A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clonagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clonagem."— Transcrição da apresentação:

1 Clonagem

2 O que é a clonagem: Clonagem é a produção de pessoas geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um ser vivo seja ele microrganismo , vegetal ou animal.

3 Vários tipos de clonagem:
Clonagem Natural A clonagem natural, é um processo que se realiza na natureza sem ter a intervenção humana. É específico a algumas espécies de plantas e de animais. Clonagem embrionária Consiste em remover uma ou mais células de um embrião e provocar seu desenvolvimento completo, formando um novo embrião com a mesma carga genética daquele que lhe deu origem. 

4 Clonagem terapêutica A Clonagem Terapêutica é um procedimento cujos estágios iniciais são identicos à clonagem para fins reprodutivos mas que difere no facto do blastocisto não ser introduzido no útero: este é órgão para transplante utilizado em laboratório para a produção de células-tronco a fim de produzir tecidos ou orgãos.

5 Clonagem reprodutiva É a técnica pela qual se forma uma cópia de um indivíduo. O procedimento baseia-se na transferência do núcleo de uma célula diferenciada, adulta ou embrionária, para um óvulo sem núcleo com a implantação do embrião no útero humano.

6 Porquê clonar? curiosidade científica obtenção de fama
Aplicações Terapêuticas (ex: produção de órgãos) Procura da imortalidade Reposição de filhos falecidos Resolução de casos de infertilidade

7 Pontos positivos da clonagens :
Utilização da técnica de clonagem para obtenção de células tronco a fim de restaurar a função de um órgãos ou tecido; A clonagem teria a vantagem de não oferecer riscos de rejeição se o doador fosse a própria pessoa; Diminuição ou fim do tráfico clandestino de órgãos ; Ajudar casais inférteis que não podem ter filhos; Melhoramento animal, maximização do potencial genético de uma raça.

8 Pontos negativos da clonagem :
problemas com órgãos tais como o coração, têm um sistema imunitário debilitado e morrem pouco após o nascimento; A possibilidade de comprometer a individualidade; A perda de variabilidade genética; Envelhecimento precoce; Grande número de anomalias; Lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade;

9 A tecnologia não está ainda bem desenvolvida, tendo uma baixa taxa de fertilidade (para clonar a Dolly foram precisos 277 ovos, 30 começaram a dividir-se, 9 induziram a gravidez e apenas 1 sobreviveu); Os clones poderão ser alvo de discriminação por parte da sociedade; Os clones poderão estar sujeitos a problemas psicológicos desconhecidos, com impacto na família e na sociedade.

10 Comentário à favor da clonagem:
Eu sou a favor. Não pude ter filhos. Se fosse possível eu encomendaria um clone de meu marido e o criaria como filho. Além do mais, se meu marido tivesse algum problema de saúde o filho poderia ajudá-lo. Sou a favor também da criação de células-tronco, para acabar com os transplantes, que considero uma solução imperfeita, pois as pessoas têm que lutar para evitar a rejeição.

11 Comentário contra a clonagem:
Sou, em princípio, contrário à clonagem porque estão elevados valores humanos em causa. Primeiro, a reprodução idêntica de uma pessoa a partir de outra, mediante manipulação genética, constituiria um empobrecimento da diversidade humana: passaríamos a ser todos iguais num igualitarismo redutor. Segundo, a clonagem seria uma manipulação grosseira das fontes da vida humana. Atentaria contra o que é pressuposto básico na geração de vida humana: o amor afectivo.

12 Reflexão: A clonagem na minha opinião tem os seus aspectos positivos e negativos .No filme “GODSEND” ,para os pais a possibilidade de voltarem a reaver o seu filho é óptima ,mas por outro lado com o avançar da idade começaram a surgir algumas complicações. O cientista Richard ao fazer a clonagem utilizou partes genéticas do filho do casal e outra parte do seu filho que tinha morrido. Não havia de ter proposto semente acordo pois a Ordem dos médicos é totalmente contra. O casal voltou a ter Adam de volta mas nem tudo foi fácil , pois a personalidade desta criança era extremamente complicada. Penso que a clonagem do ser humano é muito complicada mas pondo-me no lugar destes pais faria a mesma coisa ,pois a perda de um filho deve ser inexplicável. A clonagem é um tema que ainda gera alguma polémica, principalmente por razoes étnicas, a clonagem ainda não é um método eficaz, não se sabe ate que ponto os conhecimentos científicos podem ser infalíveis.

13 Acho que existem ainda muitas limitações nos avanços científicos ,os cientistas andam ainda em fase de experimentação ou seja não sabem até que ponto podem ir ,pois as consequências podem ser irremediáveis. A clonagem pode ter inúmeras consequências na vida ,por exemplo um clone nunca terá os mesmos anos de vida que uma pessoa normal, pode ser discriminado ,é uma pessoa instável ,e com o decorrer do tempo pode sofrer alterações o que o leva a ter uma vida com muitas preocupações ,para ele e para quem o rodeia tal e qual como no filme.

14 Elaborado por: Isabel Santos Que não é um clone!


Carregar ppt "Clonagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google