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Sejam Bem-Vindos à primeira palestra do projeto Nascer Bem...

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Apresentação em tema: "Sejam Bem-Vindos à primeira palestra do projeto Nascer Bem..."— Transcrição da apresentação:

1 Sejam Bem-Vindos à primeira palestra do projeto Nascer Bem...

2 NASCER BEM OBJETIVOS: Fase 1:
* Fornecer informações e orientações para empreendedores que pretendem iniciar um negócio, sobretudo na elaboração do Plano de Negócio. Foto: Stock.Schng O Projeto Nascer Bem é composto por 02 fases distintas: Fase 01: O empreendedor está buscando as informações iniciais antes de abrir suas portas. Nesta fase o objetivo é: “Fornecer informações e orientações para empreendedores que pretendem iniciar um negócio, sobretudo na elaboração do Plano de Negócio.” Fase 02: O empreendimento já está em funcionamento e o empreendedor busca melhorias, ajustes e apoio. Nesta fase o objetivo é: “Identificar a necessidade de melhorias nos processos de gestão e produção, construindo conjuntamente, soluções que visem o crescimento e sustentabilidade dos pequenos empreendimentos.”

3 NASCER BEM OBJETIVOS: Fase 2:
* Identificar a necessidade de melhorias nos processos de gestão e produção, construindo conjuntamente, soluções que visem o crescimento e sustentabilidade dos pequenos empreendimentos . Foto: Stock.Schng O Projeto Nascer Bem é composto por 02 fases distintas: Fase 01: O empreendedor está buscando as informações iniciais antes de abrir suas portas. Nesta fase o objetivo é: “Fornecer informações e orientações para empreendedores que pretendem iniciar um negócio, sobretudo na elaboração do Plano de Negócio.” Fase 02: O empreendimento já está em funcionamento e o empreendedor busca melhorias, ajustes e apoio. Nesta fase o objetivo é: “Identificar a necessidade de melhorias nos processos de gestão e produção, construindo conjuntamente, soluções que visem o crescimento e sustentabilidade dos pequenos empreendimentos.”

4 Nascer Bem – FASE 1 Nascer Bem – FASE 2 Visita Consultor
Atendimento Inicial Visita Consultor (diagnóstico) Palestras Plano de Ação Consultoria/ Capacitação Treinamento Cada uma das 02 fases apresentadas seguem este fluxo: Fase 1: 1º. Atendimento Inicial – quando o cliente vem até o Sebrae buscando informações e é direcionado para o Projeto Nascer Bem 2º. Palestras – São 05 temas de palestras englobando os temas: - “Empreendedorismo” – Que fala dos Comportamentos e Competências do Empreendedor - “Comece Certo” – Aborda a importância de desenvolver um Plano de Negócios e como. - “Planejando a Abertura de sua empresa” – Como, onde, com quais instrumentos o empreendedor busca suas informações no mercado, para entender melhor seu negócio e tomar decisões. - “Buscando Recursos Financeiros” – Com a presença de parceiros de instituições financeiras, aborda a necessidade e a forma de preparar-se antes de buscar recursos de terceiros. - “Boas Práticas na Produção de Alimentos” – Higiene e manipulação dos alimentos. 3º. Treinamento – Aborda a prática dos Comportamentos Empreendedores, o estudo do Mercado, da Viabilidade Financeira, com tarefas diárias para colaborar na confecção do seu Plano de Negócios. 4º. Aconselhamento – 01 hora disponível com Consultor credenciado do Sebrae para aconselhamento e tirar suas dúvidas sobre seu empreendimento e o Plano de Negócios. Fase 2: 1º. Visita do Consultor – Consultor vai ate a empresa. 2º. Plano de Ação – Busca informações e elabora um Plano de Ação especifico. 3º. Consultoria / Capacitação – Este Plano de Ação pode englobar soluções de Consultoria e/ou Capacitação 4º. Monitoramento do Sebrae – Todo o processo e monitorado pelo Sebrae. Aconselhamento Monitoramento do Sebrae

5 Empreendedorismo O caminho para o próprio negócio
Palestra: Empreendedorismo O caminho para o próprio negócio Esta palestra aborda o tema “EMPREENDEDORISMO – O CAMINHO PARA O PRÓPRIO NEGÓCIO”

6 OBJETIVOS Compreender quem é o empreendedor;
Conhecer as Competências do Empreendedor e sua importância. Foto: Stock.Schng Os objetivos desta Palestra são: Compreender quem é o empreendedor; Conhecer as Competências do Empreendedor e sua importância. ANTES DE INICIAR OS SLIDES DA PALESTRA, MOSTRAR O DVD COM O VÍDEO CORRESPONDENTE À PALESTRA “EMPREENDEDORISMO”.

