Como fazer?
O ALARGAMENTO DO CONHECIMENTO DO MUNDO Para fazer é preciso saber: Quais os progressos náuticos e cartográficos da época; Qual foi o contributo dos portugueses na renovação do saber; acerca da natureza e do mundo; O que foi a revolução coperniciana; Conceitos: EXPERIENCIALISMO; MENTALIDADE QUANTITATIVA; HELIOCENTRISMO… Como fazer? Clicar em recursos e consultar as fontes indicadas; Redigir um texto e ilustrá-lo com mapas e imagens; Construir um quadro de acordo com o modelo: Elaborar uma biografia de uma personalidade marcante; Incluir tudo num Portefólio organizado. PROGRESSOS NO CONHECIMENTO – SÉCS. XV-XVI Área do conhecimento Descobertas Personalidade introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

6 O RENASCIMENTO processo Para fazer é preciso saber: Como fazer?
A GEOGRAFIA CULTURAL EUROPEIA DE QUATROCENTOS E QUINHENTOS Para fazer é preciso saber: Por que é que o Renascimento surgiu na Itália; Quais as cidades mais brilhantes no Quattrocento e no Cinquecento e por que razões; Como é que este movimento se difundiu na Europa; Quais os principais centros culturais europeus; Conceitos: ÉPOCA MODERNA; RENASCIMENTO ; MECENATO. Como fazer? Clicar em recursos e consultar as fontes indicadas; Redigir um texto esclarecedor das questões anteriores e ilustrá-lo com mapas / imagens; Fazer uma biografia de um grande mecenas; Incluir tudo num Portefólio organizado. introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

7 O RENASCIMENTO processo Para fazer é preciso saber: Como fazer?
OS CAMINHOS ABERTOS PELOS HUMANISTAS Para fazer é preciso saber: Quem são e o que fazem os humanistas; Comparar teocentrismo com antropocentrismo; Evidenciar o espírito crítico dos humanistas; Explicar em que consistem as utopias; Conceitos: HUMANISMO; ANTROPOCENTRISMO. Como fazer? Clicar em recursos e consultar as fontes indicadas; Redigir um texto com a informação recolhida; Construir um quadro de acordo com o modelo: Redigir uma biografia de um humanista e ilustrá-la; Incluir tudo num Portefólio organizado. Humanistas / Escritores Nacionalidade Principais Obras introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

8 O RENASCIMENTO processo Para fazer é preciso saber: Como fazer?
AS ELITES CORTESÃS E BURGUESAS Para fazer é preciso saber: Quem são as elites cortesãs e quais os seus luxos; Quais as qualidades do cortesão ideal; Quem são os grandes mecenas e por que praticam o mecenato; Destacar o crescente papel cultural da mulher na sociedade cortesã; Conceitos: CIVILIDADE; MECENATO. Como fazer? Clicar em recursos e consultar as fontes indicadas; Redigir um texto com a informação recolhida; Elaborar uma biografia de um humanista e ilustrá-la; Incluir tudo num Portefólio organizado. introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

9 O RENASCIMENTO processo Para fazer é preciso saber: Como fazer?
A REINVENÇÃO DAS FORMAS ARTÍSTICAS Para fazer é preciso saber: Quais as fontes de inspiração dos artistas da Renascença; Demonstrar que conseguiram superar os seus modelos; O que é a perspectiva linear e a perspectiva aérea; Identificar o espírito racionalista da época nas intervenções urbanísticas dos vários arquitetos; Conceitos: CLASSICISMO; NATURALISMO; PERSPECTIVA. Como fazer? Clicar em recursos e consultar as fontes indicadas; Redigir um texto e ilustrá-lo com imagens que o reforcem; Elaborar uma biografia de um artista e ilustrá-la; Construir um quadro de acordo com o modelo: Incluir tudo num Portefólio organizado. ARTE DA RENASCENÇA Pintura Escultura Arquitectura Influências clássicas Inovações renascentistas Principais obras / Artistas introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

10 O RENASCIMENTO processo Para fazer é preciso saber: Como fazer?
O RENASCIMENTO PORTUGUÊS Para fazer é preciso saber: Quem foram os reis portugueses que se notabilizaram como mecenas e como se manifestou a sua acção nesse campo; Quais os vultos mais destacados nas artes e letras entre nós; Por que tardou em aqui a afirmação da arquitectura renas- centista; Conceito: MANUELINO. Como fazer? Clicar em recursos e consultar as fontes indicadas; Redigir um texto e ilustrá-lo com imagens de obras emble- máticas da pintura e arquitectura da renascença portuguesa; Elaborar uma biografia de um humanista, escritor ou artista português da época e ilustrá-la; Construir um quadro de acordo com o modelo: Incluir tudo num Portfólio organizado. ESTILO MANUELINO: era assim chamado porque… Estrutura dos edifícios Elementos decorativos Monumentos emblemáticos introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

