A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Projeto Somos Água” Dr. Glaucio Gonçalves Tiago

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Projeto Somos Água” Dr. Glaucio Gonçalves Tiago"— Transcrição da apresentação:

1 “Projeto Somos Água” Dr. Glaucio Gonçalves Tiago
RC São Paulo-Água Fria Centenário – Distrito 4430

2

3 SOMOS ÁGUA Glaucio Gonçalves Tiago PhD em Ciência Ambiental/USP
Rotary Club de São Paulo Água Fria – Distrito

4 Dr. Glaucio Gonçalves Tiago
Projeção Ortográfica Projeção de Mercator Projeção de Mollweide Projeção de Goode Dr. Glaucio Gonçalves Tiago

5 Volume de água no Planeta Terra
A quantidade total de água na Terra é de cerca de 1,35 milhões de quilômetros cúbicos e 70 % da superfície, distribuída da seguinte maneira: 97,5% em oceanos e mares; 2,5% de água doce. Onde 68,9% (da quantidade geral de água doce) formam as calotas polares, geleiras e neves eternas que cobrem os cumes das montanhas altas da Terra; 29,9% restantes de água doce constituem as águas subterrâneas; 0,9% respondem pela umidade do solo e pela água dos pântanos; 0,3% é de fácil acesso e está em rios, lagos e atmosfera = 0,0075% do total = 101,25 km cúbicos. Dr. Glaucio Gonçalves Tiago

6 Dr. Glaucio Gonçalves Tiago

7 ORIGEM DA ÁGUA NO UNIVERSO
A Terra tem 4,5 bilhões de anos. Medições indicam que já havia água líquida na superfície da Terra há 4,3 bilhões de anos atrás. A vida surgiu no planeta há mais ou menos 3,5 bilhões de anos. Fonte: National Science Foundation / Center for Astrobiology - NASA Dr. Glaucio Gonçalves Tiago

8 O QUE É ÁGUA ? A água é um líquido incolor e inodoro, essencial a todas as formas de vida. Sua molécula é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio e sua fórmula química é: H2O

9 Apesar de seus três átomos apenas, a água é uma das substâncias mais complexas da natureza.
O que lhe garante tal status é o número de possíveis ligações hidrogênio para cada molécula. Cada molécula de água é capaz de doar duas ligações hidrogênio e de aceitar outras duas, o que configura sua tendência pela estruturação em forma de tetraedro: cada átomo de oxigênio é coordenado por quatro outros átomos de oxigênio com átomos de hidrogênio entre eles (figura acima a direita). Nesse caso, a atração do hidrogênio pelo oxigênio vizinho possui uma energia cinco vezes maior do que a energia térmica (kT) à 25ºC e muitas vezes maior do que qualquer interação do tipo Van der Waals. Aliás, é isso que possibilita à água existir como um líquido nas condições normais de temperatura e pressão e, por conseguinte, a vida como conhecemos.

10 O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica do planeta:
Água no Brasil              A interação do quadro climático com os aspectos geológicos dominam os excedentes hídricos que alimentam uma das mais extensas e densas redes de rios perenes do mundo. Em três grandes bacias hidrográficas: - Amazonas, - São Francisco e Paraná estão concentrados cerca de 80% da produção hídrica do país. Estas bacias cobrem cerca de 72% do território brasileiro, dando-se destaque à Bacia Amazônica, que possui cerca de 57% da superfície do País. O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica do planeta: 13,8% do deflúvio mundial médio.

11

12 Fontes: ONU/World Resources Institute (1998) e ANEEL (1999).
O Brasil é o país com a maior disponibilidade hídrica do planeta: 13,8% do deflúvio mundial médio. Fontes: ONU/World Resources Institute (1998) e ANEEL (1999).

13 Sob efeito do aquecimento solar, a evaporação de toda a água na Terra com a evapo-transpiração das plantas e animais, sobem para atmosfera e formam as nuvens que, ao alcançarem as regiões mais frias e ficarem cada vez mais cheias de vapor d'água, condensam-se, tornam-se pesadas e caem em forma de chuva, granizo ou neve. Assim a água retorna aos oceanos, lagos, rios e ao solo; parte da água que caiu pode se infiltrar no solo e formar os lençóis freáticos, aqüífero artesiano ou simplesmente as águas subterrâneas.

14

15

16

17 Se não beber água de maneira adequada,
Assim como a água irriga e alimenta a Terra, que tem aproximadamente 70% de sua superfície formada por água, o sangue irriga e alimenta nosso corpo, que também é constituído por aproximadamente 70% de água.   Quando o corpo perde líquido, aumenta a concentração de sódio que se encontra dissolvido na água do sangue. Ao perceber esse aumento, o cérebro estimula a produção de hormônios que provocam a sede. Se não beber água de maneira adequada, o ser humano entra em processo de desidratação e pode morrer de sede em cerca de dois dias.   

