A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária Morgado de Mateus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária Morgado de Mateus"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária Morgado de Mateus
Área de Projecto Ambiente Urbanismo Trabalho Realizado por: Catarina Martins nº 4 8ºa Diana Lopes nº8 8ºa Marcela Aleixo nº12 8ºA Samuel Gonçalves nº17 8ºA Professora: Silvina Guerra Vila Real, Dezembro 2010

2 Índice Hino de Vila Real; Poema de Miguel Torga; Introdução;
Entrevista ao arquitecto Cesário Matos; O que é o urbanismo?; História de Vila Real; Imagens de como era Vila Real antes e depois; Conclusão; Bibliografia.

3 Hino de Vila Real III À tua sombra descansa, Deposta a lanças, Bravo «Espadeiro»; Ai! guardas em um jazigo O grande amigo Do Rei primeiro! A tuas santa madrinha Foi rainha Santa imortal, Que, num sorriso de amor, Te converteu numa flor Do jardim de Portugal! (Côro) Vila Real Oh! que linda és! Tens o Corgo aos pés Em adoração! Vila Real, Como és gentil Canta-te o Cabril Beija-te o Marão! Vila Real, Vila Real, Vila Real!... Ornada de tantas galas, Oh! abram alas; Uma princesa. É filha de um rei troveiro, Sonho primeiro D´aurea beleza. O nome cheio de encanto, Que eu amo tanto, Também o diz: Real d´aspecto e de graça A sorrir para quem passa, A filha de D. Dinis. II Teus filhos, linda princesa, Tua nobreza sempre te herdaram, E nos campos de batalha Nunca á metralha Costas voltaram; É ver o bravo Araújo E aquele marujo Diogo Cão... Pelotas e Alves Roçadas Brandiram suas esposas A lutar por teu brasão.

4 Hino à beleza duriense À proa dum navio de penedos,
A navegar num doce mar de mosto, Capitão no seu posto De comando, S. Leonardo vai sulcando As ondas Da eternidade, Sem pressa de chegar ao seu destino. Ancorado e feliz no cais humano, É num antecipado desengano Que ruma em direcção ao cais divino. Lá não terá socalcos Nem vinhedos Na menina dos olhos deslumbrados; Doiros desaguados Serão charcos de luz Envelhecida; Rasos, todos os montes Deixarão prolongar os horizontes Até onde se extinga a cor da vida. Por isso, é devagar que se aproxima Da bem-aventurança. É lentamente que o rabelo avança Debaixo dos seus pés de marinheiro. E cada hora a mais que gasta no caminho É um sorvo a mais de cheiro A terra e a rosmaninho! Miguel Torga

5 Introdução Este trabalho vai ser elaborado a pedido da Professora de Área de Projecto. O grande tema é o Ambiente e o subtema é o “Urbanismo”. Com este trabalho pretendemos saber mais sobre a evolução urbanística em Vila Real. Em primeiro lugar, apresentaremos um breve historial de como nasceu Vila Real. Vila Real tem evoluído bastante nestas últimas décadas. No entanto, o crescimento nem sempre foi o mais ordenado e a cidade ainda apresenta, a par das zonas urbanísticas novas, edifícios com valor histórico mas degradados como poderão ver neste trabalho.

6 Entrevista

7 O que é o Urbanismo? Influência dos grandes centros populacionais sobre os habitantes das aldeias; Urbanização - conjunto das questões relativas à estética e à ordenação das cidades; estudo que tem por objectivo a adaptação das cidades às necessidades dos homens.

8 História de Vila Real Vila Real é a capital do Distrito de Vila Real, da Região Norte e sub-região do Douro e tem cerca de habitantes. Vila Real é uma cidade de belos monumentos, onde se destacam os templos e as casas nobres. Antigamente era conhecida como a Corte de Trás-os-Montes, devido ao facto de nela habitarem e terem Palácio os Marqueses de Vila Real. Esta família nobre, tinha uma estreita ligação familiar com a Casa Real Portuguesa.

9 Nos finais do século XI, em 1096, o conde D
Nos finais do século XI, em 1096, o conde D. Henrique atribui foral a Constantim de Panóias, como forma de promover o povoamento da região. Em 1272, como novo incentivo ao povoamento, D. Afonso III atribuiu foral para a fundação, prevista para um local diferente do actual, provavelmente o lugar da Ponte da freguesia de Mouçós. Em 1289, o rei D. Dinis, funda efectivamente a Vila Real de Panóias, que se tornará a cidade actual. No entanto, em chamava-se «Vila Rial».

10 A localização privilegiada, no cruzamento das estradas Porto-Bragança e Viseu-Chaves, permite um crescimento sustentado. Com o aumento da população, Vila Real adquiriu, no século XIX, o estatuto da capital de distrito. Em 1922 foi criada a diocese de Vila Real. A criação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 1986, embora já viesse a acontecer no ano 1979, contribuiu para o aumento demográfico e revitalização da população. Nos últimos anos, foram criados em Vila Real vários equipamentos culturais, que trouxeram um novo dinamismo à cidade. Foram valorizadas várias áreas da cidade, como o antigo Bairro dos Ferreiros e a área envolvente do Rio Corgo.

11 Actualmente, Vila Real vive numa fase de crescente desenvolvimento, a nível industrial, comercial e dos serviços, com relevo para a saúde, o ensino, o turismo, etc.

12 Monumentos importantes de Vila Real
Torre de Quintela

13 Santuário de Panoias

14 A evolução urbanística de Vila Real
Capela Nova

15 Estação ferroviária Estação ferroviária antigamente
Estação ferroviária actualmente

16 Panificadora em ruínas
Obra do arquitecto Nadir Afonso

17 Solar dos brocas

18 Casa Diogo Cão

19 Palácio de Mateus

20 Ponte de ferro Ponte de ferro antigamente Ponte de ferro actualmente

21 Sé de Vila Real

22 Conclusão Com este trabalho ficámos a saber como evoluiu Vila Real.
Apesar de Vila Real ter evoluído ainda há vestígios das civilizações mais antigas, como é o caso de Panoias. Nem sempre evoluiu muito ordenadamente, como se verifica em determinadas construções que fazem parte do crescimento urbanístico. Verificámos também que melhorou em termos de infra-estruturas culturais, mas há ainda muito a fazer no que diz respeito a espaços verdes. Gostámos muito de fazer este trabalho, pois ajudou-nos a conhecer melhor a nossa cidade.

23 Bibliografia


Carregar ppt "Escola Secundária Morgado de Mateus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google