A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECUMENISMO É um processo de busca da unidade. O termo provém da palavra grega “oikós” (casa), designando toda a terra habitada. Emprega-se também o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECUMENISMO É um processo de busca da unidade. O termo provém da palavra grega “oikós” (casa), designando toda a terra habitada. Emprega-se também o."— Transcrição da apresentação:

1 ECUMENISMO É um processo de busca da unidade. O termo provém da palavra grega “oikós” (casa), designando toda a terra habitada. Emprega-se também o termo para designar, o esforço em favor da unidade entre as Igrejas Cristãs, ou macro-ecumenismo para designar a busca da unidade entre as religiões ou a humanidade.

2 O dicionário Aurélio define ecumenismo como movimento que visa à unificação das Igrejas Cristãs (Católica, ortodoxa e protestante); A definição eclesiástica mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre diferentes Igrejas Cristãs. O Cristianismo vê o Ecumenismo como movimento entre diversas denominações cristãs na busca do diálogo e cooperação comum, buscando superar as divergências históricas e culturais. Segundo a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), ecumênico quer representar que a Igreja de Cristo vai além das diferenças geográficas, culturais e políticas entre as várias Igrejas.

3 TIPOS DE ECUMENISMO ECUMENISMO INSTITUCIONAL – Entre instituições promotoras de ecumenismo. Como o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs). ECUMENISMO OFICIAL – Envolve as autoridades eclesiásticas das diversas Igrejas. ECUMENISMO DOUTRINAL – Trata-se das iniciativas de diálogo sobre as diversas questões doutrinais que estão na raiz das divergências. Busca- se atingir pontos de convergência no que é essencial do Cristianismo através de encontros, colóquios e diálogos entre as diversas Igrejas. ECUMENISMO ESPIRITUAL – Superação das diferenças – obra de Deus. “A oração é a alma do Ecumenismo” (UR 8).

4 ECUMENISMO LOCAL - Corresponde às iniciativas e ações comuns que ocorrem na base das Igrejas;
ECUMENISMO SECULAR- É uma corrente do ecumenismo representada por aqueles que, diante do impasse e da lentidão das diversas instituições em realizar a unidade, creem que somente a aplicação do método indutivo – que parte da história concreta em que se está inserido e da encarnação como tema central – poderá levar adiante a tarefa ecumênica. Segundo os secularistas, o pensamento e a ação ecumênicas devem estar centradas no mundo secular, no serviço do ser humano. Assim o ecumenismo secular coloca-se na busca da justiça, da paz, da ecologia e da luta contra a pobreza expressa nas diversas teologias da libertação.

5 Pouco antes de se oferecer como hóstia Imaculada no altar da cruz Jesus orou ao Pai pelos fiéis dizendo: “ Para que todos sejam um. Assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, sejam também eles um, em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste”! (Jo 17,21).

6 UNIDADE NA DIVERSIDADE
O amor de Deus se manifestou a nós por intermédio do envio do Filho de Deus ao mundo, unigênito do Pai para que, como homem, renovasse o gênero humano, que necessitava de redenção, e o reunisse na unidade” ( UR, 2) “A preocupação de instaurar a unidade concerne a toda a Igreja, tanto aos fiéis quanto aos pastores, de acordo com a posição de cada um, tanto no que se refere a fé cristã, como no que diz respeito aos estudos teológicos e históricos. Tornando-se comum a todos os cristãos, essa preocupação já por si mesma comporta uma certa união fraterna entre todos e vai levando, naturalmente, à unidade plena e perfeita, segundo a misericórdia de Deus” (UR, 5)

7 SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS”!

8 O cartaz apresenta a vitória anunciada pela ressurreição.
Ele nos chama à esperança em outras vitórias que Deus nos chama a conquistar. Túmulo aberto e vazio, a morte foi derrotada. A grande pedra faz lembrar as dificuldades que nos paralisam. Mas brota uma luz: Jesus Ressuscitado, lâmpada e força de Deus.

9 “Todos seremos transformados pela vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo”! (I Cor 15, 51-58)-

10 Promovido mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

11 Para comunidades cristãs do hemisfério Norte
Para comunidades cristãs do hemisfério Norte. O período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, acontece de 18 a 25 de janeiro, porque cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo e possue, portanto, um significado simbólico.

12 No hemisfério sul, em que janeiro é tempo de férias, as Igrejas geralmente preferem outras datas para celebrar a Semana de Oração como, por exemplo, ao redor de Pentecostes que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. **** No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas que, neste ano, acontecem sob o tema de 1 Coríntios 15,51-58: “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo”.

13 Em 2012, os subsídios litúrgicos e o material de reflexão acerca do tema foram preparados pelas igrejas da Polônia, que utilizaram o texto bíblico de Paulo para refletir acerca de sua própria história de divisões e da vitória contra a opressão.

14 POR QUE ESTE TEMA? A história da Polônia tem sido marcada por uma série de derrotas e vitórias. A constante luta para superar toda escravidão e o desejo de liberdade são características da história polonesa que tem levado a significativas mudanças na vida nacional. “Onde há vitória há também perdedores que não compartilham da alegria”. O que significa “vencer” e “perder”..... Vitória vista como triunfalismo – Cristo nos apresenta o caminho do amor e do serviço.

