A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFCD: Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFCD: Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 UFCD: 3777- Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho
Mª Filipa Castanheira Silves, 26 de Março de 2010

2 Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho
Princípios e domínios da Higiene do Trabalho; Noções de Toxicologia; Vias de penetração dos tóxicos no organismo, Concentrações e doses letais, Toxicidade aguda e crónica, Efeitos dose-resposta, Efeitos fisiológicos dos tóxicos.

3 Efeitos resultantes de exposições combinadas;
Exposição simultânea ou sequencial a vários factores de risco. Procedimentos de calibração dos instrumentos de medição; Sistemas de ventilação e condicionamento do ar; Parâmetros básicos de dimensionamento (taxas de renovação, caudal, localização e tomadas de ar). Critérios de manutenção e limpeza dos sistemas.

4 UFCD: 3777- Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho
Princípios e domínios da Higiene do Trabalho Sessão 1 Mª Filipa Castanheira Silves, 26 de Março de 2010

5 ? ? O que é a Higiene no Trabalho?
“Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas” (Chiavenato, 1999). ?

6 trabalho e doenças ocupacionais.
Higiene no Trabalho Conjunto de medidas preventivas, relacionadas com o ambiente de trabalho visando eliminar ou reduzir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A higiene no trabalho consiste em combater as doenças profissionais.

7 Quais são os objectivos principais da Higiene no Trabalho?
1 - Eliminação das causas das doenças profissionais. 2 - Redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho. 3 - Prevenção de agravamento de doenças e de lesões. 4 - Manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade por meio de controle do ambiente de trabalho.

8 Identificar condições inseguras de
De que modo cumprir os objectivos de Higiene no Trabalho? Assegurar Saúde Bem-estar Segurança Eliminar Reduzir De modo a … Identificar condições inseguras de trabalho Aumento da Produtividade, Motivação e Satisfação do trabalhador

9 Objectivos Específicos da Sessão:
Definição das sessões do módulo Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho Compreender o conceito de Higiene no Trabalho Determinar quais são os objectivos principais da Higiene no Trabalho De que modo cumprir os objectivos de Higiene no Trabalho


Carregar ppt "UFCD: Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google