A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Distúrbios Alimentares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Distúrbios Alimentares"— Transcrição da apresentação:

1 Distúrbios Alimentares
O Espelho do Adolescente Distúrbios Alimentares

2 Introdução Os distúrbios Alimentares, como Anorexia e Bulimia, começam cada vez mais cedo a fazer parte da vida de alguns adolescentes. Foi essa a principal razão que nos motivou a realizar este trabalho. Pretendemos alertar os jovens de modo a que não sejam as próximas vítimas deste problema. Esperamos que o nosso trabalho sirva para ajudar aqueles que se encontram nestas situações ou que estão prestes a fazer parte deste “mundo”.

3 Índice Introdução Índice Anorexia Bulimia Obesidade Conclusão
Bibliografia

4 Anorexia

5 O que é? A Anorexia é um transtorno alimentar caracterizado pela limitação da ingestão de alimentos, devido à obsessão de magreza e o medo mórbido de ganhar peso. Como? A perda de peso nas pessoas com Anorexia é obtida através da redução do consumo alimentar total, embora alguns pacientes possam começar “a dieta" excluindo da sua alimentação aquilo que entendem como sendo alimentos altamente calóricos. Nos casos mais graves o paciente adopta métodos adicionais de perda de peso, os quais incluem a auto-indução de vómito, uso indevido de laxantes ou diuréticos e prática de exercícios intensos ou excessivos. Tipos… Existem 2 tipos de Anorexia: Tipo Restritivo - (a perda de peso é conseguida principalmente através de dietas, jejuns ou exercícios excessivos.) Tipo Purgativo – (É quando o paciente se envolve regularmente em compulsões de comer, seguidas de purgações. A maioria dos pacientes com Anorexia que comem compulsivamente também fazem purgações mediante vómitos auto-induzidos ou uso indevido de laxantes, diuréticos,…) Uma em cada cinco meninas com nove anos de idade fazem dieta porque, na escola, os colegas gozam com o seu aspecto físico! Uma em cada 100 mulheres, induzem o vómito para perder peso!

6 Causas: Interacção socio-cultural mal adaptada Factores biológicos
Especial vulnerabilidade de personalidade

7 Bulimia

8 O que é? As complicações mais comuns da Bulimia podem ser:
A bulimia nervosa é um transtorno alimentar associado com a anorexia nervosa, com o porém em que a pessoa bulímica tende a ter períodos onde alimenta-se em excesso, seguido pelo sentimento de culpa, por causa do ganho de peso. Para eliminar esse excesso, a pessoa bulímica exercita-se demais, vomita o que come, e/ou faz uso excessivo de laxantes e diuréticos. As complicações mais comuns da Bulimia podem ser: -Dores musculares e cãibras - Inflamação na garganta pelos efeitos do vómito -Cáries dentárias -Desidratação e desnutrição -Desiquilíbrio electrolítico, com franqueza e desmaios -Vómitos com sangue -Face inchada e dolorida por inflamação das glândulas salivares

9 Os sintomas mais frequentes são:
- Comer compulsivamente em forma ataques de fome e a escondidas, - Preocupação constante em torno da comida e do peso, - Condutas inapropriadas para compensar a ingestão excessiva com o fim de não ganhar peso, tais como o uso excessivo de fármacos, laxantes, diuréticos e vómitos auto-provocados. - Manutenção do peso pode ser normal ou mesmo elevado, - Erosão do esmalte dentário, podendo levar à perda dos dentes, - Mudanças no estado emocional, tais como depressão, tristeza, sentimentos de culpa e ódio para si mesma. Todas as estatísticas apontam que 90% das pessoas portadoras de Transtornos Alimentares são mulheres e, entre elas, aquelas com idade entre 14 e 18 anos, embora, hoje em dia, cada vez mais essa idade venha decrescendo perigosamente para meninas menores de 12 anos. Os padrões de beleza actuais e a rejeição social à obesidade feminina fazem com que as adolescentes sintam um impulso incontrolável de estar tão delgadas como as "top models" que a publicidade e os meios de comunicação apresentam diariamente no glamour da glória e do sucesso.

10 Obesidade

11 O Que é? Porque é? A obesidade é caracterizada pelo acumulo excessivo de gordura corporal, o que afecta gravemente a saúde. Existem vários causas para que uma pessoa se torne obesa: O ambiente socioeconómico, cultural e educativo; O ambiente individual e familiar; Os pais sofrerem da mesma doença; Aumento de ingestão de alimentos; Redução da actividade física; A Obesidade não apresenta qualquer tipo de sintoma. A não ser em termos de beleza, que hoje em dia, o peso aceitável é a baixo do que deveria ser normal. E faz alguma contaminações na pele entre as dobras da gordura.

12 Curiosidades… A obesidade é um factores de risco elevado para outras doenças e distúrbios, entre eles: Hipertensão arterial; Doenças cardiovasculares; Doenças cérebro-vasculares; Diabetes Mellitus tipo II; Cancro; Osteoartrite; Coledocolítiase; Distúrbios lipícidos; Distúrbios menstruais; Infertelidade;

13

14 Bibliografia http://www.genciencia.com/images/anorexia.jpg

15 Trabalho Realizado Por: Ana Rita Charola 10º11 Nº3 Sílvia Cruz 10º12 Nº25


Carregar ppt "Distúrbios Alimentares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google