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PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

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Apresentação em tema: "PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Sejam bem vindos

2 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Apresentações Facilitador:  Breve identificação do apresentador (nome, cargo, ligação com o projeto, etc) e das pessoas que fazem parte da instituição e que estiverem presentes.

3 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Contrato Informações gerais:  Horários; Uso de celulares. Funcionamento do programa Etc.

4 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Integração

5 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
“Em crise não há liderança partilhada, quando o barco está afundando o capitão não pode convocar uma reunião para ouvir as pessoas, tem de dar ordens. Esse é o segredo da liderança: saber em que situações deve agir como chefe e em que situações atuar como parceiro”.                                                             Peter Drucker 

6 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Por que falar em liderança: A liderança atual tem um novo perfil e o líder que almeja o sucesso precisa estar atualizado com as tendências de mercado

7 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Focos do líder: objetivos, orientação para a ação, auto-confiança, relacionamento humano, criatividade e inovação, flexibilidade, tomada de decisões e padrões de desempenho.

8 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES PARADIGMA ATUAL (para)
ANTIGO PARADIGMA (de) PARADIGMA ATUAL (para) Gerente Líder imposição persuasão carreira missão objetivos visão compartilhada medo confiança individualidade espírito de equipe Fixo adaptáveis Rígido flexíveis

9 Todos devem se sentir parte da visão de futuro da organização
Capacidade que o líder tem em lidar com suas próprias emoções. Conhecimento do seu negócio, como também de todas as forças que possam influenciar seus resultados. Os colaboradores seguirão líderes confiáveis, transparentes e que acima de tudo são justos e que possuem fé. Visão compartilhada Inteligência emocional Conhecimento profundo Inteligência espiritual Não há consenso sobre esses pilares. Cada teórico tem a sua visão sobre esses tópicos. PILARES DA NOVA LIDERANÇA

10 LIDERANÇA PELO EXEMPLO

11 “Você alcançou excelência como líder quando as pessoas o seguem aonde for, mesmo que por mera curiosidade” (Colin Powell) EXEMPLO Ou seja, serve de exemplo

12 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
O que é liderança para você?

13 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Conceito: A liderança pode ser definida como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

14 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Conceito: Liderar é... Como comandar uma orquestra. É preciso facilitar, incentivar, inovar, harmonizar, conhecer e assim, apresentar resultados fabulosos vindos de pessoas normais. É despertar o orgulho de fazer parte de um grupo.

15 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Liderar é: O Voca People faz exatamente isso Apresentar resultados fabulosos

16 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Liderar é: THE VOCA PEOPLE Grupo músico-teatral israelense que canta e faz percussões vocais. O som deles vai desde Bach até Madonna. Apresentar resultados fabulosos

17 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Liderar é: Orquestra Popular da B. do Hemetério e Maestro Forró

18 Harmoniza? Facilita? Inova? Resultados fabulosos? Conhece? Maestro Forró Incentiva? Serve de exemplo? Desperta orgulho?

19 Harmoniza? Facilita? Inova? Resultados fabulosos? Conhece? VOCÊ Incentiva? Serve de exemplo? Desperta orgulho?

20 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Reflexão: Como é você enquanto líder?

21 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
EXEMPLO DE LÍDER Sua personalidade: Confiante, Portadora de uma vontade de ferro, Determinada, Decidida. Margaret Thatcher Ex-primeira-ministra

22 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES João Carlos Paes Mendonça
EXEMPLO DE LÍDER Seu comportamento: Luta, Ética, Ousadia, Determinação, Confiança. João Carlos Paes Mendonça Empresário

23 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES Vontade de atingir os objetivos
EXEMPLO DE LÍDER Seu comportamento: Dedicação Perseverança Vontade de atingir os objetivos Ayrton Senna da Silva Piloto de F-1

24 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES Este paraibano ilustre é um líder?
Ariano Suassuna

25 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
EXEMPLO DE LÍDER Um exemplo de líder é... Seu exemplo de líder

26 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Reflexão: Se você tivesse que definir, em apenas uma palavra, o que torna essa pessoa um grande líder, qual palavra seria essa?

