A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia Mundial G5.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia Mundial G5."— Transcrição da apresentação:

1 Economia Mundial G5

2 Questões à serem desenvolvidas!
O espaço geográfico reflete a evolução da sociedade, ou não? Quais são as diferenças entre o espaço geográfico atual e no passado? Quais são as rugosidades que você já percebeu na cidade?

3 Técnicas Agrícolas! Pousio Rotação de culturas

4 Agricultura itinerante
queimada da floresta e aproveitamento de cinzas; comunitária; as técnicas e os instrumentos são arcaicos; Policultura.

5 Quais foram as consequências da evolução das técnicas?
Acumulação de riquezas! Surgimento do “dono” da terra, o Senhor e os “Servos”. Divisão da sociedade em classes!!!

6 Dos Feudos ao capitalismo!
O espaço territorial era pequeno; Pouca mobilidade e aumento da população. Por quê? Redução dos conflitos. Surgimento do artesão; Forte pressão para: Expedições comerciais ; Cruzadas;

7 Com o crescimento do comércio surge a...
Burguesia: cidade dos Burgos! Feudalismo perde a importância... A acumulação do lucro, gera o capital para aperfeiçoar as técnicas.

8 O que aconteceu com a evolução das técnicas?
Países passaram a dominar outros territórios no mundo; Controlavam e se tornavam países hegemônicos... Surge a DIT

9 G 8

10 Com o acúmulo do capital, onde foi investido?
1ª Revolução Industrial Fatores: Capital acumulado; Matéria prima (jazidas ferro na Inglaterra); Energia (jazidas de cravão na Inglaterra); População: Mercado consumidor; Mão de obra. Quais eram os meios de transporte?

11 Como foi a evolução dos meios de transporte?
2ª Revolução Industrial Aço como matéria prima; Petróleo como fonte de energia. Consequência: Grandes inovações; Rivalidade entre potências imperialistas; Produção em massa: Taylorismo e Fordismo.

12 Produção em massa! Modelo TAYLORISTA
Objetivo: acabar com o desperdício, a ociosidade e morosidade operária... O aperfeiçoamento se conquista com a especialização (...) divisão do trabalho em tarefas específicas (...) no ritmo das máquinas... Motivos: mão-de-obra pouco qualificada; trabalhadores eram imigrantes analfabetos; Alguns não falavam o mesmo idioma.

13 Produção em massa! Modelo FORDISTA - Henry Ford
Coloca em prática as teorias de Taylor. Objetivo: produzir com custo reduzido para a sociedade de massa; carros exatamente iguais... Manchete! “Em 1905, a Ford tinha 33 fábricas nos Estados Unidos e 19 no estrangeiro. Todas produziam o mesmo carro negro, o Ford ‘T’ – o carro de ‘todo o mundo’ –, fabricando quinze milhões de exemplares de maneira Padronizada”.

14 “O automóvel está destinado a fazer do Brasil uma grande nação
“O automóvel está destinado a fazer do Brasil uma grande nação!” (1919) - Quem foi o autor desta frase? - Qual foi o interesse com esta frase? Empresas se associaram a instituições bancárias (...) Bolsas de Valores ... Ações; Processo de concentração de capitais (...) fusões e incorporações – monopolização; Com a crise de Busca de novos mercados.

15 E o liberalismo econômico?
Adam Smith ( ); O mercado regula a economia; Estado: segurança e ordem. Obras de infraestrutura ... Pouca mudança na DIT Regime fordista: Divisão da produção- cada trabalhador realiza apenas uma tarefa... Regime taylorista: Tempo cronometrado; fixação de posto; e esteira...

16 3ª Revolução Industrial
A partir da 2ª G.M. potência mundial EUA. Revolução técnico-científica / surgimento da Tecnologia. Avanços da robótica e da genética- Ênfase na década de 90-internet. Rapidez nos meios de transporte e informação. Consequências? Cada vez menos da mão-de-obra – Desemprego estrutural

17 Produção enxuta! Modelo TOYOTISTA
Concepção "enxuta“(clean, magra, sem gorduras). Eliminação do estoque. Objetivo: Eliminar o estoque e o desperdício, produzindo somente o que for necessário, JIT - "just in time". Passou a produzir automóveis com larga escala de cores, sem gerar custos adicionais – “Customização”. Ajustes rápidos e flexíveis das máquinas. Fábricas menores e descentralizadas, por quê?

18 Sedes das maiores transnacionais


Carregar ppt "Economia Mundial G5."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google