A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA: Profa. Ms. Eduarda Escila Ferreira Lopes Relações públicas, Mestre em Comunicação pela UNESP-Bauru, Proprietária da LATTERE ASSESSORIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA: Profa. Ms. Eduarda Escila Ferreira Lopes Relações públicas, Mestre em Comunicação pela UNESP-Bauru, Proprietária da LATTERE ASSESSORIA."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA: Profa. Ms. Eduarda Escila Ferreira Lopes Relações públicas, Mestre em Comunicação pela UNESP-Bauru, Proprietária da LATTERE ASSESSORIA.

2 FORMAS E INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS

3 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS
FORMA DE FAZER MEDIÇÕES ASSOCIAR NÚMEROS A UM OBJETO, SEGUNDO SUAS CARACTERÍSTICAS

4 QUANTO A FORMA COMO ESTÃO DISTRIBUÍDOS OS DADOS
` Observação direta extensiva: pesquisa quantitativa Trabalha com a extensão das informações: quantificações, estatísticas, questionários, testes %%

5 COMO FORMULAR O INSTRUMENTO
Conduzir o entrevistado a prestar informações Iniciar pelas questões simples e terminar pelas mais complexas Iniciar por temas gerais e terminar no específico Evitar perguntas intimas

6 Conter apresentação e objetivo da pesquisa
Instruções para preenchimento Data Régua de tabulação

7 CLASSIFICAÇÃO DAS PERGUNTAS QUANTO AO OBJETIVO
PERGUNTAS DE FATO: Caracterização do entrevistado. Se refere ma dados objetivos. Exemplo: sexo, idade , profissão, escolaridade

8 PERGUNTAS DE AÇÃO: Se referem as atitudes e hábitos dos indivíduos . Exemplo: com que freqüência você usa o produto?

9 PERGUNTAS DE INTEÇÃO: Se referem as intenções e futuros comportamentos Exemplo: você continuaria usando se houvesse mudanças ?

10 PERGUNTAS DE OPINIÕES:
Avaliação do uso ou benefício Exemplo:como você classificaria o produto?

11 TÉCNICA DE ELABORAÇÃO Criar temas correspondentes aos objetivos da pesquisa anteriormente discutidos Para cada tema elencar as questões Para cada questão elencar alternativas Toda questão deve ter alternativas suficientes ou seja, o respondente deve encontrar uma em que possa se encaixar.

12 QUESTÕES QUANTO A FORMA DE REGISTRO DA RESPOSTA
PERGUNTAS ABERTAS- o entrevistado responde livremente o que pensa sobre o assunto. Ex: qual sua opinião sobre......? PERGUNTAS FECHADAS-são fornecidas as possíveis respostas .

13 PERGUNTAS FECHADAS COM ALTERNATIVAS PODEM SER CLASSIFICADAS COMO
Dicotômicas- duas alternativas Tricotômicas- três alternativas Mostruários- um rol de mais de três alternativas para escolha de apenas uma Múltipla escolha- rol de várias alternativas para escolha de mais de uma Avaliação-onde se emite um julgamento através de escalas de intensidade

14 DISPOSIÇÃO DE QUESTÕES NO IMPRESSO
Encadeadas-sequência de perguntas ordenadas e uma é subordinada a outra e a resposta afirmativa ou negativa exclui as seguintes. ex: O senhor tem carro ? Se sim diga a marca? Combinadas ou mistas- contêm alternativas abertas e fechadas

15 EXEMPLOS DOS AMACIANTES EXPERIMENTADOS DIGA A CLASSIFICAÇÃO: Quanto a perfume: 1o.____ 2o.____ 3o.____ Qual amacia melhor

16 EXEMPLOS Avalie o desempenho do produto:
( )Ótimo ( )bom ( )regular ( )ruim ( )péssimo Classifique atribuindo de 0 a 5 ( 0 pior e 5 melhor) os itens do produto Cor ( ) Embalagem( ) Com que freqüência você usa Todos os dias 1 vez por semana Cuidado para não misturar com sempre

17 EXEMPLO Com que freqüência você usa o produto: ( )Sempre ( )As vezes
( )Raramente ( )nunca ( ) sempre ( )ocasionalmente/ ( )freqüentemente Como você avalia o desempenho? ( )Bom ( )razoável ( )ruim

18 EXEMPLO O produto tem um desempenho perfeito. Sobre a afirmação diga
( ) concordo ( ) discordo ( ) concordo parcialmente ( )discordo parcialmente

19 Exemplo Você compraria o produto caso houvesse __ mudança?
( )Decididamente não ( )provavelmente não ( )indeciso ( )provavelmente comprarei ( )decididamente comprarei

20 JORNAL : Tem hábito de ler jornal? ( ) Sim ( ) Não Se sim? ( ) Assinante ( ) Não assinante Se lê qual o jornal de grande circulação que costuma ler? ( ) Folha de São Paulo ( ) Estadão ( ) outros Se lê qual o jornal de circulação local que costuma ler? ( )T ( )I

21 REVISTA Tem hábito semanal de ler revista- circulação nacional? ( ) Sim ( ) Não Se sim? Qual ___________________________ ( ) ( ) ( ) Tem hábito de ler revista- circulação local

22 CINEMA Tem hábito de ir ao cinema? ( ) Sim ( ) Não INTERNET Costuma navegar na internet? ( ) Sim ( ) Não Qual provedor de acesso mais utilizado? ( ) Techs ( ) Uol ( ) Ig ( ) Terra ( )Hotmail ( ) própria empresa ( )Outros

23 RÁDIO Tem hábito de ouvir rádio? ( ) Sim ( ) Não Qual período? ( ) manhã ( ) tarde ( ) noite ( ) madrugada Qual a emissora que mais ouve. listar as emissoras da cidade

24 TELEVISÃO Tem hábito de assistir Televisão? ( )Sim ( ) Não Qual período que mais assiste? ( ) manhã ( ) tarde ( ) noite ( ) madrugada qual a emissora que mais assite listar as emissoras –tv aberta Que tipo de programa que assite? ( ) Jornalismo ( ) Novela ( ) Variedades ( ) Entretenimento ( ) Esporte

25 TV POR ASSINATURA Tem Tv por assinatura ? ( )Sim ( ) Não Qual operadora? Qual canal ? Qual horário? ( ) manhã ( ) tarde ( ) noite ( ) madrugada

26 CRITÉRIO DE CLASSIFICAÇÃO ECONOMICA BRASIL

27 O Critério de Classificação Econômica Brasil, enfatiza sua função de estimar o poder de compra das pessoas e famílias urbanas, abandonando a pretensão de classificar a população em termos de “classes sociais”. A divisão de mercado definida abaixo é, exclusivamente de classes econômicas.

28

29

30 CLASSE RENDA MÉDIA A1 9733,47 A2 6563,73 B1 3479,36 B2 2012,67 C1 1194,53 C2 726,26 D 484,97 E 276,70


Carregar ppt "PESQUISA: Profa. Ms. Eduarda Escila Ferreira Lopes Relações públicas, Mestre em Comunicação pela UNESP-Bauru, Proprietária da LATTERE ASSESSORIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google