27 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Reflexão: Para mim, para que eu possa servir de exemplo é necessário ter um grande potencial de …………… . E o meu nível está ………….. . Para melhorar ou aperfeiçoar essa característica preciso fazer ………… .

28 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Para servir de exemplo: Escreva cinco características, atributos, comportamentos ou hábitos que fazem dessa pessoa um modelo de liderança para você.

29 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Para servir de exemplo: O líder deve: Agir com senso de urgência; Estabelecer grande expectativa de performance e dar suporte para que todos atinjam aos resultados esperados; Considerar clientes externos e/ou internos nas decisões e ações; Encorajar a colaboração entre as pessoas e tomar as decisões que são melhores para o projeto. Fazer um check list no manual.

30 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Para servir de exemplo: O líder deve: Criar idéias e processos e apoiar outros a tentar novos caminhos; Ser pró-ativo em prover oportunidades de desenvolvimento para outros; Dar constante feedback.

31 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Para servir de exemplo: O líder deve: Compartilhar seu ponto de vista e opiniões, mesmo quando possam ser negativas e impopulares; Encorajar a livre troca de informações e opiniões; Estar sempre pronto a solicitar ajuda e a ajudar os outros.

32 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Para servir de exemplo: O líder deve: Respeitar opiniões e demonstrar sensibilidade às diferenças culturais; Concentrar energia no que pode pessoalmente fazer; Assumir responsabilidade pelas falhas; Não agir como vítima; Conhecer as contribuições que outros dão e as reconhecer.

33 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Para servir de exemplo: O líder deve: Dar créditos a pessoas específicas ou a times; Possuir atitude de vencedor e despertar a paixão por vencer; Demonstrar consistência entre princípios, valores e comportamentos; Criar um ambiente de confiança e aprendizado.

34 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Para servir de exemplo: O líder deve: Pensar grande; Ter uma missão importante; Possuir elevado senso ético; Dominar as mudanças; Ser sensível; Assumir riscos.

35 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Para servir de exemplo: O líder deve: Saber tomar decisões; Saber usar sabiamente seu poder; Comunicar-se com efetividade; Ser um criador de equipes; Ser corajoso; Envolver-se .

36 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Para servir de exemplo: Na sua opinião, o que é mais importante para que um líder possa servir de exemplo?

37 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES
Para servir de exemplo: Plano de ação Pedir para os participantes informarem como vão fazer para conseguir essas características que faltam. Citar o quê, como e quando apenas. Algo bem simples mesmo.

38 FASES DA LIDERANÇA PERSONALIDADE DESENVOLVIMENTO PRODUÇÃO PERMISSÃO
representatividade DESENVOLVIMENTO união PRODUÇÃO Colheta PERMISSÃO vontade POSIÇÃO Imposição. Permissão- os liderados lhe dão  permissão para que você seja o líder da equipe, devido ao seu carisma. As pessoas o seguem porque querem. Um grande exercício para testar essa fase da liderança, é sair do seu ambiente de trabalho e perceber se ainda assim você será visto como um líder. Produção- É a fase de colher os frutos do trabalho. Logo se perceberá que, com pouco esforço a união resolverá facilmente os problemas do cotidiano, sobrando mais espaço para a produtividade. Desenvolvimento – O líder está mais seguro e começa a se dedicar a formar a formação de novos líderes, cooperando, dessa forma, para o desenvolvimento de cada integrante da equipe. Personalidade – O líder é respeitado e seguido por todos devido o que representa. É a maior e mais madura de todas as fases, bem como a fase de maior responsabilidade. Posição- Liderança por imposição, ou seja, os liderados o respeitam apenas por uma circunstância hierárquica. Assim, as pessoas acabam o seguido por uma mera obrigação.

39 Estilo Livre (Laissez-faire)
ESTILOS DE LIDERANÇAS Estilo Autocrático Estilo Democrático Apenas o líder fixa as diretrizes,   sem   qualquer participação do grupo. As diretrizes são debatidas pelo grupo, que é estimulado  e  assistido pelo líder. Estilo Livre (Laissez-faire) Há  liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder.