15 Mencionamos as invasões na Polônia, as divisões de territórios, a opressão por poderes estrangeiros e sistemas hostis. A constante luta de superar toda a escravidão e o desejo de liberdade são características da história Polonesa. Irmãos e irmãs da Polônia, país marcado por histórias de sofrimento, mas também por muita coragem no testemunho da fé, vencendo inúmeros desafios, prepararam esta semana de oração.

16 Quem dedicará um pensamento aos perdedores, àqueles que constantemente sofrem derrotas porque lhes é negada a vitória por causa de várias condições e circunstâncias? A rivalidade é uma característica permanente, não apenas no esporte, mas também na política, nos negócios, na cultura e mesmo na vida da Igreja.

17 “A transformação está no coração do movimento ecumênico
“A transformação está no coração do movimento ecumênico. Quando oramos pela unidade da Igreja, oramos para que as igrejas que conhecemos, e com as quais somos tão familiarizados, também sejam transformadas à medida que se aproximam mais de Cristo”.

18 “Não se trata de um evento de uma
só denominação ou de uma só igreja. É uma semana que reúne a Igreja Católica Romana, as igrejas protestantes e de outras tradições, inclusive ortodoxas, e é celebrada em todo o mundo” (Dra. Tamara) “A leitura da Epístola reflete a realidade segundo a qual a derrota se transforma em vitória, a crucificação se transforma em ressurreição e a morte, num piscar de olhos, se transforma em vida”. (sede do CMI, em Genebra, Suíça).

19 A unidade na fé é, de fato, a
“Para seguir o Senhor, servi-Lo e atingir a honra da vitória sobre a morte, somos chamados à unidade na fé em suas múltiplas expressões ativas ou pró-ativas, como a caridade, a oração e a meditação. A unidade na fé é, de fato, a vitória sobre o ódio, a maldade, e a preguiça“ (Dra. Tamara).

20 É em sua vida, ação, ensinamento, sofrimento, morte e ressurreição que desejamos buscar inspiração para uma moderna e vitoriosa vida de fé que se expressa no compromisso social em espírito de humildade, serviço e fidelidade ao Evangelho. A “vitória” só é possível através de uma transformação espiritual, uma conversão. É por isso que consideramos que o tema para nossas meditações deveria vir daquelas palavras do Apóstolo das nações. O objetivo é conquistar uma vitória que integre todos os cristãos ao redor do serviço a Deus e ao próximo.

21 À medida que oramos e trabalhamos pela plena unidade visível da Igreja, nós – e as tradições a que pertencemos - seremos mudados, transformados e moldados à semelhança de Cristo. A unidade pela qual oramos não é simplesmente uma noção “confortável” de amizade e cooperação. Ela exige uma disposição de renunciar à competição entre nós. Precisamos nos abrir uns aos outros, oferecer e receber dons uns dos outros, para que possamos verdadeiramente entrar na nova vida em Cristo, que é a única verdadeira vitória.

22 Há lugar para todos no plano de salvação de Deus
Há lugar para todos no plano de salvação de Deus. Através de sua morte e ressurreição, Cristo abraça a todos, independentemente de vencer ou perder, “a fim de que todo aquele que crê tenha nele a vida eterna”. (Jo 3,15) Nós também podemos participar da sua vitória! É suficiente crer nele, assim acharemos mais fácil vencer o mal com o bem.

23 “O texto nos fala, evidentemente, da ressurreição vivida por Jesus e apresentada como meta final para todos nós. A busca da unidade não é algo para a vida eterna no céu, mas deve ser buscada em nossa caminhada terrena. Ao proclamar a ressurreição, o texto nos diz que, se seguirmos aquele que venceu a morte, toda a vitória é possível, por maiores que pareçam as dificuldades”(TB, 8)

24 A vitória se dará: Através do serviço, Da ajuda mútua.
Da promoção da autoestima de todos. Da fraternidade entre as Igrejas que se unem para socorrer os necessitados.

25 CAMINHOS DESSA VITÓRIA
O espírito de serviço. A espera paciente no Senhor quando algo parecer difícil. A valorização do sofrimento de Cristo como sinal do amor invencível de Deus. O desejo de vencer o mal com um bem maior. O desejo de construir a paz e a cooperação entre as Igrejas.

26 “Já temos muitos sinais de vitória sobre as forças da morte
“Já temos muitos sinais de vitória sobre as forças da morte. Outros desafios estão diante de nós como chamado de Deus à construção de um mundo melhor.Que a reflexão desta Semana de Oração nos anime a confiar sempre mais na transformação possível, com a fé que se alimenta da garantia que nos vem da vitória do Ressuscitado”!

27 CONCLUINDO...... ECUMENISMO é um modo de fortificar os cristãos para que, unidos, cooperem mais ativamente para a vitória da vida.

28 Vinde Santo Espírito!

29

30


Carregar ppt "ECUMENISMO É um processo de busca da unidade. O termo provém da palavra grega “oikós” (casa), designando toda a terra habitada. Emprega-se também o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google