7 REFLEXÃO O que leva uma pessoa a ser empresário?
A realidade de ser empresário. Foto: Stock.Schng “Nem tudo são flores, os espinhos sempre estão juntos...”

8 (Louis Jacques Filion)
O Empreendedor: “O Empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza uma visão”. (Louis Jacques Filion) “O Empreendedor é alguém que sonha e transforma o seu sonho em realidade”. (Fernando Dolabela)

9 Empreendedores são importantes para o desenvolvimento econômico?
Importância dos Empreendedores Empreendedores são importantes para o desenvolvimento econômico? Foto: Stock.Schng Por que?

10 BRASIL – Um país Empreendedor
Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) Taxa de Empreendedores em estágio Inicial (até 42 meses de vida): Brasil é o 6º no ranking – tem cerca de 18,8 milhões de empreendedores = 15,3% da população adulta com 18 a 64 anos. Média = 11,2%

11 Existe diferença? Motivações para Empreender Por NECESSIDADE
Por OPORTUNIDADE Existe diferença?

12 Motivações para Empreender
“Empreendedorismo por OPORTUNIDADE vem crescendo, mas o número de negócios por NECESSIDADE ainda é grande”. Foto: Stock.Schng

13 Motivações para Empreender
Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) Média nos Países de Renda Alta: 76% por oportunidade e 17% por necessidade. Média nos Países de Renda Média: 64% por oportunidade e 32% por necessidade. No Brasil: 61% por oportunidade e 39% por necessidade.

14 78,7% sobrevivência 21,3% mortalidade Mortalidade das MPE’s
Pesquisa de sobrevivência e mortalidade das MPE’s no MS (SEBRAE Nacional ), no primeiro ano de atividade. 78,7% sobrevivência 21,3% mortalidade

15 94,3% sobrevivência 5,7% mortalidade Pesquisa Projeto Nascer Bem
Sobrevivência e Mortalidade – Empresas formais e informais atendidas na 2ª fase do Nascer Bem em 2007 (10/2008) 94,3% sobrevivência 5,7% mortalidade

16 Refletindo sobre o Empreendedor:
Empreendedor nasce pronto? É possível ensinar alguém a ser empreendedor? Foto: Stock.Schng

17 Os Empreendedores e as Oportunidades
“Onde outros vêem CRISE, PROBLEMAS, CAOS, CONFUSÃO... EMPREENDEDORES enxergam OPORTUNIDADES!”

18 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Descobrir oportunidades de negócio é a principal Competência do Empreendedor. Foto: Stock.Schng

19 O que eu poderia fazer a mais ou de diferente neste ramo de atividade?
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES O que eu poderia fazer a mais ou de diferente neste ramo de atividade? Quais as NECESSIDADES mal atendidas ou não atendidas na sua região? Que PROBLEMAS as pessoas estão enfrentando?

20 Qual o diferencial que o consumidor apreciaria neste setor?
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES Qual o diferencial que o consumidor apreciaria neste setor? Existe a possibilidade de expansão?

21 Elefante no circo  Artistas com Sincronia
PARADIGMAS Ex: Cirque du Soleil Elefante no circo  Artistas com Sincronia Pensar diferente / Enxergar diferente / Reaprender / Experimentar Perguntar-se sempre: “Porque não”?

22 Paradigmas X Negócios Previsões na História dos Negócios:
“Tudo o que podia ser inventado já foi inventado”. (Charles H. Duell, comissário do escritório de patentes do EUA, 1899) “A TV nunca será concorrente do rádio, pois as pessoas precisam sentar e fixar os olhos na tela. A família americana não tem tempo para isso”. (NY Times, 1939)

23 Paradigmas X Negócios “Acredito que haja um mercado mundial para, talvez, uns 5 computadores”. (Thomas Watson, presidente IBM, 1943) “640Kbytes devem ser suficientes para qualquer pessoa”. (Bill Gates, Presidente da Microsoft, 1981)

24 Fontes de Idéias Observação de problemas e necessidades não atendidas em sua plenitude; Idéias que deram certo em outros lugares; Experiência como consumidores;

25 Fontes de Idéias Empregos anteriores, capacidades e competências pessoais; Tendências do ambiente e mudanças demográficas e sociais; Caos econômico, crises, atrasos; Franquias, patentes, feiras e exposições;

26 Fontes de Idéias Revistas especializadas e centros de pesquisa (universidades e institutos de pesquisas não-lucrativos); Contatos profissionais; Negócios já existentes, melhorando, acrescentando algo novo, combinando de uma forma nova.

27 IDÉIA X OPORTUNIDADE Idéias todos nós temos o tempo todo e por trás de uma real oportunidade tem sempre uma idéia, mas nem todas as grandes idéias são boas oportunidades de negócio.

