A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Música...3:36.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Música...3:36."— Transcrição da apresentação:

1 Música...3:36

2 Amanhã, 28 agosto 2013, relembra-se os 50 anos de um dos discursos mais famosos da humanidade...6:26

3  Fant. 1978, dez anos após... 4abr1968, o pastor que pregava pela liberdade entre negros e brancos nos EUA foi morto com um tiro na cabeça. James Earl Ray, foi preso pelo crime, mas a hipótese de conspiração ainda persiste... 8:53

4 J.Brown, por consciência ou ganância? ...05:43
Em 1968, em seguida ao assassinato de Martin Luther King, o cantor James Brown fez um show em sua homenagem. O concerto uniu brancos e negros e impediu uma guerra civil nos EUA... J.Brown, por consciência ou ganância? ...05:43 Música época...2:02

5 Enem12a - Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça. KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago Disponível em: Acesso em: 30 nove (adaptado). O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam a) a conquista de direitos civis para a população negra. b) o apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano. c) a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista. d) a incorporação dos negros no mercado de trabalho. e) a aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano.

6 d1. (Uerj 2013) O ônibus da história Em 1º de dezembro de 1955, a costureira Rosa Parks recusou-se a ceder seu assento a um homem branco em um ônibus municipal de Montgomery, no Alabama, conforme determinavam as leis do estado. Informada pelo motorista que acabaria presa, a mulher preferiu ser levada para a cadeia - e, posteriormente, a julgamento. Sua condenação pelo júri levou à formação da Montgomery Improvement Association. A presidência da entidade foi entregue ao pastor Martin Luther King. No dia da condenação de Rosa Parks, King discursou para uma multidão reunida diante da Igreja Batista da Rua Holt: “Quero assegurar a todos que trabalharemos para fazer prevalecer a justiça nos ônibus da cidade. Se estivermos errados, a Suprema Corte desta nação está errada. Se estivermos errados, a Constituição dos Estados Unidos está errada. Se estivermos errados, Deus Todo-Poderoso está errado”.

7 Adaptado de vejaabril.com.br.
Assassinado em 1968, Martin Luther King iniciou suas atividades políticas em 1956, a partir do episódio relatado na reportagem. O principal resultado das propostas de Martin Luther King para a sociedade norte-americana está diretamente relacionado com: a) unificação das leis estaduais b) expansão da igualdade social c) regulação de causas trabalhistas d) universalização dos direitos civis

8 d2. (Ufmg 2010) Em meados dos anos 1950, iniciou-se, nos Estados Unidos, um vigoroso movimento pelos direitos civis dos negros, liderado, entre outros, pelo pastor Martin Luther King. Considerando-se esse movimento, é INCORRETO afirmar que a) a fundação da Conferência da Liderança Cristã no Sul, uma organização de igrejas e sacerdotes negros de que participou Luther King, objetivava acabar, mediante manifestações pacíficas, com as leis de segregação. b) a passeata de Washington, quando King proferiu seu famoso discurso “I have a dream”, contribuiu para que a luta dos negros norte-americanos passasse a ter projeção internacional e ganhasse força no País. c) o método defendido por Luther King para combater o racismo e a violência contra os negros se baseava na desobediência civil, isto é, defendia a desobediência às proibições e limitações legais a que eram submetidos. d) o primeiro ganho político dos negros, imediatamente após a passeata de Washington, foi o direito ao voto sem restrições à escolaridade, o que tornou cidadãos todos os negros norte-americanos.

9 b3. (Puc-rio 2009) A candidatura de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, neste ano de 2008, provocou novos debates sobre a questão racial na sociedade norte-americana. Um dos mais importantes marcos históricos na luta dos negros pelo reconhecimento de seus direitos foi o Movimento por Direitos Civis ocorrido nos anos 1950 e Das afirmativas a seguir, quais apresentam afirmativas corretas sobre este Movimento? I - O Movimento pelos direitos civis teve como um de seus mais importantes líderes o pastor Martin Luther King, cuja luta inspirava-se na "desobediência civil", uma forma de resistência pacífica cujo pioneiro foi o nacionalista indiano Mahatma Gandhi. II - As mobilizações atingiram seu ápice em agosto de 1963, quando uma passeata, conhecida como Marcha de Washington, trouxe até a capital milhares de manifestantes para ouvir Luther King em seu famoso discurso Eu tenho um sonho. III - A reação ao Movimento na sociedade norte-americana foi extremamente positiva, incluindo políticos e a grande maioria da população branca dos estados do sul que pela primeira vez não reagiram com violência às reivindicações dos militantes.

10 IV - Pressionado por ativistas e simpatizantes do movimento e preocupado com os efeitos negativos da questão racial na opinião mundial, o Congresso aprovou entre 1964 e 1967, durante o governo de Lyndon Johnson, vários atos legislativos, proibindo discriminação no emprego, nos serviços públicos e nas eleições. Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas II, IV estão corretas. b) Somente as afirmativas I, II, IV estão corretas. c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas. d) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. e) Todas as afirmativas estão corretas.

