A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Elitismo Competitivo em Weber e Schumpeter

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Elitismo Competitivo em Weber e Schumpeter"— Transcrição da apresentação:

1 O Elitismo Competitivo em Weber e Schumpeter
Disciplina TEORIA POLÍTICA II para o Curso de Relações Internacionais e TEORIA POLÍTICA III para o Curso de Ciências Sociais – UFSC Prof. Juliana Grigoli

2 Mecanicista com forte preocupação empírica.
AULA 4 Schumpeter Procura desenvolver um modelo de democracia realista de bases empíricas. No sentido de libertar o pensamento sobre a natureza da vida pública da especulação e de preferências normativas e arbitrárias. Método de Schumpeter? Mecanicista com forte preocupação empírica. Conectado a realidade econômica – destaque para a importância do cálculo nas análises sociológicas e políticas. Abordagem ampla das causas e dos fenômenos sociais, políticos e ideológicos. Obra mais conhecida : “Capitalismo, socialismo e democracia.” Publicada em 1942, nos EUA.

3 Nessa obra o autor analisa as contribuições dos autores:
AULA 4 Nessa obra o autor analisa as contribuições dos autores: James Benthan – o princípio da utilidade. Karl Marx – e a perspectiva do socialismo como modelo de superação do capitalismo. Max Weber – democracia representativa, o papel das lideranças, sistema de governo e partidos políticos. Reflexões sobre o significado de PARTICIPAÇÃO. Critica os esquemas de participação de Marx. Modelos de participação excessivas – corre-se o risco de movimentar o demos – tirania da maioria. O que Schumpeter entende por participação?

4 Como chegar a decisões políticas – legislativas e administrativas?
AULA 4 Participação, segundo o modelo democrático de viver e fazer política..... Como chegar a decisões políticas – legislativas e administrativas? Solução e debate do autor: Democracia = método político. Baixa participação ..... Participação atomizada. Escolha individual. “A democracia é um método político, ou seja, certo tipo de arranjo institucional para se alcançarem decisões político-legislativas e administrativas, e, portanto não pode ser um fim em si mesma, não importando as decisões que produza sob condições históricas dadas.” (SCHUMPETER, 1984,p.304)

5 O que é a vida democrática?
AULA 4 Forma de participação ? Voto popular O que é a vida democrática? É a luta entre os líderes políticos rivais, organizados em partidos com o objetivo de governar. Nesse sentido a teoria proposta por Schumpeter se distancia do ideal de: Igualdade. Participação como um caminho de/para o desenvolvimento humano. Democracia pode servir para a: Promoção da justiça social.

6 A essência da democracia:
AULA 4 A essência da democracia: Protetora – capacidade de um cidadão em substituir governos. Invertendo foco de análise: Forma de governo do povo - se restringe a escolha dos melhores candidatos/políticos para ocuparem os cargos públicos. “a democracia significa apenas que o povo tem a oportunidade de aceitar ou recusar os homens que o governam”. (HELD, 1987, p.151)

7 Assim, a visão de democracia de Schumpeter está mais próxima ...
AULA 4 Assim, a visão de democracia de Schumpeter está mais próxima ... Governo do político, entendido como profissão X soberania popular. Democracia é um mecanismo de escolha. E o povo? Os cidadãos? É tratado como massa...... Como um corpo mal informado e pouco interessado na política. Baixo senso de realidade. Aberto a manipulações e comandado por necessidades imediatas...irracionais.

8 AULA 4 De acordo com Pateman (1992), Schumpeter comparava a competição política por votos à lógica operacional do mercado. “a maneira dos consumidores, os eleitores colhem entre as políticas (produtos) oferecidas por empresários políticos rivais, e os partidos regulam a competição do mesmo modo que as associações de comércio na esfera pública.” (PATEMAN, 1992, p. 13) Visão de Schumpeter: Desencantada, assim: Governo do povo, igualdade política e participação dos cidadãos na tomada de decisões soavam como pressupostos utópicos e por isso impraticável nas sociedades complexas.

9 Esquema explicativo – aproximação de Schumpeter de Marx
AULA 4 Esquema explicativo – aproximação de Schumpeter de Marx Organização econômica capitalista Declínio do papel do empresário individual Competição de mercado racionalização da técnica Polarização social a partir do momento que o pequeno produtor perdem sua função econômica Inovação Aumento do conflito social Pq. As pessoas almejam a ascensão do padrão de vida Crescimento dos grandes empreendimentos Cria tendências: Crescimento da elite especialista – aumento dessas demandas pelo capital Expansão de uma ADM racional e burocrática Planejamento de produção Aumento do controle Declínio da força política da burguesia Crescimento do controle estatal e do planejamento centralizado nas mãos de ADM públicos e de pessoal eleito. Crescimento da organização socialista

10 AULA 4 Estudos desenvolvidos por Paul Lazearsfeld e sua equipe sobre o comportamento eleitoral da população estadunidense durante a campanha presidencial de 1940, revelaram: Maior parte dos votantes era desinteressada, apática e desinformada em relação às questões políticas vigentes. Esse resultado reforçou o modelo de democracia concorrencial proposto por Schumpeter e ratificou parte de suas afirmações. “a massa eleitoral é incapaz de outra coisa que não seja o estouro de boiada”. (SCHUMPETER apud PATEMAN, 1992, p.14).

11 Quadro explicativo – cruzamento entre Weber e Schumpeter
AULA 4 Quadro explicativo – cruzamento entre Weber e Schumpeter Princípio de Justificação: Método para a seleção de uma elite política habilitada e imaginativa capaz de tomar as decisões legislativas e administrativas necessárias. Um obstáculo ao excesso de liderança política. Aspectos-chave: Governo parlamentar com um executivo forte. Competição entre elites e partidos políticos rivais. Domínio do parlamento por partidos políticos. Centralidade da liderança política. Burocracia: uma administração independente e bem treinada.

12 Padrão fragmentado de conflito social e político.
AULA 4 Limites constitucionais e práticos ao alcance efetivo das decisões políticas. Condições Gerais: Sociedade industrial. Padrão fragmentado de conflito social e político. Eleitorado mal informado e/ou emocional. Uma cultura política que tolere diferenças de opinião. Surgimento de estratos habilitados de especialistas e administradores tecnicamente treinados. Competição entre Estados pelo poder e vantagens no sistema internacional.


Carregar ppt "O Elitismo Competitivo em Weber e Schumpeter"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google