A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELIGIÕES ORIENTAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELIGIÕES ORIENTAIS."— Transcrição da apresentação:

1 RELIGIÕES ORIENTAIS

2 A RELIGIÃO ENVOLVE A CRENÇA EM PODERES SOBRENATURAIS OU MISTERIOSOS

3 A forma pela qual se expressa o sentimento religioso varia muito, seja de pessoa para pessoa, seja de grupo para grupo, seja de época para época. Cada sociedade acentua aspectos diferentes em suas manifestações religiosas. Algumas atribuem importância maior à crença no sobrenatural; outras, aos ritos e cerimoniais; outras, ainda, à contemplação

4 O Hinduísmo e o Budismo sempre demonstraram um nível de abertura e tolerância em questões religiosas bem diferentes daquele a que estamos acostumados no Ocidente. A diversidade religiosa não é considerada uma fraqueza. Muitos budistas diriam até que o oposto é que é verdade. A força do budismo se revela nos numerosos frutos que ele traz.

5 A palavra hinduísta significa simplesmente “indiano” (da mesma raiz do rio Indo), e talvez a melhor maneira de definir o hinduísmo seja dizer que é o nome das várias formas de religião que se desenvolveram na Índia depois que os indo-europeus abriram caminho para a Índia do Norte, de 3 a 4 mil anos atrás

6 Essa Crença está associada a sentimentos de respeito, temor e veneração, e se expressa em atitudes públicas destinadas a lidar com esses poderes.

7 UM RESGATE HISTÓRICO

8 O QUE É HINDUISMO?

9 Origem: O hinduísmo não é propriamente uma religião, mas sim um diversidade de crenças e práticas religiosas que formão as tradições mais importantes da Índia

10 HISTÓRIA Ao contrário de outras religiões do mundo, o hinduísmo não foi fundado por nenhuma pessoa em particular e não se baseia em um único conjunto de crenças ou de dogmas. Eles tem por base o Sanatana Dharma. As verdades Eternas ou Leis que foram compreendidas e explicadas pelos Rishis.ou Grandes Sábios Videntes, há 10 mil anos. O hinduísmo é a religião viva mais antiga do mundo. É organizada em sistema de Castas.

11

12 Sistema de Crenças: Há milhares de Deuses e Deusas reverencados nas tradições hindus, onde todos são aceitos como formas particulares da Divinidade. Normalmente, os hindus não discutem qual Deus é “O” Deus, mas, aceitam que Deus possa ser representado através de quaisquer formas ou de nenhuma forma. Existe uma crença em um princípio universal ou, poder, conhecido como Brahma, que é onipotente, onisciente e está além de todos os limites de tempo e espaço e causa.

13 É representada através de três princípios universais: a criação a preservação e a destruição, que está representada pelos principais deuses do panteão hindu:

14 caminhos Os quatro grupos ou caminhos distintos do hinduísmo para que se esteja pronto para despertar totalmente 1 – Roya Yoga: O caminho da meditação 2 – Bhakti Yoga: O caminho da devoção a Deus (Ser) 3 – Ynana Yoga: O caminho da sabedoria ou do auto-conhecimento 4 – Karma Yoga: O caminho da ação correta, ou serviço altruísta.

15 Rituais e dias Santos: A maior parte dos hindus tem altares em casa para culto e oração. Os festivais religiosos são inúmeros. Uma das mais populares é a noite de Shiva na primeira noite de lua nova em Janeiro.

16

17 BUDISMO

18 HISTÓRIA O Budismo foi fundado na Índia há 2500 anos (séc.
VI a. C.), pelo Buda Sakyamuni. O Buda Sakyamuni nasceu no norte da Índia (atualmente Nepal), como um príncipe rico da família Shakya e chamava-se Sidharta.

19 RENUNCIA Aos 29 anos renunciou ao reino para procurar respostas aos
problemas essenciais da humanidade.

20 SIMBOLO O símbolo do Budismo é a Roda do Dhamma (ensinamento). Os
Budistas acreditam que Buda colocou esta roda de aprendizagem em movimento. Representa o ciclo da vida e da reencarnação.

21 TEXTO SAGRADO Os seguidores de Buda escreveram os
seus ensinamentos em folhas de palmeiras e colocaram os manuscritos em três cestos. Estas escrituras são conhecidas por Tipitaka, ou seja, “Três Cestos”

22 PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS
O próprio Buda definiu o ensinamento nestes termos: 1 - Não cometer ações negativas; 2 - Realizar ações positivas; 3 - Ter mestria sobre o espírito. 4 - Outro dos princípios fundamentais do Budismo é de não violência e de respeito por todas as formas de vida.

23 TEMPLOS E ORAÇÕES Os Budistas visitam mosteiros
ou templos para pensarem em Buda e nos seus ensinamentos, e para celebrarem festividades. Os lares Budistas têm frequentemente um santuário caseiro com a imagem de Buda, rodeado de flores, campainhas, incenso, etc.

24 TEMPLOS IMPORTANTES Os templos sagrados Budistas
estão espalhados por todo o Mundo e relacionam-se normalmente com acontecimentos da vida de Buda. Lumbini, por exemplo fica no Nepal, a Terra onde Buda nasceu. Na Índia, situam-se três importantes templos, o Bodh Gaya, o de Sarnath e o Kushinagara.

25 LUGARES SAGRADOSSAGRA

26 FESTAS Parinirvana (Mahayana) Morte de Buda (Fevereiro)
Hana Matsuri (Mahayana) Nascimento de Buda (Abril) Wesak (Theravada) Celebra o nascimento, e a morte de Buda. (abril)

27 FESTAS Obon (Mahayana) A história de Buda (Julho)
Esala Perahera (Theravada) Festa do Dente (Julho/Agosto) Kathina ( Theravada) Fazem-se oferendas aos mosteiros (Outubro) Dia do Nirvana (Mahayana) Iluminação de Buda (Dezembro)

28 O BUDISMO NO MUNDO E SUAS DIVISÕES

29 CONCLUSÕES

30 BIBLIOGRAFIA GAARDER,Jostein. O Livro das Religiões. Jostein Gaarder, Victor Hellern, Henry Notaker. Tradução de Isa Mara Lando. Revisão Técnica de Antonio Flávio Pierucci – São Paulo: Companhia das Letras, 2000. OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia: Ensimo Médio, volume único / Pérsio Santos de Oliveira – São Paulo, Editora Ática, 2010. PIAZZA, Padre Waldomiro O. Religiões da Humanidade. 3° Edição. São Paulo. Loyola Edições, 1991.

31 - João Bosco - Janaina - Maria de Fátima Araújo
OFICINEIROS - João Bosco - Janaina - Maria de Fátima Araújo


Carregar ppt "RELIGIÕES ORIENTAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google