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ICCM - ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR DE MARINGÁ JUNHO DE 2011

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Apresentação em tema: "ICCM - ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR DE MARINGÁ JUNHO DE 2011"— Transcrição da apresentação:

1 ICCM - ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR DE MARINGÁ JUNHO DE 2011
Coordenador: Prof. Dr. Joilson Dias Projeto: UEM e ACIM

2 APRESENTAÇÃO Nesta apresentação será abordada:
A pesquisa realizada em Junho/2011 com base nos 535 consumidores maringaenses entrevistados; O índice trimestral do ICCM com base nas pesquisas de Abril, Maio e Junho de 2011 (1.614 questionários aplicados); Endividamento dos consumidores; Restrição ao crédito – SCPC, SERASA, SEPROC; Estudos Especiais – Índice de Felicidade, Negócios e Veículo.

3 O que é o ICCM – Índice de Confiança do consumidor Maringaense?
INTRODUÇÃO O que é o ICCM – Índice de Confiança do consumidor Maringaense? O ICCM procura medir as expectativas dos consumidores de Maringá com relação aos próximos três meses; Além de medir as expectativas, a pesquisa procura obter informações sobre a demanda a ser realizada e as características dos consumidores.

4 ICCM: Metodologia O ICCM utiliza como base 100. Assim, temos:
Valor = 100, confiança na economia neutra; Entre 100 e 125, confiança positiva moderada-boa; Entre 125 e 150, confiança positiva muito boa; Entre 150 e 200, confiança positiva excelente; Entre 75 e 100, desconfiança, pronúncio de desacelaração; Entre 50 e 75, desconfiança total, recessão;

5 ICCM: Trimestre x Junho/2011
Nesta seção serão apresentadas as características e as expectativas dos consumidores Em Junho de 2011; No trimestre de Abril, Maio e Junho de 2011.

6 Evolução do Índice de Satisfação Financeira
O Índice de Satisfação Financeira de Junho (159,1) aumentou 11,6 p.p. em relação ao mês de Maio (147,5); Em comparação ao mesmo período do ano passado (Junho/2010), o índice aumentou 5,2 p.p.; Em relação ao trimestre (Abr-Jun/11), o índice reduziu -7,1 p.p.

7 Evolução do Índice de Satisfação Financeira

8 Evolução do Índice de Expectativa de Renda
O Índice de Expectativa de Renda de Junho (110,3) reduziu 3,6 p.p. em relação ao mês de Maio (113,9); Em comparação ao mesmo período do ano passado (Junho/2010), o índice teve uma queda de 8,8 p.p.

9 Evolução do Índice de Expectativa de Renda

10 Evolução do Índice de Expectativa de Emprego
O Índice de Expectativa de Emprego de Junho (119,8) aumentou 0,9 p.p. em relação ao mês de Maio (118,9); Em comparação ao mesmo período do ano passado (Junho/2010), o índice aumentou 4,8 p.p.

11 Evolução do Índice de Expectativa de Emprego

12 IEE: Divisão por Ocupação

13 Histórico do Índice de Expectativa de Emprego – Divisão por Faixa Etária

14 Evolução do Índice de Expectativa de Consumo
O Índice de Expectativa de Consumo de Junho (130,1) teve uma redução de 18,7 p.p. em relação ao mês de Maio (148,8); Em comparação ao mesmo período do ano passado (Junho/2010), o índice está 6,4 p.p. menor.

15 Evolução do Índice de Expectativa de Consumo

16 Histórico do Índice de Expectativa de Consumo – Divisão por Faixa Etária

17 Evolução do Índice de Expectativa Nacional
O Índice de Expectativa Nacional de Junho (139,8) teve uma redução de 1,6 p.p. em relação ao mês de Maio (141,4); Em comparação ao mesmo período do ano passado (Junho/2010), o índice aumentou 8,3 p.p.

18 Evolução do Índice de Expectativa Nacional

19 Evolução do ICCM O Índice de Confiança do Consumidor de Maringá de Junho (131,8) reduziu 2,3 p.p. em relação ao mês de Maio (134,1); Em comparação ao mesmo período do ano passado (Junho/2010), o índice teve um aumento de 0,6 p.p.

20 Evolução do ICCM

21 Índice de Confiança do Consumidor de Maringá: ICCM

22 Evolução do ICCM nos Trimestres

23 ICCM –Junho de 2011 Jun/10 Mai/11 Jun/11 Índices ▲pp (3)-(2) (3)-(1)
ISF – Índice de Satisfação Financeira 153,9 147,5 159,1 11,6 5,2 IER – Índice de Expectativa de Renda 119,1 113,9 110,3 -3,6 -8,8 IEE – Índice de Expectativa de Emprego 115,0 118,9 119,8 0,9 4,8 IEC – Índice de Expectativa de Consumo 136,5 148,8 130,1 -18,7 -6,4 IEN – Índice de Expectativa Nacional 131,5 141,4 139,8 -1,6 8,3 ICCM 131,2 134,1 131,8 -2,3 0,6

24 Outras Pesquisas Endividamento dos consumidores; Restrição ao crédito;

25 Contas em Atraso

26 Evolução dos indivíduos que não possuem contas em atraso

27 Tempo em que as contas estão em atraso

28 Indivíduos com contas em atraso há mais de 3 meses

29 Previsão de quitação das contas em atraso

30 Restrição ao crédito em Maringá

31 Indivíduos com restrição de crédito no SCPC e SERASA

32 Causa de contas em atraso

33 ESTUDOS ESPECIAIS JUNHO de 2011
Coordenador: Prof. Dr. Joilson Dias Projeto: UEM e ACIM

34 Serviços, estabelecimentos e produtos mais sente falta no dia a dia em seu bairro

35 Serviços, estabelecimentos e produtos que mais utiliza e não encontra no seu bairro

36 Insatisfação dos produtos e serviços que utiliza

37 Razão para utilizar os serviços, estabelecimentos e produtos

38 Serviços, estabelecimentos e produtos que necessitou nos últimos 6 meses e teve dificuldade de encontrar

39 É um bom momento para se abrir negócio próprio ou ampliar o atual?

40 Tipo de negócio que pretende abrir este ano

41 O empreendimento do seu sonho, se você fosse investir e tivesse todo o recurso necessário

42 Fontes de apoio que procuraria

43 Possui carro financiado

44 O pagamento do financiamento está em dia

45 Renda comprometida com o financiamento do veículo
-

46 IF – Índice de Felicidade

47 IF – Índice de Felicidade

48 EQUIPE TÉCNICA UEM ACIM Prof. Dr. Joilson Dias (DCO)
Daniela Serrante de Almeida (DCO) Denys Yohana Mora Herrera(DCO) Kézia de Lucas Bondezan (DCO) Letícia Xander Russo (DCO) ACIM Helmer Romero Ariele Anthero


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