A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

um novo caminho para você…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "um novo caminho para você…"— Transcrição da apresentação:

1 um novo caminho para você…
Programa RAFCAL um novo caminho para você…

2 75% das pessoas que emagrecem voltam a engordar nos primeiros meses
Estima-se que 43% da população adulta do Brasil esteja com massa corpórea superior a considerada normal. Um quarto dos homens e metade das mulheres estão em luta contra a balança. (Veja abril de 2007). 75% das pessoas que emagrecem voltam a engordar nos primeiros meses 80 a 95% das pessoas que emagrecem recuperam o peso em 05 anos

3 O que causa e ou mantêm a obesidade
Hábitos Alimentares Inadequados Sedentarismo Herança genética Emoções em desequilíbrio

4 Por que? “Muitas pessoas apesar de saberem tudo o que precisam fazer para emagrecer, emagrecem mas não conseguem manter-se magras?”

5 Porque EMAGRECER não é apenas uma questão de Fechar a boca
Porque EMAGRECER não é apenas uma questão de Fechar a boca. EMAGRECER e MANTER-SE MAGRO (A) é um processo complexo que exige atenção e esforço continuados!

6 Reeducação Afeto Cognitiva do Comportamento Alimentar
Programa RAFCAL Reeducação Afeto Cognitiva do Comportamento Alimentar

7 O que é o Programa RAFCAL?
O RACAL é um plano de ações, uma metodologia utilizada no contexto da psicoterapia que auxilia você a compreender a sua situação de sobrepeso ou obesidade, a conhecer seu padrão alimentar e imagem corporal. Favorece a percepção de como os estados emocionais interferem no peso e como lidar com emoções que boicotam o êxito da dieta. A identificar a existência de possíveis compulsões e a realizar adequadamente o monitoramento do seu peso . Além dos aspectos citados a psicoterapia com ênfase no emagrecimento e manutenção de peso investiga sete áreas do comportamento, como relacionamentos, vida profissional e outras visando encontrar fatores que possam interferir no comportamento alimentar. Mas não é só, visamos atingir bem estar global, pois emagrecer é apenas um aspecto que deve ser atingido. O foco principal é a manutenção do peso magro e principalmente o seu bem estar geral.

8 Em Síntese o RAFCAL é Uma psicoterapia com ênfase no comportamento alimentar, com um roteiro estruturado para atender quem está com excesso de peso, visando gerar novos comportamentos frente a alimentação e promover suporte emocional para a manutenção das conquistas de emagrecimento. Inicia-se com o atendimento semanal. Quando as mudanças já estão sendo alcançadas e sustentadas as consultas passam a ser quinzenais e finalmente mensais para o acompanhamento. É complementar ao trabalho do médico em diferentes especialidades, do nutricionista, professor de educação física e terapêuticas afins, numa perspectiva interdisciplinar considerando as causas multifatoriais da obesidade.

9 Para quem o RAFCAL é indicado?
Para pessoas com histórico de sobrepeso, obesidade, que de longa data lutam sem sucesso contra a balança. Também para pessoas que desejam acompanhamento pré e pós cirúrgico (cirurgia bariátrica) e também para pessoas que se interessam por comportamento alimentar saudável e qualidade de vida.

10 Quanto Tempo dura o Tratamento?
Importante lembrar que o ganho de peso não acontece de uma hora para outra. O emagrecimento saudável deve ser lento e gradual. Como o RAFCAL é uma psicoterapia com ênfase no comportamento alimentar, requer tempo pois estamos falando em mudança de hábitos. O respeito a individualidade é fundamental por isso cada pessoa fará seus progressos em seu tempo. No entanto seis meses é um tempo em que podemos conferir mudanças significativas.

11 Quem realiza o Tratamento?
Por se tratar de comportamento, o psicólogo é o profissional indicado. No entanto na psicologia há várias especialidades, e nem todos os profissionais trabalham com esse enfoque. No sobrepeso e ou obesidade há várias particularidades que precisam ser observadas. Quanto ao RAFCAL há vários psicólogos que adotam a metodologia do RAFCAL, tendo passado por curso de capacitação. Há também nutricionistas que adotam os princípios do RAFCAL, tendo passado por treinamento (Confira no site em afiliados).

12 Desde quando o RAFCAL é utilizado?
Desde 1998 quando os primeiros atendimentos foram realizados. A metodologia foi passando por aperfeiçoamento pela prática clínica. Em 2004 recebeu o nome RAFCAL – Reeducação Afeto Cognitiva do Comportamento Alimentar e registro da marca com o lançamento do livro Psicologia do Emagrecimento pela Editora Revinter – Rio de Janeiro. A autora é a psicóloga Clínica Maria Marta Ferreira (CRP08/07401) que estuda e pesquisa o tema com grande interesse. O método contou com a parceria do psicólogo e educador Marcos Meier co autor do referido livro. Em 2005 foi realizado o primeiro curso de capacitação para psicólogos em Curitiba, após esse novos cursos já foram realizados. Com os treinamentos vários psicólogos e nutricionistas já adotam o RAFCAL como referência em sua prática clínica. *Atualmente sob orientação do CRP 08 e em parceria com a Universidade Positivo estamos em processo de pesquisa visando tornar a metodologia cientificamente reconhecida.

13 O RAFCAL é mais que dieta,
é MUDANÇA!

14


Carregar ppt "um novo caminho para você…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google