Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Governança de TI: A Experiência da RNP
Ricardo Tulio Gandelman Escritório de Desenvolvimento Organizacional Governança de TI Outubro de 2012
2
Agenda: O que é e para que serve O que não é
Preciso de Governança de TI? Por onde começo? Onde posso ter ajuda? A experiência da RNP
3
O que é e para que serve a Governança de TI
Processo que busca garantir o uso eficaz e eficiente da TI, para permitir que a organização atinja seus objetivos. (Gartner) ou Garantir que a TI agregue valor ao negócio (TCU)
4
O que é e para que serve a Governança de TI (cont.)
Controlar o que TI faz Eficiência e eficácia Definir quem participa das decisões de TI Alinhar TI à estratégia e negócios (missão, visão e valores)
5
O que é e para que serve a Governança de TI (cont.)
Ajudar TI a gerar e agregar valor Conformidade, gestão de risco e de segurança da informação Fornecer diretrizes para a Gestão da TI
6
O que é e para que serve a Governança de TI (FIM)
Trata-se de DECIDIR sobre TI O que: papéis e responsabilidades da TI, arquitetura de TI, infraestrutura, sistemas, investimentos e priorização Quem: decide, patrocina, é consultado e informado (RACI) Como: comitês
7
O Que Não é a Governança de TI
Governança NÃO é gestão! Não cuida do dia a dia da TI: Projetos Serviços Soluções Decisões técnicas (calma!)
8
Preciso de Governança de TI?
Se a alta direção não vê a TI como estratégica, não faça nada! Governança só funciona com patrocínio Viabiliza a gestão de TI TCU (questionário de perfil de Governança de TI)
9
Por onde começo? Levantamento de maturidade ajuda na visão da TI (como estamos) Onde quero chegar? Defina critérios de priorização Obtenha consenso (comitês) Alinhamento com a alta direção Trabalho de longo prazo
10
Onde posso ter ajuda? ISACA SISP: Gestão de Projetos e Planejamento Estratégico de TI ESR: cursos de governança Outras organizações Consultorias especializadas
11
A experiência da RNP Instituição do EDO Apoio consultivo Levantamento de Maturidade Capacitação e Conscientização Priorização de processos Comitê de TI Desenho de processos transversais: PETI e gestão de mudanças
12
RICARDO TULIO GANDELMAN
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.