40 Quais os pontos positivos? Quais os pontos passivos de melhoria?
ESTILO DE LIDERANÇAS Qual o seu estilo? Quais os pontos positivos? Quais os pontos passivos de melhoria?

41 FUNÇÕES DO LÍDER DE ACORDO COM O ESTILO
Estilo Autocrático Dá ordens Verifica o cumprimento das ordens dadas

42 FUNÇÕES DO LÍDER DE ACORDO COM O ESTILO
Estilo Democrático Coordena o trabalho das pessoas Inspira o grupo para decisões inteligentes Esclarece e explora os valores de cada um Procura tornar produtivo o trabalho

43 FUNÇÕES DO LÍDER DE ACORDO COM O ESTILO
Estilo Livre Distribuir tarefas Fornecer informações quando solicitadas

44 ATUAÇÃO DO LÍDER DE ACORDO COM O ESTILO DO LIDERADO
Estilo Autocrático Para pessoas que não gostam de colaborar. Só trabalham quando existe a autoridade do líder. Precisam ser mobilizadas com frequencia.

45 ATUAÇÃO DO LÍDER DE ACORDO COM O ESTILO DO LIDERADO
Estilo Democrático Para pessoas que facilmente colaboram. Cumprem com seus deveres sem que precisem de cobranças. Estão ajustadas ao trabalho e a equipe

46 ATUAÇÃO DO LÍDER DE ACORDO COM O ESTILO DO LIDERADO
Estilo Livre Para pessoas que podem trabalhar com o mínimo de orientação, que são inteligentes e competentes e gostam de trabalhar individualmente

47 CARACTERÍSTICAS DO LÍDER MODERNO
Quais são elas? (Escreva três)

48 CARACTERÍSTICAS DO LÍDER MODERNO
Visão do Todo Visão de Mundo Capacidade de Gerenciar Mudanças Velocidade em aprender Ousadia, capacidade de assumir riscos Holístico “ Cabeça Estratégica” Postura Cidadã Atitude Positiva Coerência Integridade, autenticidade Capacidade de negociar diplomaticamente Bom Senso Habilidades Humanas Refinadas Competência em Fazer Acontecer Abertura para as possibilidade das novas tecnologias

49 CARACTERÍSTICAS DO LÍDER MODERNO
Ecológico: É bom para a empresa? É bom para a equipe? É bom para o mundo? É bom para mim?

50 DIFERENÇAS ENTRE LÍDER E CHEFE
LIDER CHEFE inova administra desenvolve mantém cria imita questiona aceita/não aceita confia nas pessoas depende de controles. focaliza as pessoas focaliza o sistema e a estrutura. é seu próprio comandante é o clássico bom soldado. educa tenta condicionar Liderar não é chefiar. Liderar é influenciar pessoas, chefiar é manter sistemas e processos

51 ATRIBUTOS DO LÍDER Disposição para tentar o que não foi tentado antes;
Auto motivação; Percepção aguçada do que é justo; Planos definidos; Perseverança nas decisões; O hábito de fazer mais do que aquilo pelo qual se é pago.

52 ATRIBUTOS DO LÍDER Personalidade positiva; Empatia;
Domínio de detalhes; Disposição para assumir plena responsabilidades; Socialização; Profunda crença em seus princípios.

53 FERRAMENTAS DO LÍDER Persuasão; Paciência; Sensibilidade.

54 FERRAMENTAS DO LÍDER Aprendizado; Aceitação; Gentileza.

55 FERRAMENTAS DO LÍDER Abertura; Sinceridade; Consciência; Idoneidade.

56 MOTIVAÇÃO DE EQUIPE Dicas: Incentive o trabalho em equipe;
Acompanhe cada projeto pessoalmente; Analise os sentimentos dos seus liderados; Celebre os resultados positivos; Reconheça as vitórias (profissional ou pessoal); Escute sempre.

57 MOTIVAÇÃO DE EQUIPE Dicas:
Delegue e confie responsabilidades à equipe. Reúna-se com o seu pessoal. -Avalie o desempenho e competência e nunca a pessoa; Conheça cada um dos seus liderados (aspirações, gostos, etc); Lembre-se que o papel do líder e seu estilo de liderança são fatores primordiais para desenvolver a satisfação, elevar a auto-estima e contribuir para a motivação da equipe.

58 MOTIVAÇÃO DE EQUIPE Dicas: Dê feedback continuamente;
Nunca transfira a sua responsabilidade; sirva de exemplo.

59 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Visão do lider: Conflitos são processos de evolução, necessários ao crescimento e desenvolvimento de pessoas dentro das organizações

60 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Causas: Interdependência de funções Indefinição das regras de funcionamento Interdependência de recursos Sistema de recompensas competitivas Mudança

61 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Análise do conflito: Natureza do Conflito Fatores Subjacentes Informação Percepção Status Personalidade Estágio de Evolução

62 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Efeitos positivos do conflito: Clarifica os assuntos; Facilita a inovação, a mudança e a adaptação; Liberta tensões; Aprendizagem através do confronto de idéias.

63 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Efeitos negativos do conflito: Destrói a moral das organizações; Decresce o nível de satisfação; Provoca impasse e atraso no processo decisório; Gera clima paranóico; Arruína a carreira a algumas pessoas.

64 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Importante: O conflito é uma realidade da vida organizacional. A negociação é o processo através da qual as partes em conflito alcançam uma decisão em conjunto; A Negociação e o Conflito ocorrem nos mais diversos planos da vida privada, social, econômica e organizacional a todo o momento.

65 QUESTÕES ATUAIS Diversidade: Conceito: O que é diversidade para você?

66 QUESTÕES ATUAIS Diversidade: Conceito:
O que é diversidade para o seu grupo?

67 QUESTÕES ATUAIS Diversidade: Conceito:
São os diversos conjuntos heterogêneos formados por pessoas que se distinguem de outras, por algum fator, mais visível ou menos visível, e que formam a sociedade humana.

68 DIMENSÕES DA DIVERSIDADE
DIMENSÃO SECUNDÁRIA Experiência Formação DIMENSÃO PRIMÁRIA Estado civil Crenças políticas Gênero Raça Idade Experiência Militar Atributos físicos Localidade Renda Educação

69 QUESTÕES ATUAIS Diversidade: Por que falar de diversidade:
Existem diferenças marcantes, além do “choque de gerações”. Surgimento da internet. A globalização. Mudança no perfil demográfico da população.

70 QUESTÕES ATUAIS Diversidade: Por que falar de diversidade:
Mudanças na força de trabalho; Crescimento das forças de trabalho das minorias; Organizações atuando em mercados globais; Alteração comportamental da sociedade; Organizações com foco na diversidade obtém impacto em outras áreas.

71 QUESTÕES ATUAIS Diversidade: Vantagem competitiva:
“O Brasil é reconhecidamente uma nação multiétnica que consolidou em sua formação a curiosa mistura de elementos europeus, índios e africanos, e que culturalmente soube integrá-los como talvez nenhuma outra nação fez”.

72 QUESTÕES ATUAIS Diversidade e vantagem competitiva: Fonte: IBGE

73 QUESTÕES ATUAIS Diversidade e vantagem competitiva: Fonte: IBGE

74 QUESTÕES ATUAIS Diversidade e vantagem competitiva: Fonte: IBGE

75 QUESTÕES ATUAIS Cenário atual:
Fonte: “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas” (Instituto Ethos e Ibope).

76 QUESTÕES ATUAIS Cenário atual:
Fonte: “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas” (Instituto Ethos e Ibope).

77 QUESTÕES ATUAIS Diversidade: Cenário atual:
Quanto mais alto o nível hierárquico, menor a representatividade da mulher; Situação idêntica para o negro; 14,5% da população ativa declara algum tipo de deficiência; São poucas as empresas voltadas à diversidade.

78 QUESTÕES ATUAIS Diversidade: Atuação do líder:
Realizar acompanhamento da demografia organizacional; Adotar a diversidade como um parâmetro orientador de todas as políticas de RH; Tornar ou sugerir que desempenho da diversidade faça da avaliação periódica de todos os gestores e colaboradores.

79 QUESTÕES ATUAIS Diversidade: Atuação do líder:
Promover ações de treinamento e comunicação regulares, sobre o assunto; Dimensionar a necessidade de apoio externo e contratar especialistas para implementar políticas de diversidade; Reforçar as relações comunitárias da empresa. Atuação do líder: Realizar acompanhamento da demografia organizacional; Adotar a diversidade como um parâmetro orientador de todas as políticas de RH; Tornar ou sugerir que desempenho da diversidade faça da avaliação periódica de todos os gestores e colaboradores; Promover ações de treinamento e comunicação regulares. Dimensionar a necessidade de apoio externo e contratar especialistas para implementar políticas de diversidade. Reforçar as relações comunitárias da empresa.

80 QUESTÕES ATUAIS Diversidade: Atuação do líder:
Buscar promover a cultura da diversidade entre as empresas do setor de atuação; Comprometer-se a contratar e promover pessoas com experiências e perspectivas diferentes; Disseminar a política de diversidade entre os stakeholders. Assegurar que os princípios da diversidade orientam as campanhas de publicidade e marketing.

81 QUESTÕES ATUAIS Diversidade: Dicas para implantação de programa:
Abandonar a idéia de filantropia e ligar a questão ao planejamento estratégico; Contar com apoio de toda a companhia, sobretudo, da alta liderança,inclusive com recursos ; Ter um mapeamento quantitativo da diversidade na empresa.

82 QUESTÕES ATUAIS Diversidade: Dicas para implantação de programa:
Definir metas de diversidade a serem alcançadas e o que é possível fazer em curto, médio e longo prazos. Incorporar a diversidade como um valor essencial adotado pela empresa.

83 QUESTÕES ATUAIS Diversidade: Dicas para implantação de programa:
Recrutar o pessoal de formas e fontes diversas; Proporcionar treinamento sobre a diversidade; Recompense as gerências por promover a diversidade.

84 QUESTÕES ATUAIS Diversidade: Exercício:
Somos consultores e fomos contratados pela filial de Campina Grande de uma empresa com sede no sudeste do país, mas com atuação em várias capitais, para implantarmos um programa de gestão da diversidade, moderno, atraente e abrangente.   Somos consultores e fomos contratados pela filial brasileira de uma empresa com sede em Paris, mas com atuação em vários continentes, para implantarmos um programa de gestão da diversidade, moderno, atraente e abrangente. O programa deve contemplar ações voltadas às mulheres, diversas etnias e religiões, faixa etária (boa idade/aposentados e estagiários/aprendizes), orientação sexual e deficientes físicos, etc.

85 QUESTÕES ATUAIS Diversidade: Exercício:
O programa deve contemplar ações voltadas às mulheres, diversas etnias e religiões, faixa etária (boa idade/aposentados e estagiários/aprendizes), orientação sexual e deficientes físicos, etc. e ser aplicado a realidade dos participantes. Somos consultores e fomos contratados pela filial brasileira de uma empresa com sede em Paris, mas com atuação em vários continentes, para implantarmos um programa de gestão da diversidade, moderno, atraente e abrangente. O programa deve contemplar ações voltadas às mulheres, diversas etnias e religiões, faixa etária (boa idade/aposentados e estagiários/aprendizes), orientação sexual e deficientes físicos, etc.

86 QUESTÕES ATUAIS Liderança e moral: Recente interesse de estudo.
Retorno do interesse pela ética. Exemplos na história: Martin Luther King, John F. Kennedy e Franklin D. Roosevelt

87 QUESTÕES ATUAIS Liderança e moral: Líderes sem ética e o poder;
Líderes éticos e o servir ao outro; Liderança e integridade.

88 O conteúdo das metas do líder:
QUESTÕES ATUAIS Liderança e moral: O conteúdo das metas do líder: As estratégias propostas são moralmente aceitáveis? Um líder deve ser considerado eficaz se conseguir o sucesso da empresa através da comercialização de produtos que ameaçam a saúde de seus consumidores? Um líder militar pode ser considerado bem-sucedido ao vencer uma guerra que nem devia ter sido declarada? .

89 Auto-convivencialidade
QUESTÕES ATUAIS Convivencialidade: Auto-convivencialidade

90 QUESTÕES ATUAIS Convivencialidade: É a qualidade da convivência.
É um padrão de atitude em relação ao outro e a si mesmo. É fazer-se presente ao outro. Enfim, ser convivencial para com o outro é reconhecê-lo como “legítimo outro”. (Maturana)

91 QUESTÕES ATUAIS Convivencialidade: Muda o foco.
Incentiva a confiança, transparência, propósito e valores compartilhados  qualidade nos relacionamentos pessoais. Estimula a prática do “dividir para multiplicar”.

92 QUESTÕES ATUAIS Convivencialidade e liderança: O LÍDER DEVE:
Reconhecer e aceitar o outro. Tratar o outro como gostaria de ser tratado. Desenvolver a abertura, ouvindo, percebendo e não julgando. Respeitar o outro. Sair da verticalidade. Desenvolver a auto-segurança.

93 QUESTÕES ATUAIS Convivencialidade e liderança:
O LÍDER DEVE GERAR NA EQUIPE: Bom nível de desapego; Clima democrático; Entusiasmo; Complementariedade; Visão dos objetivos.

94 QUESTÕES ATUAIS Convivencialidade e liderança: ATENÇÃO:
Ser convivencial X “bonzinho”.

95 QUESTÕES ATUAIS Responsabilidade Social e sustentabilidade: Premissas:
A imagem da empresa tem papel importante; Os consumidores estão mais exigentes; Os acionistas exigem mais informações do que os habituais relatórios financeiros; A competitividade baseada no conhecimento obriga à retenção/atração de pessoal qualificado.

96 QUESTÕES ATUAIS Responsabilidade Social e sustentabilidade:
Os líderes precisam saber que: A empresa competitiva é a empresa sustentável; As empresas vencedoras de hoje são as que sabem que são impactadas pelos stakeholders; As que sabem empregar recursos cognitivos; As que adotam valores éticos como identidade.

97 QUESTÕES ATUAIS Responsabilidade Social e sustentabilidade:
Os líderes precisam saber que: A integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas suas operações e na sua interação com as partes interessadas deve fazer parte da sua rotina. Cumprir as determinações legais não é um modelo da responsabilidade social.

98 QUESTÕES ATUAIS Responsabilidade Social e sustentabilidade:
Os líderes precisam saber que: A responsabilidade pode ser adotada por três razões: * Coerção, quando a organização é pressionada * Conveniência, quando a org. apenas apresenta ações isoladas * Convicção, implica adoção de política de RS que inclua todas as áreas e pessoas da organização. Nota: Se os colaboradores não souberem o que é a RS da empresa onde trabalham, é sinal de que ela não é socialmente responsável, pois a Responsabilidade Social começa internamente

99 QUESTÕES ATUAIS Responsabilidade Social e sustentabilidade:
Os líderes precisam saber que: A organização sustentável pressupõe uma atuação eficaz em duas dimensões: – a gestão de responsabilidade interna (endomarketing) – e a gestão de responsabilidade externa (marketing social).

100 QUESTÕES ATUAIS Responsabilidade Social e sustentabilidade:
Os líderes precisam saber que: A Responsabilidade Social exige uma identificação dos múltiplos stakeholders, o que implica uma gestão participada; Responsabilidade Social não significa apenas retorno para o acionista, mas valor para todas as partes interessadas; E que os objetivos são econômicos, ambientais e sociais.

101 QUESTÕES ATUAIS Responsabilidade Social e sustentabilidade:
Ganhos potenciais: • Opinião Pública; • Posição no Mercado; • Motivação dos colaboradores; • Conformidade Legal; • Sustentabilidade.

102 QUESTÕES ATUAIS Responsabilidade Social e sustentabilidade:
Ganhos potenciais: • > produtividade, > empenho, > criatividade e <absentismo; • Adoção de comportamentos de cidadania Organizacional; • < custos com acidentes e doenças.

103 QUESTÕES ATUAIS Responsabilidade Social e sustentabilidade:
Ganhos potenciais: • Reforço da imagem junto de clientes; • < custos judiciais; • Retenção de melhores talentos; • >acesso ao crédito, etc.

104 QUESTÕES ATUAIS Responsabilidade Social e sustentabilidade: Exercício:
• Qual o balanço que você faz do trabalho de responsabilidade social da sua empresa? O que você pode fazer para otimizar esse resultado? Questionar e pedir para os participantes formularem um plano de ação.

105 QUESTÕES ATUAIS Assédio moral:

106 QUESTÕES ATUAIS Assédio moral: Conceito:
• Exposição do trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

107 QUESTÕES ATUAIS Assédio moral e comportamento do líder: Atos:
Praticam ações humilhantes; Ridicularizam publicamente seus liderados; Denigrem a imagem; Conseguem aliados; Passam de perseguidores a vítimas; Algumas vezes forçam o profissional a desistir do emprego.

108 QUESTÕES ATUAIS Assédio moral e comportamento do líder: Atos:
Tem o desejo de humilhar; Sente prazer em sentir a sensação de poder sobre o outro. Chegam a criar adeptos; Uso de uma pseudo força.

109 QUESTÕES ATUAIS Perfil do agressor: Superiores hierárquicos e pares
Autoritários Inseguros Narcisistas

110 QUESTÕES ATUAIS Assédio moral: exemplos
Gestos, condutas abusivas e constrangedoras; humilhar, inferiorizar, amedrontar, menosprezar ou desprezar, ironizar, difamar, ridicularizar, contar piadas relacionadas ao sexo; ser indiferente à presença do outro, estigmatizar os adoecidos pelo e para o trabalho, colocar em situações vexatórias; falar baixinho acerca da pessoa.

111 Gestos, condutas abusivas e constrangedoras;
QUESTÕES ATUAIS Assédio moral: exemplos rir daquele que apresenta dificuldades, não cumprimentar, sugerir que peçam demissão; dar tarefas sem sentido ou que jamais serão utilizadas ou mesmo que irão para o lixo, dar tarefas através de terceiros ou colocar em sua mesa sem avisar; controlar o tempo de idas ao sanitário, tornar público algo íntimo do subordinado, não explicar a causa da perseguição, difamar, ridicularizar. Gestos, condutas abusivas e constrangedoras; humilhar repetidamente, inferiorizar, amedrontar, menosprezar ou desprezar, ironizar, difamar, ridicularizar, contar piadas relacionadas ao sexo; ser indiferente à presença do/a outro/a, estigmatizar os/as adoecidos/as pelo e para o trabalho, colocá-los/as em situações vexatórias; falar baixinho acerca da pessoa, olhar e não ver ou ignorar sua presença; rir daquele/a que apresenta dificuldades, não cumprimentar, sugerir que peçam demissão; dar tarefas sem sentido ou que jamais serão utilizadas ou mesmo irão para o lixo, dar tarefas através de terceiros ou colocar em sua mesa sem avisar; controlar o tempo de idas ao banheiro, tornar público algo íntimo do/a subordinado/a, não explicar a causa da perseguição, difamar, ridicularizar.

112 UM NOVO OLHAR Atualizando a liderança:
Novo paradigma de gerenciamento. De: Para: preço = custo+margem valor = clientes + capital intelectual

113 UM NOVO OLHAR Novas competências exigidas dos líderes
Equilíbrio da vida pessoal e profissional; Compromisso com a sustentabilidade; Ser generalista e líder; Sem acomodação; Ser visionário; honestidade; Busca de novos e amplos conhecimentos. Novas competências exigidas dos líderes: - que saiba equilibrar vida pessoal e profissional. Afinal se ele não souber administrar a sua própria vida, não saberá administrar as dos seus liderados. - que tenha compromisso com a sustentabilidade. Ele não precisa ser um verdadeiro ambientalista, mas precisa enxergar novas oportunidades vindas da demanda existente. - que não seja especialista. As empresas estão se preocupando muito mais com a capacidade de liderança do que com a especialização acadêmica. - que não seja acomodado. Décadas no mesmo setor está cada vez menos valorizadas. - que seja um visionário - que seja honesto. - que queira aprender sempre e não esteja centrada apenas no conhecimento técnico. - que saiba lidar com o poder; - que tenha capacidade de adaptação - que incentive a diversidade - que saiba delegar - que saiba gerir pessoas

114 UM NOVO OLHAR Novas competências exigidas dos líderes
Saber lidar com o poder; