A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Livro do Eclesiastes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Livro do Eclesiastes."— Transcrição da apresentação:

1 O Livro do Eclesiastes

2 Crítico Lúcido Realista Porém,
O aparente pessimismo do Livro do Eclesiastes, pode desconcertar bastante o leitor. Porém, na realidade, trata-se de um livro profundamente crítico, lúcido e realista sobre a condição humana.

3 Vaidade das vaidades ! Tudo é vaidade !
Este livro dá aos Cristãos a oportunidade de ver o mundo por meio dos olhos de uma pessoa que, apesar de muito sábio, está tentando encontrar sentido em coisas humanas e temporárias. Quase todas as formas de prazer mundano são exploradas pelo Pregador, e nenhuma delas lhe dá sentido algum. Vaidade das vaidades ! Tudo é vaidade !

4 Este livro foi escrito num tempo em que o povo era dominado e sem nenhuma esperança de futuro melhor. Foi no domínio da Grécia. O autor – que muitos dizem ser de Salomão - faz um balanço sobre a vida, e busca apaixonadamente uma saída para a realização da pessoa humana.

5 Quais os caminhos para a realização da vida e a busca da felicidade ?

6 O autor desmonta todas as ilusões com que o homem se engana :
Riqueza Poder Ciência Prazeres Status social, Trabalho para enriquecer,etc... Coloca-se diante da fria realidade: “que proveito tira o homem de todo o trabalho que faz com fadiga, debaixo do sol?”

7 Vejamos, que lição ! Em vez de cair no desespero, o autor descobre
novas saídas. Primeiro, descobre Deus, como o Senhor absoluto do mundo e da história Isto é, devolve a Deus a realidade de ser Deus. Depois descobre Deus sempre presente, dando o dom concreto da vida para o homem.

8 Isso leva a pessoa humana a descobrir a própria realização como abertura para viver intensamente o momento presente. Assim descobre como o “momento” é aquele da relação com o Deus que dá a vida.

9 Intensamente vivido, o presente se torna experiência da eternidade, saciando a sede que temos da vida.

10 Este livro nos faz refletir sobre o TEMPO. Ler Ecl 3,1-8.
Um dos textos mais lindos do Eclesiastes.

11 O vida é breve e, no fim das contas, inútil sem Deus.
O autor aconselha o leitor a concentrar-se em um Deus eterno, em vez dos deuses de prazeres temporários.

12 Cabe agora uma pergunta:- “que presente de vida resta para a pessoa, quando ela é impedida de usar o resultado do trabalho que suas próprias mãos produzem?”

13 1 – Foi clara a mensagem do livro?
Deu para perceber a bela lição que nos traz? 2 – Qual foi essa lição? Qual a mensagem do livro? 3 – Desta reflexão, o que você leva, para a vida?

14 Texto: Bíblia Ivo Storniolo Euclides Balancin Internet:- Igreja Luterana Imagens: Internet Formatação: I.M.Eunice Wolff


Carregar ppt "O Livro do Eclesiastes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google