28 IDÉIA X OPORTUNIDADE Somente se ficar concluído a VIABILIDADE do negócio é que a IDÉIA torna-se uma OPORTUNIDADE. Foto: Stock.Schng

29 Competências do Empreendedor CAPACITAÇÃO GERENCIAL
REFLEXÃO PESSOAL OPORTUNIDADE VIABILIDADE DECISÃO AÇÃO Implantação - Crescimento Plano de Negócios Influências

30 Competências onhecimento (Saber) abilidade (Saber Fazer) titude (Fazer)

31 O Empreendedor e suas Competências
Ser um Empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo de uma montanha; é conhecer a montanha e o tamanho do desafio; planejar cada detalhe da subida; saber o que você precisa levar e que ferramentas utilizar; encontrar a melhor trilha; estar comprometido com o resultado; ser persistente; calcular os riscos; preparar-se fisicamente; acreditar na sua própria capacidade; e começar a escalada... Fonte: Aprender a Empreender - Sebrae

32 Competências do Empreendedor
Estabelecimento de Metas: Visão clara e específica do futuro, onde quero estar/chegar. Busca de Oportunidade e Iniciativa: Observa as Necessidades e Problemas existentes na comunidade e eventuais oportunidades relacionadas. Fonte: EMPRETEC – ONU/Sebrae

33 Competências do Empreendedor
Busca de Informações: Pesquisar, estudar, conversar, conhecer... Planejamento e Monitoramento Sistemáticos: Pensar e colocar as idéias no papel para acompanhar o desenvolvimento de cada etapa do projeto. Fonte: EMPRETEC – ONU/Sebrae

34 Competências do Empreendedor
Correr Riscos Calculados: Avaliar alternativas e calcular os riscos, buscando minimizar os riscos ou controlar os resultados. Persistência: Não desistir, agir repetidamente ou mudar de estratégia, para alcançar seu objetivo (Meta) Fonte: EMPRETEC – ONU/Sebrae

35 Competências do Empreendedor
Comprometimento: Assumem Responsabilidade Pessoal no cumprimento de acordos, prazos e padrões previamente estabelecidos. Foco na Solução ao invés de foco no problema e nos “culpados”. Fonte: EMPRETEC – ONU/Sebrae

36 Competências do Empreendedor
Exigência de Qualidade e Eficiência: Encontrar maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato. Persuasão e Rede de Contatos: Desenvolver “Network” e convencer pessoas-chave a colaborar na conquista de seus objetivos. Fonte: EMPRETEC – ONU/Sebrae

37 Competências do Empreendedor
Independência e Autoconfiança: Buscar autonomia, por confiar na sua capacidade, baseado em sua experiência e preparação. Fonte: EMPRETEC – ONU/Sebrae

38 Aprendizado e Superação
A pesquisa da ONU apontou que os empreendedores de sucesso já “quebraram” em outros empreendimentos. A grande diferença é que esses puderam aprender com as experiências negativas tornando-as em “trampolins” para seu Sucesso! Além das 10 Características do Comportamento Empreendedor, duas outras se destacam: Assumem Responsabilidade Pessoal Foco na Solução ao invés de foco no problema e nos “culpados”. Pergunta-se: “O que é que EU posso fazer para ?” Fracasso = Aprendizado Na pesquisa da ONU foi apontado que os empreendedores de sucesso já “quebraram” em outros empreendimentos.

39 Auto-avaliação O que é importante para minha auto-realização? Persigo meus objetivos? Desejo vencer? Conheço bem todas as minhas habilidades e talentos? E as minhas limitações? Quais meus pontos fortes e pontos fracos?

40 Auto-avaliação Como tenho lidado até hoje com os obstáculos que a vida oferece? Com persistência e determinação? Qual a minha capacidade, disponibilidade de dedicação?

41 Auto-avaliação Estou disposto a trabalhar mais de oito horas por dia e em todos os dias da semana, se necessário? Sou suficientemente disciplinado? Estou disposto a correr todos os riscos inerentes ao negócio?

42 Auto-avaliação O capital que possuo é suficiente para abrir o negócio e ainda permite que eu me mantenha até que a empresa comece a render seus frutos? Preciso convencer alguém? Expor minhas idéias? Incentivar?

43 www.sebrae.com.br Quer saber mais? Teste do seu perfil empreendedor:
Empretec: Blog – Empreendedorismo no MS:

44 Palestra: Comece Certo - Planejamento e Análise :
Sugestão: Palestra: Comece Certo - Planejamento e Análise : Como desenvolver um Plano de Negócios? Apresentar os principais aspectos a considerar na criação de um novo negócio. Foto: Stock.Schng


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