18 e o ser humano adulto tem cerca de 70% de água.
O corpo humano possui muita água, onde estão dissolvidas várias substâncias essenciais a vida humana, durante as várias fases de crescimento: Um bebê na barriga da mãe tem 95% do seu peso em água, o recém  nascido tem 80%, e o ser humano adulto tem cerca de 70% de água. A desidratação é uma das particularidades da velhice, o idoso tem apenas cerca de 40% do peso em água. Diariamente um adulto perde cerca de 1,5 litro de água, ou seja: por meio da urina - 1 litro; da transpiração ml; da respiração ml; e da evacuação a 300 ml. Para suprir essa falta e manter o bom funcionamento orgânico, o mecanismo da sede é acionado.

19 A Água Viva tem 95 - 98% de água, a Alface 95%, o Tomate 94%,
Todos animais e plantas têm muita água em sua constituição, entretanto a quantidade é que pode variar. A Água Viva tem % de água, a Alface 95%, o Tomate 94%, o Abacaxi 87%, a Minhoca %, a Galinha %, e o Peixe %. Nos animais em geral, a água é o componente principal do sangue, transportando alimentos e oxigênio a todas as partes do corpo. Nos vegetais a água dissolve os elementos essenciais do solo e os transporta sob forma de seiva, das raízes às folhas. Até dentro de algumas pedras pode se encontrar água (águas fossilizadas).    

20 SOMOS ÁGUA ! Hoje, mais do que nunca, a vida do homem depende da água.
Para produzirmos: Um quilo de papel, são necessários 540 litros de água; Um litro de leite, são necessários 4 mil litros de água; Uma tonelada de aço, são necessários 260 mil litros de água; Um quilo de carne são necessários de 20 a 60 mil litros de água. E enfim, Para que uma pessoa possa satisfazer suas necessidades básicas pode-se gastar até 300 litros de água por dia. SOMOS ÁGUA !

21 Água requerida (m3/TM e m3/m3) Valor nominal do produto (US $)
Água requerida por sistemas de produção industrial e agropecuária, com os respectivos valores de produto e de água (Phillips et al )  Produto Água requerida (m3/TM e m3/m3) Valor nominal do produto (US $) Valor da água (US $/ m3) Álcool 2.000/m3 12-16 Papel 9-450 300/TM 0,7-33 Petróleo 21,6-810 500/m3 0,6-23 Aço 8-250 200/TM 0,8-25 Algodão 90-450 1.000/ TM 2,2-11 Criação de Gado 42 2.000/TM 48 Criação de Porco 54 37 *Aqüicultura* Tanques de camarão /TM 0,1-1,1 Salmonídeos /TM 0,006-0,018 Tanques de bagres / Channel Catfish 6.470 1.650/TM 0,25 Tanques de bagres Clarias 50-200 1.000/TM 5-20

22 Quando se considera que a água é escassa ?
Escassez A ONU prevê que durante a década de 2020 a população mundial ultrapassará o número de 8 bilhões de pessoas. Neste cenário, tornar-se-á necessário produzir muito mais comida e energia, o que aumentará muito o consumo industrial e doméstico de água. De maneira concomitante, o risco de poluição dos recursos hídricos será potencializado. Com esta estimativa, calcula-se que a quantidade de água disponível por pessoa em países do Oriente Médio e do norte da África será reduzida em 80 por cento. Essas perspectivas aumentarão o risco de conflitos e disputas por reservas de água para consumo humano e animal, em nível local e global. Quando se considera que a água é escassa ? Segundo a ONU, escassez de água é a disponibilidade de menos de metros cúbicos por pessoa ao ano, em uma região ou país. Ocorre tensão hídrica, quando se dispõe de a metros cúbicos de água por pessoa ao ano. Nas Américas, o Haiti e o Peru já se encontram sob tensão hídrica.

23 NORMAS BRASILEIRAS SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA
- Norma de Qualidade da Água para Consumo Humano *Portaria do Ministério da Saúde n° 518/2004. - Norma de Classificação dos Corpo de Água e de Diretrizes Ambientais para Enquadramento *Resolução CONAMA n° 357/2005. - Norma de Classificação de Águas de Reuso *Norma ABNT NBR /1997.

24 "Declaração Universal dos Direitos da Água"
Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando o documento: "Declaração Universal dos Direitos da Água" 1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos. 2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. 3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. 4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

25 5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. 6.- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 7.- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 8.- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado. 9.- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 10.- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

26 Glaucio Gonçalves Tiago
Muito Obrigado ! Glaucio Gonçalves Tiago


Carregar ppt "“Projeto Somos Água” Dr. Glaucio Gonçalves Tiago"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google