A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Onde está escrita a história da Terra?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Onde está escrita a história da Terra?"— Transcrição da apresentação:

1 Onde está escrita a história da Terra?
Rochas ….

2 Onde está escrita a história da Terra?
Fósseis ….

3 Onde está escrita a história da Terra?
Paisagens geológicas

4 A Terra conta a sua história
Fósseis são restos de seres vivos ou sinais da sua actividade (por exemplo marcas ou pegadas de animais), que  viveram há milhões de anos e que ficaram conservados nos sedimentos, através de processos naturais (processos de fossilização) que sobre eles actuaram após a morte.

5 A Terra conta a sua história
Os fósseis podem corresponder: à totalidade do corpo do respectivo indivíduo, o que é raro; a uma parte maior ou menor do corpo, o que é mais vulgar; ! ??

6 A Terra conta a sua história
Os fósseis podem corresponder: a uma impressão ou molde do corpo ou de parte dele; Moldes internos de conchas de gastrópodes Turritella. Miocénico, Almada. Molde externo de concha de gastrópode Turritella. Miocénico, Albufeira.

7 A Terra conta a sua história
Os fósseis podem corresponder: a um vestígio da existência ou passagem (pistas ou rastos, etc.) de determinado organismo. Icnofóssil de pegada de dinossáurio carnívoro Jurássico, Serra de Aire

8 Fósseis de Bivalves

9 Iguanodon ? - Animais bípedes e herbívoros
- Atingiam até 10 m de comprimento e 5 m de altura ? Pegadas de Dinossáurios localizadas em bancadas de calcários margosos com cerca de 115 M.a.

10 A Terra conta a sua história
A fossilização é um processo que implica: que o organismo fique rapidamente protegido dos agentes que o possam destruir; geralmente a conservação das partes duras, esqueléticas como ossos, dentes, carapaças, conchas, escamas, etc. Há no entanto casos, embora raros, em que fossilizaram as partes moles dos organismos. Ex.:mamutes encontrados nos gelos, insectos englobados em âmbar, etc.

11 A Terra conta a sua história

12 A Terra conta a sua história
Certos fósseis ocorrem apenas em determinadas fácies, isto porque correspondem a organismos de habitats muito restritos. Fósseis de fácies Outros fósseis correspondem a organismos que tiveram uma ampla distribuição geográfica e um curto tempo de duração. Fósseis de idade

13 A Terra conta a sua história
Existem seres vivos que se mantiveram praticamente sem variações ao longo da história da Terra, alguns deles até à actualidade. São os chamados “fósseis vivos”. Nautilus Ginkgo

14 A Terra conta a sua história
Paleontologia Ciência que estuda os organismos que sucessivamente povoaram a Terra, os restos e as marcas por eles deixadas, e cujos testemunhos se encontram fossilizados, isto é, conservados geralmente em rochas sedimentares.

15 O que é um paleontólogo? É um cientista com formação em Geologia (ou em Biologia, ainda que esta seja menos frequente) que estuda os fósseis para investigar como eram os organismos e os ecossistemas do passado da Terra.  O paleontólogo estuda os fósseis, também, para perceber como estes se formaram e como podem ser usados para a datação relativa dos estratos rochosos em que ocorrem.   Os paleontólogos são os cientistas que estudam Paleontologia.


Carregar ppt "Onde está escrita a história da Terra?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google