A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso: O Livro dos Espíritos Módulo III

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso: O Livro dos Espíritos Módulo III"— Transcrição da apresentação:

1 Curso: O Livro dos Espíritos Módulo III
Instrutoras: Gisa e Tânia

2 Lei Divina ou Natural Leis de Deus Caminho para a felicidade
Fazer ou não-fazer As leis de Deus são eternas e imutáveis (616)

3 Os homens pode conhecer a lei de Deus?
Sim, mas são necessárias diversas encarnações (617a). São apropriadas à natureza de cada mundo e ao grau evolutivo dos espíritos (618) Todos tem a possibilidade de conhecê-la, mas nem todos a compreendem (626)

4 Evolução Espiritual: Amor e Sabedoria
“A lei natural é a Lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer e ele só é infeliz se dela se afasta” L E I S D V N A Sofrimentos Encarnações Em cada encarnação o espírito compreenderá melhor as leis de Deus Evolução Espiritual: Amor e Sabedoria 633. “A lei natural traça para o homem o limite de suas necessidades, quando ele ultrapassa é punido pelo sofrimento

5 Onde está escrita a Lei de Deus?
Antes de reencarnar os espíritos tem melhor compreensão das Leis de Deus? (620) Onde está escrita a Lei de Deus? Na consciência

6 Materialismo Egoísmo Orgulho
Se as leis estão na consciência por que a necessidade de revelá-las? (621a) Materialismo Egoísmo Orgulho

7 Graças à Bondade Deus sempre tivemos na Terra exemplos de existiram homens e mulheres que falavam e exemplificavam as Leis Eternas... (622)

8 Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para lhe servir de guia e modelo?
Jesus

9 Se Jesus já ensinou todas as leis de Deus, qual é a utilidade do ensino dos Espíritos? (627)

10 Por que nem sempre a verdade foi colocada ao alcance de todos? (628)
É necessário que cada coisa venha a seu tempo... Entretanto, “para o homem estudioso, não há nenhum sistema antigo de filosofia, nenhuma tradição, nenhuma religião a menosprezar, porque todos encerram germens de grandes verdades (...). Não deixeis de tirar temas de estudo desses materiais. Eles são riquíssimos e podem contribuir bastante para vossa instrução”.

11 Que é moral? (629) Bem proceder, distinguir o bem do mal. Atender às leis de Deus. Porém... a noção de bem e mal depende da evolução do espírito. (O espírito distingue o bem e o mal pela inteligência – 631).

12 631. Como o homem pode distinguir por si próprio o que é bem e do que é mal?
Crer em Deus; Conhecer as Leis de Deus; Pela própria inteligência

13 632. As pessoas podem se enganar e fazer o mal ao invés do bem
632. As pessoas podem se enganar e fazer o mal ao invés do bem. Como podemos evitar isto? EMPATIA: bússola entre o bem e o mal “A dor do outro não é minha, mas também me dói...”

14 633. E a regra do bem e do mal para si mesmo?
“A lei natural traça para o homem o limite de suas necessidades; quando ele o ultrapassa, é punido pelo sofrimento”.

15 634. Por que Deus não fez a Humanidade em melhores condições e sem a existência do mal?
115. Os espíritos foram criados simples e ignorantes. O mérito pelo exercício do livre-arbítrio. A importância das experiências para o desenvolvimento do espírito.

16 635. As novas necessidades referentes às diferentes condições sociais.
Necessidades Reais (do espírito) Eterno Necessidades Artificiais (da pessoa encarnada) Transitório

17 636. O bem e o mal são absolutos?
“A lei de Deus é a mesma para todos; mas o mal depende principalmente da vontade que se tenha de o praticar. O bem é sempre o bem e o mal é sempre o mal, seja qual for a posição do homem; a diferença está no grau da responsabilidade”. A questão não é o ato em si, mas a intenção

18 637 – o homem esclarecido que comete uma simples injustiça é mais culpado aos olhos de Deus do que o selvagem ignorante que se entrega aos seus instintos.

19 O desenvolvimento psicológico do homem e o sentimento de culpa;
"A quem muito foi dado, muito será cobrado". (Lc 12, 48) O convite do Espiritismo...

