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Avaliação Educacional Externa

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Apresentação em tema: "Avaliação Educacional Externa"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Educacional Externa
Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Francisca Sales

2 O que é avaliar? É refletir sobre uma determinada realidade a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação.

3 Tipos de Avaliação Pequena escala Larga escala Avaliação Diagnóstica
Formativa Somativa Interna Escola Externa Sistemas Interna Escola Externa Sistemas Interna Escola Externa Sistemas Pequena escala Larga escala

4 Diferença entre: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Avaliação Interna/Escola
Avaliação Externa/Sistemas Processo da aprendizagem Desempenho dos alunos Provas abertas Provas objetivas Observação/Registro Portfólio Testes de proficiência Questionários contextuais TEORIA CLÁSSICA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM

5 A diferença entre a avaliação interna e externa está principalmente na metodologia e no que podemos fazer com os resultados. Mas, tanto na avaliação interna quanto na externa, como avaliar(?) e o que fazer com a avaliação(?) são duas discussões diferentes. A primeira se remete à especificações da ferramenta e, a segunda, ao melhor uso dessa ferramenta.

6 Contribuição da avaliação em larga escala
4. Diagnóstico do desempenho e fatores que interferem nesse desempenho no universo avaliado. Acompanhamento / monitoramento da qualidade da educação ao longo do tempo. Definição de subsídios para a formulação de políticas educacionais - foco qualidade e equidade. Promoção de melhorias na relação com orgãos centrais e escolas e no ensino ofertado pela rede como um todo. 3. 2. 1.

7 Vantagens de um sistema próprio de avaliação
Por quê? Principal: Melhorar a qualidade da educação com promoção da equidade Desenho próprio da avaliação com vistas ao atendimento das necessidades específicas Rapidez no acesso às informações (menor tempo de processamento da base de resultados) Menor periodicidade entre os ciclos avaliativos (ciclos anuais de avaliação)

8 Sistemas Próprios de Avaliação
Para quê? Avaliação do efeito das políticas públicas implementadas Divulgação, apropriação e uso dos resultados com foco na identidade escolar Estabelecimento de metas próprias e de padrões de desempenho estudantil Inclusão de outras séries e áreas do conhecimento na avaliação Alinhamento entre Currículo, Ensino e Avaliação

9 Outra importante vantagem Resultados Transversais, ou Longitudinais, por diferentes níveis.
Estado Regionais Municípios Escola Turma Aluno

10 Formas de Apresentação dos Resultados
Proficiência média – médias comparadas Participação Distribuição do percentual de alunos por nível de proficiência e padrão de desempenho Evolução do percentual de alunos por padrão de desempenho Percentual de acerto por descritor Resultados por aluno

11 Uso dos Resultados Gestor
De Rede: Planejamento e execução de políticas públicas Criação de metas de qualidade e equidade educacionais Políticas de incentivos diretos ou indiretos Ações de formação continuada de professores De Escola: Elaboração do projeto pedagógico da escola Monitoramento da qualidade de ensino Subsídio para avaliação institucional

12 Uso dos Resultados Professor
Intervenção pedagógica Elaboração de projetos especiais Foco nos alunos com dificuldades Ações de reforço escolar Planejamento das ações de sala de aula Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica

13 Uso dos Resultados Estudante
Acompanhamento individual do desempenho escolar pelos alunos e seus familiares Informações sobre a qualidade dos serviços educacionais oferecidos

14 Como funciona a avaliação em larga escala?

15 O que é avaliado?

16 INSERIR TABELA COM CORTES DE PADRÕES
Matriz de Referência INSERIR TABELA COM CORTES DE PADRÕES

17 Como os testes são montados?
Distribuídos em vários cadernos Itens Organizados em blocos

18 Alternativas de reposta
O item e suas partes Enunciado Suporte Comando Gabarito Alternativas de reposta Distratores

19 São os elementos que compõem os testes e questionários
São os elementos que compõem os testes e questionários. São elaborados segundo uma metodologia específica.

20 Como os testes são corrigidos?
Parâmetros da Teoria de Resposta ao Item – TRI – utilizada para correção dos testes aplicados pelo CAEd

21 CCIs de itens com diferentes parâmetros de dificuldade:
quanto mais difícil é o item, mais ele se desloca para a direita, na direção dos maiores níveis de habilidade.

22 Vantagens desta metodologia
A TRI nos permite: Comparar resultados de diferentes avaliações, como o SAEB. Avaliar com alto grau de precisão a proficiência de alunos em amplas áreas do conhecimento sem submetê-los a longos testes. Comparar os resultados entre diferentes séries, como o início e fim do Ensino Médio.

23 Como os valores de proficiência são gerados?
Exemplo hipotético: Construindo uma escala para medir altura Nossa altura afeta nossas ações e o que somos capazes de fazer. Possíveis questões: Você consegue guardar as malas no bagageiro interno de um ônibus? Quando dorme à noite, seus pés ficam do lado de fora? Você consegue alcançar produtos que ficam na prateleira de cima dos supermercados?

24 Como os valores de proficiência são gerados?
Como todas essas questões estão associadas à altura da pessoa... Dormir com pés para fora da cama Alcançar prateleira superior Alcançar malas no bagageiro 1,60m 1,70m 1,80m 1,90m ... podemos estimar sua medida com base no que ela é capaz, ou não, de fazer.

25 Como os valores de proficiência são gerados?
Embora mais complexo, o processo de avaliação do desempenho é o mesmo. Como há uma certa progressão no desenvolvimento de competências e habilidades, podemos ordernar estas habilidades segundo sua complexidade e criar uma ‘régua’ para estimar o desempenho. Esta régua pode se estender para além de um ano ou etapa escolar, abrangendo o conteúdo curricular do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, como é feito atualmente pela escala SAEB. Dessa forma, é possível comparar não só resultados de alunos dentro da mesma série, mas também a progressão dos mesmos ao longo de todo o seu aprendizado.

26 Escala de Proficiência A nossa “régua” para o desempenho
INSERIR CÓPIA DA ESCALA

27 Como interpretar os resultados de proficiência?
Uma das formas mais simples e objetivas de se analisar os resultados da avaliação é através dos padrões de desempenho. Estes padrões representam recortes na escala de proficiência, definidos a partir dos objetivos e metas de aprendizagem de cada etapa e disciplina avaliada.

28 Atividade Relacione a imagem a seguir com as desigualdades sociais existentes na escola e responda: Como as medidas educacionais podem ser usadas para superar a situação representada pela figura?

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30 Outras dimensões avaliadas

31 Outras dimensões avaliadas
Fatores Extraescolares Fatores Intraescolares Fatores socioeconômicos Gestão e administração Fatores familiares Prática pedagógica Fatores individuais Condições de infraestrutura Qualificação dos profissionais

32 Ilustrando o nosso desafio

33 Avaliação Educacional Externa
Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Francisca Sales


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