11 O RENASCIMENTO recursos Para saber é preciso ver: introdução tarefas
Pijoan, José – História do Mundo, vol.7, Publicações Europa-América, 1973 (assunto: Renascimento, Humanismo italiano) Pinto, Ana Lídia e outros – HISTÓRIA DA ARTE Ocidental e Portuguesa, Das Origens ao Final do Século XX, Porto Editora, Porto, 2001 (assunto: arte) Reis, António (dir.) – Sabatina, Guia de Formação Escolar, vol. História, Marina Editores, Setúbal, 1999 (assunto: Renascimento, progressos científicos) Rodrigues, Fernando C. – Didacta - Enciclopédia Temática ilustrada, vol. Arte e História, Beta-Projectos Edit., Lisboa, 1988 (assunto: arte) Manuais de História A de 10º ano (Módulo 3: unidades 3.1, 3.2, 3.3) Manuais de História de 8º ano (Tema E: unidade E2) Enciclopédias (procurar entradas relativas aos conceitos e personalidades pretendidas) (para o Renascimento, em geral) (para o alargamento da compreensão da natureza) (para a revolução cosmológica) (para os conceitos, a arte e os vultos do Renascimento – pesquisar entradas desejadas seguir links associados) (para a arte) (para esclarecer dúvidas várias sobre esta época pode seguir os links associados) E outros sites que descubram… mas sejam criteriosos – o rigor científico é muito importante! Na dúvida, cruzem com as informações da bibliografia impressa e/ou perguntem à vossa professora de História! introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

12 HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão
O RENASCIMENTO avaliação Itens de avaliação Critérios a observar Pontuação Total Desempenho individual Autonomia 10 20 200 Pontos = valores Cumprimento das tarefas / responsabilidade Desempenho em par Interactividade Respeito pelo colega Produto Final Portefólio Pertinência e organização da informação seleccionada 50 120 Abordagem de todos os itens do processo Correcção ortográfica e gramatical Apresentação gráfica Apresentação oral Encadeamento do discurso e clareza da linguagem 15 40 Recursos utilizados Capacidade de esclarecer dúvidas colocadas introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

13 HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão
O RENASCIMENTO conclusão No final desta viagem terão pesquisado, ouvido os colegas… aprendido como o Homem renascentista se inspirou nos clássicos e foi capaz de inovar e revolucionar na literatura, nas artes, no conhecimento, superando-os. Terão constatado como valorizou os prazeres terrenos, demonstrou talentos vários, perseguiu o êxito, criticou as injustiças do seu tempo… Thomas More e Damião de Góis, dois humanistas amigos de Erasmo, pagaram com a vida a firmeza de convicções e a independência de espírito nos difíceis tempos da Reforma e Contra-Reforma que estudaremos a seguir. Para reflexão e descontração, deixo-vos um desafio: Por que não ver o filme “Um homem para a eternidade” , de Fred Zinnemann? Ou ler o livro “A Sala das Perguntas” de Fernando Campos? Para autoavaliação, a proposta da realização de um teste de escolha múltipla ou das atividades lúdicas dos “Passatempos de História” , online no site da nossa escola. introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

14 HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão
“A Man for All Seasons” (Um Homem para a Eternidade – 1966: 115m) VENCEDOR DE 6 OSCARES 1967, INCLUINDO O DE MELHOR FILME Sinopse: Para se divorciar da sua esposa e poder contrair matrimónio com Ana Bolena, Henrique VIII procura obter o apoio da aristocracia. Mas Sir Thomas More, um ferveroso católico e homem de confiança do monarca, depara-se com uma encruzilhada: deverá actuar de acordo com as suas ideias, arriscando-se a sofrer a ira de um rei corrupto e habituado a mandar executar quem considere traidor? Ou deve ceder perante Henrique VIII que não tem qualquer pudor em adaptar a lei às suas próprias necessidades? Realizado por Fred Zinnemann e com um elenco excepcional (Robert Shaw, Orson Welles, Susannah York e Vanessa Redgrave), Um Homem para a Eternidade é um dos grandes filmes da história do cinema. Se quiser valorizar o seu desempenho na disciplina de História A, realizando um trabalho extra para avaliação, pode entregar uma ficha de observação do filme Peça um modelo à sua professora! (voltar) HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

15 HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão
A SALA DAS PERGUNTAS de Fernando Campos Edição: DIFEL Colecção: Literatura Portuguesa Neste romance Damião de Góis viaja pela Europa do segundo quartel do séc. XVI e dá-nos a conhecer o Portugal contraditório da glória dos descobrimentos, dos primeiros sinais da decadência e dos começos da Inquisição. Vai a Antuérpia, à feitoria portuguesa, ver junto ao Escalda a faina do embarque e desembarque das mercadorias. Dá um salto a Londres para conversar com Henrique VIII e com Tomás Moore e passa em Vitemberga para almoçar e merendar com Lutero e Melâncton. Em Gdansky conhece os mercadores da Hansa, assiste, no porto, ao carregamento de mastros das florestas do norte para as naus portuguesas… Regressa à Flandres, e matricula-se na universidade de Lovaina e, ao defendê-la de um cerco de tropas francesas, é feito refém só resgatável a peso de ouro... regressa à pátria para ser perseguido por ter amor à verdade e para ser finalmente acusado ao Santo Ofício, preso nos cárceres da Inquisição, inquirido sobre a sua consciência na sala das perguntas dos Estaus... Pelo caminho, os amores de Magda e Lena, o casamento com Joana… Medite com os grandes pensadores da época nos essenciais problemas da fé e do destino do homem... E, já que tem o privilégio de estar no início do século XXI, faça o balanço e verifique se a humanidade tem, de então até hoje, feito progressos ou não... Se quiser valorizar o seu desempenho na disciplina de História A, realizando um trabalho extra para avaliação, pode entregar uma ficha de leitura do livro Peça um modelo à sua professora! (voltar) HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão


Carregar ppt "WEBQUEST HISTÓRIA A – 10º ano Profª Elisabete Cristóvão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google