20 639 – O mal que cometemos não resulta muitas vezes da posição em que os outros homens nos colocaram?
Cada um será punido não só pelo mal que haja feito, mas também pelo mal que tenha provocado (ou pela omissão de fazer o bem – 642)

21 642. Para agradar a Deus basta não fazer o mal?
Não basta evitar o mal, é necessário vivenciar e promover o bem; Não fazer o bem já é um mal. Todos podem fazer o bem (643). “Nossa geração não lamenta tanto os crimes dos perversos quanto o estarrecedor silêncio dos bondosos” (Martin Luther King Jr.)

22 Fora da Caridade não há salvação
“Fazer o bem não consiste somente em ser caridoso, mas em ser útil, na medida do possível, toda vez que o auxílio se fizer necessário” Espírito Verdade (LE, 643).

23 644. O meio em que certos homens se acham colocados não constitui para eles a fonte principal de muitos vícios e crimes? Deus não seria justo se colocasse uma experiência na vida de alguém além de suas forças. Não é somente o meio social que determina o comportamento humano, mas também pelo seu livre-arbítrio.

24 Não há mérito algum em fazer o bem sem esforço e quando nada custa.
O mérito do bem – 646 Não há mérito algum em fazer o bem sem esforço e quando nada custa.

25 O óbolo da viúva “E estando Jesus assentado defronte donde era o gazofilácio, observava ele de que modo deitava o povo ali o dinheiro; e muitos, que eram ricos, deitavam com mão larga. E tendo chegado uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, que importavam um real. E convocando seus discípulos, lhes disse: Na verdade vos digo, que mais deitou esta pobre viúva do que todos os outros que deitaram no gazofilácio. Porque todos os outros deitaram do que tinham na sua abundância; porém esta deitou da sua mesma indulgência tudo o que tinha, e tudo o que lhe restava para seu sustento”. (Marcos, XII: – Lucas, XXI: 1-4).

26 “Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” é o resumo de toda a Lei Divina ou Natural? (647)

27 Parte Terceira: Leis Morais
O Livro dos Espíritos Parte Terceira: Leis Morais Cap. I – Lei Divina ou Natural Cap. II – I. Lei de Adoração Cap. III – II. Lei do Trabalho Cap. IV – III. Lei de Reprodução Cap. V – IV. Lei de Conservação Cap. VI – V. Lei de Destruição Cap. VII - VI. Lei de Sociedade Cap. VIII – VII. Lei do Progresso Cap. IX – VIII. Lei de Igualdade Cap. X – IX. Lei de Liberdade Cap. XI – X. Lei de Justiça, Amor e Caridade Cap. XII – Perfeição Moral

28 O Decálogo e as Leis Morais

29 Eu sou o senhor vosso Deus, que vos tirei do Egito, da casa de servidão. Não tereis, diante de mim, outros deuses estrangeiros. Não fareis imagens esculpidas, nem figura alguma... Não pronunciareis o nome do Senhor, vosso Deus, em vão LEI DE ADORAÇÃO

30 3. Lembrai-vos de santificar o dia do sábado
LEI DO TRABALHO

31 4. Honrai o vosso pai e a vossa mãe a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor, vosso Deus, vos dará. LEI DE SOCIEDADE

32 5. Não mateis LEI DE CONSERVAÇÃO LEI DE DESTRUIÇÃO

33 6. Não cometais adultério
LEI DE REPRODUÇÃO LEI DE SOCIEDADE LEI DE PROGRESSO

34 7. Não roubeis LEI DE IGUALDADE LEI DE SOCIEDADE LEI DE PROGRESSO LEI DE LIBERDADE

35 8. Não presteis testemunho falso contra o vosso próximo
LEI DE SOCIEDADE LEI DE PROGRESSO

36 9. Não desejeis a mulher do vosso próximo
LEI DE REPRODUÇÃO LEI DE SOCIEDADE

37 10. Não cobiceis a casa do vosso próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu asno, nem qualquer outra coisa que lhe pertença LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE LEI DE PROGRESSO LEI DE SOCIEDADE LEI DE IGUALDADE


Carregar ppt "Curso: O Livro dos Espíritos Módulo III"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google