A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como funciona a Internet

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como funciona a Internet"— Transcrição da apresentação:

1 Como funciona a Internet

2 Como funciona a Internet
A internet é baseado em computadores ligados em outro computador mais potente chamado de Servidor, que tem a função de conectar os computadores isolados, formando uma rede. O computador que acessa a Internet ou a rede de sua empresa por meio de um computador e chamado de cliente. O sistema que fornece a informação ou dados é o servidor, também chamado de hospedeiro, ou Host. As varias redes de computadores são conectadas entre si por outros servidores, ampliando a comunicação entre computadores de diferentes redes. A internet é a rede composta por todos esses servidores, na qual a comunicação é realizada por meio de linha telefônica, cabos de televisão, linhas de fibra ótica, sinais de microondas ou de satélites.

3 Como funciona a Internet
Backbones no Brasil BrasilTelecom Telecom Italia Telefonica Embratel Global Crossing Como funciona a Internet

4 Backbone

5 Como funciona a Internet
Para duas maquinas se comunicarem elas devem possuir o mesmo protocolo, assim como as pessoas precisam falar a mesma língua. O protocolo é para a informática o que o idioma é para as pessoas. Os dois protocolos mais importantes são o TCP e o IP TCP – Troca de dados feita por pacotes. Ele particiona e depois remonta os pacotes. IP – Responsável por garantir que os pacotes sejam enviados ao destino certo. Como operam juntos, o protocolo da Internet e conhecido como TCP/IP

6 Como funciona a Internet
Para ser localizado pelos usuários, as paginas deve ter um Número de Protocolos da Internet (Internet Protocol Number – numero de ip), que é um numero constituído por até 12 dígitos separado por pontos. Exemplo: Para que os usuários não precisam memorizar as diversas seqüências de números que identificam os endereços dos sites, a Internet disponibilizou um serviço de endereçamento por nome chamado de DNS (Domain Name System). Traduz os nomes para os números oficiais. O DNS possibilita o armazenamento e a consulta de informações sobre recursos da rede.

7 Tracert –

8 Tracert – www.facamp.com.br

9 Registro br – Dados do DNS

10 Provedores de Acesso e Hospedagem
Provedores de acesso Empresas que oferecem serviços de acesso à internet por meio de ligação telefônica ou outros meios Exemplo: Speedy e Virtua Provedores de hospedagem (host) Empresas que oferecem serviços de locação de espaço para armazenar os arquivos do site e enviar os dados até os usuários da Internet. Exemplo: Locaweb, Uol Host

11 Conexão a Servidor de Acesso
Os vários tipos de conexão de Internet Rede Dial-Up Método de acesso a Internet, a uma rede ou a um computador, discando o número em que está a rede ou computador. Rede DSL ou ADSL Serviço de acesso telefônico digital de alta velocidade. Fibra Óptica Acesso a Internet utilizando cabos que podem ser feitos por meio de empresas de televisão a cabo ou operadoras de telecomunicações.

12 Conexão a Servidor de Acesso
Satélite Acesso a internet através de antenas que recebem os sinais enviados através de ondas pelo ar. Normalmente utilizado entre comunicações de empresas para empresas. Wireless (rede sem fio) Realizado por meio de aparelhos eletrônicos sem fio, com as tecnologias de rádio, microondas, satélites e infravermelhos. 3G (Banda Larga aos Celulares) Rede 3G ao Brasil – que oferece banda larga aos telefones móveis.

13 Registro de Domínio Os nomes de endereços da internet são conhecidos como domínio, que identificam a empresa a qual um endereço na Internet está vinculado. Exemplo: facamp.com.br O endereço ou URL (Uniform Resource Locator) é o código para localização universal, isto é, o conjunto de caracteres usados para identificar cada nome de domínio. Uma URL contém informações sobre o método de acesso, o servidor que dever ser acessado e o caminho formado do conjunto de caracteres é protocolos:// Exemplo: Identificador de domínio tem a função de determinar o país de origem e o tipo de organização que faz parte.

14 Registro br – Dados do DNS

15 Registro de Domínio Identificação do país de origem Brasil – br Australia – au Portugal – pt Japão – jp Exceto para os Estados Unidos que não é utilizado. Tipo de organização Comercial – com Instituição educacional – edu Organização Governamental – gov Organização Militar - mil

16 Registro de Domínio Novos nomes de domino no Brasil .agr.br – empresas agrícolas e fazendas .far.br – farmácias e drogarias .imb.br – imobiliárias .srv.br – empresas prestadoras de serviços .ato.br – atores .cim.br – corretores .mus.br – músicos .qsl.br – radioamadores .trd.br – tradutores Para identificarem empresas, organizações, produtos e serviços os nomes de domínio equivalem a marcas de propriedades de empresas.

17 Registro de Domínio Dominios Quantidade % AGR.BR 403 0.04 AM.BR 73
0.01 ART.BR 3.204 0.30 COM.BR 91.60 COOP.BR 333 0.03 ESP.BR 552 0.05 ETC.BR 543 FAR.BR 195 0.02 FM.BR 156 G12.BR 612 0.06 GOV.BR 895 0.08 IMB.BR 537 IND.BR 6.193 0.58 INF.BR 2.778 0.26 MIL.BR 24 0.00 NET.BR 867 ORG.BR 28.727 2.67 PSI.BR 233 REC.BR 90 SRV.BR 2.350 0.22 TMP.BR 41 TUR.BR 2.618 0.24 TV.BR 227 Total 96.41 Universidades BR 1.197 0.11 EDU.BR 1.369 0.13 2.566 0.24 Pessoas Físicas BLOG.BR 1.949 0.18 FLOG.BR 199 0.02 NOM.BR 2.866 0.27 VLOG.BR 127 0.01 WIKI.BR 286 0.03 5.427 0.50

18 Registro de Domínio Video sobre o registro br

19 Registro de Domínio Os passos para criar um domínio 1- Verificar se o domínio já existe 2- Preencher os dados no registro.br ( Dados pessoais, dados do servidor que será hospedado Pagar o boleto de registro de domínio (R$ 30,00) 4- Aguardar o tempo de propagação que é até 48 horas.

20 Algumas Duvidas para Registrar um domínio
1- Se eu registrar um nome de domínio em uma categoria, outra empresa pode registrar o mesmo nome em outra categoria ? Sim. 2- Posso registrar qualquer nome ou tem que ser a razão social da minha empresa ou minha marca registrada ? Pode-se registrar qualquer nome desde que a Pesquisa resulte em "Domínio disponível para registro". 3- Verifiquei que um domínio não está sendo utilizado, posso registrá-lo ? Para caracterizar que um domínio está sendo utilizado, não existe a necessidade que o mesmo possua páginas web; um domínio pode ser registrado somente para utilização com fins de correio eletrônico. Nenhum domínio que já esteja registrado, poderá ser solicitado. Somente podem ser registrados domínios cuja pesquisa resultar em "Domínio disponível para registro".

21 Algumas Duvidas para Registrar um domínio
4- Eu preciso de um provedor para registrar um domínio ? O que você precisa na verdade são 2 servidores DNS já configurados para o seu domínio. Em geral quem lhe fornecerá isto será o seu provedor, caso você não tenha infra-estrutura própria. 5- Eu posso solicitar o registro de seu domínio sem informar os nomes do servidores DNS de imediato? Você terá 2 semanas, contados a partir da data de envio do formulário, para fornecer ao menos dois servidores DNS configurados para o domínio. 6- Posso criar um domínio com acento ou cedilha ? Sim. 7- Tenho um domínio sem acento e/ou cedilha. O sistema irá convertê-lo automaticamente para a versão acentuada ? Não. O usuário que quiser utilizar o domínio com acento e/ou cedilha deverá registrá-lo.

22 Algumas Duvidas para Registrar um domínio
8- Possuo um domínio sem acento e/ou cedilha. Outra entidade poderá registrar o domínio equivalente com acento e/ou cedilha ? Não. O domínio com acento e/ou cedilha só poderá ser registrado pela mesma entidade que possui o domínio equivalente sem acento e/ou cedilha. 9- Quanto custa o registro de um domínio ? O custo é de R$ 30,00 pelo período de um ano. O valor é o mesmo para todos os Domínios, sejam para pessoas jurídicas, profissionais liberais ou pessoas físicas. 10- O que acontecerá, se eu não pagar ? O seu domínio será congelado e após um período liberado para novo registro, de acordo com as regras do processo de liberação. 11- Qual é a taxa cobrada para o registro dos domínios .COM ? A taxa para registro destes domínios é de R$26,90 por ano.

23 14 Dicas para Registrar um Domínio
1) Se você registrar um domínio .com procure também registrar o mesmo nome com a extensão .com.br. 2) De preferência escolha um nome simples com apenas uma palavra. 3) Evite utilizar nomes em inglês ou qualquer nome que tenha escrita e memorização difícil. Não utilize palavras que possam gerar dúvidas na hora da escrita. 4) Um domínio pode ter no mínimo 2 letras e no máximo 26 letras. Um domínio não pode ser composto apenas de números. O inicio somente empresas que possuem CNPJ (antigo CGC) podem registrar domínios .com.br. Agora você pode registrar um dominio com CPF.

24 14 Dicas para Registrar um Domínio
6) Você só pode registrar um domínio se já existir na Internet pelo menos dois servidores de DNS que possam se responsabilizar por ele. É por isso que você precisa dos serviços de uma empresa de hospedagem. Esta empresa irá configurar estes 2 servidores de DNS necessários para se efetuar o registro. 7) Para evitar problemas na justiça não registre nomes de marcas notórias de empresas conhecidas. Se o nome cocacola.com.br ainda não estivesse registrado pela própria Coca-Cola seria bom não registrar o mesmo para evitar problemas judiciais de uso indevido de marca registrada. 8) Contrate uma empresa de confiança para hospedar e registrar seu site. 9) Escolha um nome de acordo com o assunto a ser tratado no site. Mas quanto mais óbvio você for, mais vai conseguir que os usuários memorizem seu site. Se você pretende falar sobre a Natureza, verifique a disponibilidade de um domínio do tipo natureza.com ou natureza.com.br, se você possui um CNPJ.

25 14 Dicas para Registrar um Domínio
10) Utilize nomes curtos e de fácil entendimento. Um nome razoável de domínio possui até 8 caracteres, em média. 11) Registre seu nome de domínio em diversas extensões. Se você puder investir no registro de vários domínios para sua marca, pode protegê-la contra o uso indevido por possíveis concorrentes ou mesmo contra a infeliz coincidência de encontrar outra pessoa que adotou o mesmo nome para um site de assunto totalmente diferente do seu. 12) Registre variações do nome escolhido. Uma idéia para garantir que mais pessoas acessem seu site é valer-se de seus próprios erros e registrar nomes de domínio variados. Por exemplo, o Google, sabendo que é um erro humano comum inverter algumas letras de uma palavra, registrou, além de google.com, também goolge.com e google.com. 13) Evite utilizar acentos e “ç”. Há algum tempo, o Registro.br liberou o registro de nomes de domínio com acentos e cedilha.

26 14 Dicas para Registrar um Domínio
14) Não registre marcas protegidas. Você pode descobrir que uma marca registrada conhecida não possui domínio registrado, mas não é por isso que você pode utilizá-lo. Além de ser anti-ético, as empresas estão munidas de advogados que podem lhe causar dores de cabeça por causa do uso indevido daquela marca.

27 Perfil do Internauta no Brasil

28 A INTERNET MERECE SER VISTA COM MAIS ATENÇÃO
A INTERNET MERECE SER VISTA COM MAIS ATENÇÃO. ATUALIZE SEU CONHECIMENTO SOBRE O MEIO NOS SLIDES SEGUINTES. 28

29 A INTERNET TEM 67 MILHÕES DE USUÁRIOS NO BRASIL ESTIMAMOS QUE NO FINAL DE 2010, 73,7 MILHÕES DE USUÁRIOS OU VOCÊ MUDA O SEU CONCEITO DE INTERNET, OU VOCÊ MUDA SEU CONCEITO DE MÍDIA DE MASSA. Internet é um meio de massa: O número de internautas do Brasil é duas vezes a população do Canadá. Você sabia que o número de internautas do Brasil é bem maior do que a população de muitas nações? São sessenta e dois milhões de pessoas, 33% da nossa população, que vivem em frente ao computador. Anuncie nesta verdadeira mídia de massa e fale com todos eles. 29

30 OS FATORES QUE JUSTIFICAM ESSE CRESCIMENTO SÃO:
Necessidade das pessoas estarem conectadas; b) Programa do Governo de incentivo à banda larga; c) Facilidade de crédito e financiamentos d) Redução de IPI para eletroeletrônicos como computadores aliados às datas comemorativas de Copa do Mundo e Eleições, onde o envolvimento da população é intenso. 30

31 IMAGINE SE O NÚMERO DE BRASILEIROS QUE CONSOMEM O SEU PRODUTO AUMENTASSE EM MÉDIA 22% AO ANO.
Isso aconteceu com a Internet na população acima de 10 anos nos últimos 6 anos. A Internet não para de crescer. A cada ano, mais e mais pessoas se tornam frequentadoras cativas deste mundo cheio de possibilidades. E, com isso, a penetração do meio cresce em ritmo acelerado. Para fazer com que suas vendas sigam este mesmo caminho, anuncie na Internet. 31

32 É O MEIO QUE MAIS CRESCE EM PENETRAÇÃO NO BRASIL.
Já atinge aproximadamente 40% da população. Enquanto os meios tradicionais têm crescimento singelo ou declínio na sua penetração, a Internet cresce sem parar e em todos os públicos. Até mesmo no seu. Anuncie na Internet. 32

33 VOCÊ AINDA ACHA QUE BATER NA PORTA DO QUARTO DE UM ADOLESCENTE É A MELHOR FORMA DE FALAR COM ELE?
Experimente a Internet: mais de 60% dos jovens estão online. Mais de 60% dos jovens de 10 a 24 anos estão online. Para se comunicar com eles, você precisa da Internet. 33

34 ELES SÃO JOVENS, ELES TÊM DINHEIRO, ELES ESTÃO O TEMPO TODO ONLINE.
A Internet alcança 85% de penetração entre homens de classe AB de 10 a 24 anos. Sem a Internet no seu plano de mídia, você deixa de falar com um dos principais públicos consumidores do país. Anuncie na Internet. 34

35 VOCÊ ACHA QUE A POPULAÇÃO DO NORDESTE ESTÁ MENOS ONLINE DO QUE A DO SUDESTE? VOCÊ ESTÁ ENGANADO.
A Internet é hoje mídia nacional: a penetração nas principais praças do nordeste é similar às do sudeste e sul. A penetração da Internet na cidade de São Paulo é de 39%. Já em Salvador atinge 41% e no Distrito Federal ultrapassa 50%. Anuncie na Internet: mídia nacional. 35

36 O BRASIL TEM MAIS INTERNAUTAS DO QUE O REINO UNIDO E A FRANÇA.
A Internet brasileira já é o 7º maior mercado em número de internautas no mundo. O Brasil já faz parte do primeiro mundo quando se trata de Internet. Ocupa a honrosa 7ª posição. No entanto, o investimento em publicidade digital não é proporcional, perdendo até mesmo para a Noruega. Traga o seu produto para o primeiro mundo: anuncie na Internet. 36

37 Ao final de 2010, os investimentos em mídia irão crescer 30%.
COMO UM PAÍS PODE SER O 7º EM AUDIÊNCIA ONLINE, O 7º EM PUBLICIDADE GERAL, E SÓ O 15º EM PUBLICIDADE ONLINE? Se tiver a resposta nos envie, por favor. Por , claro. O Brasil é o 7º mercado em internautas no mundo, é o 7º país em faturamento publicitário. Mas apenas o 15º em receita de publicidade online. É uma enorme oportunidade para seu produto aparecer. Invista mais na Internet: anuncie. Ao final de 2010, os investimentos em mídia irão crescer 30%. Isso representará 1,3 bilhões de reais. Em termos percentuais a internet representará 5,1% dos investimentos em mídia. 37

38 COMPUTADOR VIROU O OBJETO DE DESEJO. COITADINHO DO APARELHO DE TV.
Em 2008, vendeu-se mais computadores do que TVs no Brasil. O computador se tornou um verdadeiro objeto de desejo. Só no ano passado, o número de computadores vendidos superou em 11% o número de TVs vendidas. Isso mostra que o mundo mudou. Faça o mesmo na hora de desenvolver o seu plano de mídia: anuncie na Internet. 38

39 NO BRASIL, QUEM ACESSA A INTERNET PASSA 3 VEZES MAIS TEMPO ONLINE DO QUE VENDO TV.
Os internautas também passam mais tempo online do que vendo TV nos EUA, Japão, Alemanha e Reino Unido. No Brasil os internautas passam três vezes mais tempo online do que vendo TV. Faça como as maiores empresas do mundo: anuncie na internet. 39

40 VOCÊ ACHA SUA VERBA PEQUENA? É PORQUE VOCÊ FAZ TV E NÃO INTERNET.
A verba que desaparece na TV, faz de você rei na Internet. Com investimento de R$ 30 milhões no 1º quadrimestre de 2009 você é o 2º anunciante da Internet Brasileira. Com o mesmo dinheiro na TV você é o 63º. Apareça mais com o mesmo dinheiro: anuncie na Internet. 40

41 A INTERNET FOI O MEIO QUE MAIS CRESCEU EM 2008.
Dica para 2009, 2010, 2011. A publicidade online está crescendo rapidamente no Brasil. No ano passado, por exemplo, foi o meio que mais ampliou a sua participação na verba dos clientes, crescendo 44%. E isto tem uma lógica óbvia: a Internet é a mídia do momento. Amplie ainda mais a sua participação. Anuncie. 41

42 Perfil do Internauta no Brasil
Internet no Brasil O aumento da participação dos brasileiros nas redes sociais é um fato: 86% das pessoas que acessam internet acessam redes sociais. O aumento de participação nos microbloggings, como o Twitter, deve ser uma tendência nas Eleições 2010.

43 Perfil do Internauta no Brasil
Internet no Brasil Em um universo de 176 milhões de celulares, o uso do celular como canal de comunicação será cada vez maior, a internet acessada por celular, download de aplicativos e promoções SMS. O crescimento da venda de smartphones juntamente com planos de dados mais acessíveis através das operadoras de celulares vão ajudar significativamente na popularização da comunicação móvel.


Carregar ppt "Como funciona a Internet"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google