11 4d. (Ufu 2004) "Tenho um sonho: o de que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos senhores de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade. Tenho um sonho: o de que, um dia, mesmo o Estado do Mississipi, um Estado ora sufocado sob o ódio da opressão, será transformado em um oásis de liberdade e de justiça." O discurso acima foi proferido por Luther King em agosto de 1963, no auge do movimento a favor da organização dos negros e pelos direitos civis nos EUA. Com relação à história do movimento negro norte-americano, assinale a alternativa INCORRETA. a) O legado da Guerra Civil - a abolição da escravidão - tornou-se ambíguo e sem efeito. Apesar de os negros assumirem legalmente a cidadania civil e política, no sul os direitos foram ignorados em diversos estados, estabelecendo-se a segregação em transportes, escolas, hospitais, restaurantes e locais de lazer, além dos ataques violentos promovidos pela Ku Klux Klan, que defendia a supremacia do branco. b) O movimento liderado por Luther King tinha como sustentação a organização de campanhas de desobediência civil, por meio da ação direta e sem violência contra a discriminação racial, a qual somente poderia ser combatida com a não obediência às leis e práticas segregacionistas. c) A Lei dos Direitos Civis de 1964 tornou-se um marco nas lutas do movimento negro. Ela tornou ilegal a discriminação racial em restaurantes, hotéis, lanchonetes, postos de gasolina e exigiu igual acesso aos estabelecimentos públicos. d) A campanha pacifista de Martin Luther King conseguiu conter o ímpeto de violência do movimento negro durante a segunda metade da década de 1960, com o chamado Black Power (Poder Negro). A partir da eleição de John F. Kennedy, houve um atendimento às reivindicações dos militantes e um período de paz para a sociedade americana.

12 5c. (Mackenzie 1999) "Pode ser verdade que é impossível decretar a integração por lei, mas pode-se decretar a não segregação ... Pode ser verdade que a lei não é capaz de fazer com que uma pessoa me ame mas pode impedi-la de me linchar". (Martin Luther King, Prêmio Nobel da Paz 1964) O pastor Martin Luther King foi assassinado em Memphis, Tennessee, em 03/04/68. Assinale a alternativa que corresponde à sua atuação. a) A Conferência de Bandung, reunindo os países do Terceiro Mundo, que incorporou o ideal da neutralidade no conflito leste-oeste e a Coexistência Pacífica. b) A luta pela paz mundial e o esforço diplomático para fazer com que Árabes e Israelenses chegassem a um acordo sobre a ocupação da Palestina. c) A organização do Movimento dos Direitos Civis dos Negros, que pregava a não-violência e a desobediência civil como meios de conquistas sociais. d) A sua aliança política nos anos 60 com grupos pacifistas, adeptos da contracultura, como os Panteras Negras e os seguidores de Malcom X. e) A defesa dos Direitos Humanos, através das manifestações do sindicato independente Solidariedade.

13 Na verdade, a ideia de King era adaptar a expressão “sonho americano” que foi cunhada por James Adams Truslow em seu "Epic of America", publicado em 1933, Adams tentou abordar o desenvolvimento histórico e filosófico da América. 

14 Foi neste livro que Adams cunhou o termo "The American Dream", que ele definiu como "o sonho de uma terra em que a vida deve ser melhor e mais rica e mais plena para todos, com oportunidade para cada um de acordo com a capacidade ou realização. É um sonho difícil para as classes superiores europeias interpretarem adequadamente, e muitos de nós mesmos temos cansado e desconfiar dele...

15 ...Não é um sonho de automóveis e altos salários apenas, mas um sonho de ordem social na qual cada homem e cada mulher deve ser capaz de alcançar a estatura plena de que são inatamente capazes, e ser reconhecido pelos outros por aquilo que são, independentemente das circunstâncias fortuitas de nascimento ou posição. " 

16 O próprio James Adams Truslow reconhecia que nos EUA...
"Existem, obviamente, duas educações. Uma que ensina como ganhar a vida e os outra como viver" Tais princípios conflituosos do “sonho americano” ou “ganância” são retratados nos filmes...

17 Nova York, 1985 (lançado 87). Bud Fox (Charlie Sheen) é um jovem e ambicioso corretor que trabalha no mercado de ações e se envolve com Gordon Gekko (Michael Douglas), um inescrupuloso bilionário. Ganância x consciência Clipe...1:18

18 Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme (Wall Street: Money Never Sleeps, 2010).
Saem de cena os cabelos enlambuzados de gel, a cocaína, as prostitutas e os cigarros. Entram no quadro a preocupação com o meio-ambiente, os smartphones, a internet e o mundo globalizado. Mas uma coisa não mudou: em Wall Street, quem manda continua sendo o dinheiro. Clipe...2:26 Comentário filmes...2:07

19 De 1987 até 2008, época em que o filme é ambientado, o mundo passou por diversas crises financeiras, mas as mais comentadas são as recentes explosões da bolha da internet (2001) e principalmente a crise de 2007, que nos afeta até hoje, e foi causada pela queda da liquidez do sistema bancário estadunidense.

20 A crise de 2007 é mostrada pelo ponto de vista dos banqueiros, focando nos bastidores das negociações que levaram o tesouro americano a injetar 700 bilhões de dólares nos bancos como saída de emergência, com medo de repetir 1929.

21 Foi nesse clima de incertezas, surgiu a esperança de retomar o “Sonho Americano”...
1ª. Posse... Realização “Sonho americano”...3:18

22 Para tentar resgatar o lado positivo do “Sonho Americano” e diminuir a “ganância”...
Em 2004 Mark Johnson começou um projeto musical para espalhar pelo mundo tal lado positivo do sonho americano com o objetivo de “inspirar, conectar e trazer paz ao mundo através da música”. Fundou então o grupo Playing For Change...5:27


Carregar ppt "Música...3:36."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google