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Sistemas de Informações Gerenciais

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informações Gerenciais"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informações Gerenciais
Prof. Ms.Gustavo Gonzalez Prof. Marcos Guisi

2 Objetivo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais precisam conhecer. Dar exemplos de como o e-business, o e-commerce, ou os sistemas colaborativos nas empresas podem apoiar os processos de atuação de uma empresa, a tomada de decisões administrativas e as estratégias voltadas à vantagem competitiva.

3 Objetivo Fornecer exemplos de componentes de sistemas de informação realmente existentes. Esclarecer que, em um sistema de informação, as pessoas utilizam hardware, software, dados e redes como recursos para efetuar a alimentação, o processamento, a produção, o armazenamento e as atividades de controle que transformam os recursos de dados em produtos de informação.

4 O que é um sistema ? É um grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado. No dia a dia encontramos diferentes tipos de sistemas, como sistema planetário, sistema biológico, eco-sistema, sistema digestivo, entre outros.

5 O que é um sistema de informação?
Sistema de informação é um conjunto organizado de PESSOAS, HARDWARE, SOFTWARE, REDES DE COMUNICAÇÃO e RECURSOS DE DADOS.

6 Como o ambiente externo influencia um SI?

7 Modelo de um SI

8 Principais tipos de SIs
Industrial: MRP (Material Requirement Planning) MRPII (Manufacturing Resource Planning) Administrativo: Operacional: ERP (Enterprise Resourse Planning) Negócios: CRM, BI

9 Dado x Informação x Conhecimento
Dados: É a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada. Os dados isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento. Informações: Informações são dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações. As informações tem significado, podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações considerando as informações. Conhecimento: Vai além de informações, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação.

10 Principais finalidades de um SI
Apoio à Vantagem Estratégica Apoio à Tomada de Decisão Gerencial Apoio as Operações

11 Características do Planejamento
Operacional São de curto prazo Envolve normalmente as áreas funcionais As decisões tem impactos mais tênues Fácil diagnóstico (problemas atuais) Envolvimento dos funcionários nas decisões Estratégico São de longo prazo Envolve a empresa como um todo As decisões geram impactos de grandes proporções Difícil visualização Tem de ser decidido pela alta direção

12 Qualidade da informação

13 Qualidade da informação
Tempo Prontidão: A informação deve ser fornecida quando necessário Aceitação: A informação deve estar atualizada quando for fornecida Frequência: A informação deve ser fornecida tantas vezes quantas forem necessárias Período: A informação pode ser fornecida sobre períodos passados, presentes e futuros

14 Qualidade da informação
Conteúdo Precisão: A informação deve estar isenta de erros Relevância: A informação deve estar relacionada às necessidades de informações de um receptor específico para uma situação específica Integridade: Toda informação que for necessária deve ser fornecida. Concisão: Apenas a informação que for necessária deve ser fornecida. Amplitude: A informação pode ter um alcance amplo ou estreito, ou um foco interno ou externo. Desempenho: A informação pode revelar desempenho pela mensuração das atividades concluídas, do progresso realizado ou dos recursos acumulados

15 Qualidade da informação
Clareza: A informação deve ser fornecida de uma forma que seja fácil de compreender. Detalhe: A informação pode ser fornecida de uma forma detalhada ou resumida. Ordem: A informação pode ser organizada em uma sequencia predeterminada. Apresentação: A informação pode ser apresentada em forma narrativa, numérica, gráfica ou outras. Mídia: A informação pode ser fornecida na forma de documentos em papel impresso, monitores de video ou outras mídias.

16 Estratégia e Informação
Planejar estrategicamente é lidar com o futuro. A partir do conhecimento adquirido, pode-se traçar tendências que indiquem melhor o futuro ou ainda os melhores caminhos para evitar erros e riscos do passado. A tecnologia passa a ter um papel fundamental para produzir conhecimento, a partir do armazenamento e recuperação, eficiente e eficaz, das informações.

17 A evolução da sociedade
Processamento de Dados Relatórios Administrativos Apoio à Decisão Estratégico e Usuário Final Comércio Electrônico Processa- mento Eletrônico de Dados Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Computação do Usuário Final Inf. Executiva Sistemas Espe- cialistas Inf. Estratégica Empresa e Comércio Eletrônicos Interconectados E-Business e E- Commerce

18 A evolução da sociedade
ALVIN TOFFLER - Primeira Onda - Segunda Onda - Terceira Onda PETER DRUCKER - Revolução Industrial - Revolução da Produtividade - Revolução Gerencial INFORMÁTICA - Era do Hardware - Era do Software - Era dos Negócios Primeiro foi a revolução agrícola, depois a revolução industrial, atualmente a revolução tecnológica modifica fortemente o arcabouço do conhecimento e da realidade em que vivemos. Na primeira onda ou sociedade agrária, a principal forma de capital era a terra. Foi uma forma de criar riqueza cultivando a terra e havia necessidade de um mínimo de noção sobre o plantio e o ânimo corporal para trabalhar. Já na segunda onda, a forma de criar riqueza passou a ser a oficina industrial e a corretagem de bens. Na terceira onda o conhecimento adota o valor do principal recurso econômico e a riqueza construída pela sociedade. Atualmente, a este conjunto de conhecimento e informações é anexado o valor aos produtos por elas produzidos mediante o aproveitamento da inteligência, e foi denominado Capital-Intelectual. De acordo com Alvin Toffler - o analfabeto do século XXI não será aquele que não sabe ler nem escrever, mas aquele que não for capaz de aprender, desaprender e reaprender. Na terceiraonda o trabalho do homem é substituído pelas inovações tecnológicas, possibilitando o aparecimento da sociedade da informação.

19 A evolução da sociedade
ALVIN TOFFLER - Primeira Onda - Segunda Onda - Terceira Onda PETER DRUCKER - Revolução Industrial - Revolução da Produtividade - Revolução Gerencial INFORMÁTICA - Era do Hardware - Era do Software - Era dos Negócios Na era do Hardware, o foco estava na capacidade das máquinas. O custo do hardware era muito elevado e qualquer equipamento com maior capacidade de armazenamento era um luxo. Na era do Software, o foco estava no potencial dos sistemas em absorver mais informações, novas linguagens. O custo do hardware já sofre grande redução. Na era dos Negócios, o foco está em gerenciar todas as informações disponíveis com o objetivo de aplicar nos negócios. O potencial do hardware já não é uma barreira e as possibilidades de softwares e plataformas ampliam mais suas aplicações.

20 O que é Tecnologia da Informação – TI ?
São os recursos tecnológicos (equipamentos, sistemas e metodologias) utilizados para gerar, armazenar e recuperar as informações; Atualmente, a TI tem papel fundamental no apoio às organizações, pois além das questões meramente operacionais, ela auxilia na elaboração e execução das estratégias organizacionais.

21 Planejamento Estratégico da TI
Há menos de uma década, o principal objetivo da TI era agilizar o tempo e o esforço na execução de tarefas antes realizadas manualmente; As novas ferramentas de TI possibilitaram as organizações a usufruir de um novo potencial, visando a melhoria da eficácia, como apoio no desenvolvimento e aplicação de Estratégias Empresariais.

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23 CRM Segundo Zambom (2006), estima-se que a empresa varejista perde clientes pelos seguintes motivos: - 1% morre; - 5% adotam novos hábitos; - 9% consideram o preço alto demais; - 14% estão desapontados com a qualidade do produto; - 68% estão insatisfeitos com a atitude do pessoal (má qualidade do atendimento). a maior perda de clientes ocorre devido a atitudes das pessoas e não à qualidade do produto Por essa razão a necessidade que a empresa tem de cuidar do cliente, como forma de reduzir perdas e ganhar competitividade.

24 CRM CRM não se trata nem de um conceito nem de um projeto, mas de uma estratégia de negócios que visa entender, antecipar e administrar as necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma organização. Uma jornada de estratégias, processos, mudanças organizacionais e técnicas pelas quais a empresa deseja administrar melhor seu próprio empreendimento acerca do comportamento dos clientes. Acarreta em adquirir e distribuir conhecimento sobre os clientes e usar essas informações por meio de vários pontos de contato para equilibrar rendimentos e lucros com o máximo de satisfação dos clientes. (BROWN apud ZAMBON, 2006).

25 CRM O CRM abrange, na generalidade, três grandes áreas:
Automatização da gestão de marketing; Automatização da gestão comercial, dos canais e da força de vendas; Gestão dos serviços ao cliente

26 CRM Nesse contexto, a implantação de um CRM pode trazer diversas vantagens de marketing para a organização, que podem ser consideradas no e-relacionamento, como: redução de custos com propaganda; diminuição dos riscos de comunicação (propagandas) generalistas que podem confundir ou irritar o público-alvo; melhora da abordagem de clientes específicos, concentrando em suas necessidades e na capacidade de atendê-los.

27 CRM Para ser eficiente, o processo de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente precisa ser totalmente integrado através dos departamentos de Marketing, Vendas e Serviço. Um bom sistema CRM precisa atender os seguintes requisitos: Disseminar por toda a organização uma cultura baseada no cliente; Identificar os casos de sucesso e permitir a replicação destas ações; Desenvolver um processo de atendimento ao cliente do começo ao fim; Permitir controle total de pós-venda, suporte, e acompanhamento de contratos de serviços; Auxiliar no questionamento que deve ser feito ao cliente para ajudar na solução de um problema; Auxiliar no tratamento dado a um cliente insatisfeito com a aquisição de um produto ou serviço; Rastrear todos os aspectos de atendimento aos clientes efetivos e potenciais, permitindo a avaliação de todo o processo, como instrumento de apoio à tomada de decisões; Gerar satisfação interna e externa.

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29 BI Business Intelligence é um conceito baseado em softwares que auxiliam os gestores na tomada eficaz de decisões usando apenas os dados e informações que estão inseridos nos bancos de dados das empresas. O BI tem como principal objetivo à integração dos aplicativos e tecnologias para extrair e analisar os dados corporativos de maneira simples, no formato correto e no tempo certo, para que a empresa possa tomar decisões melhores e mais rápidas, auxiliando os executivos em seus negócios. Essa ferramenta tem como capacidade transformar dados em informação, informação em conhecimento e propiciar a descoberta de novos conhecimentos.

30 Modelo de cockpit com indicadores de eficiência econômica financeira.
Modelo de dashboard com a informação da movimentação de insumos por ano.


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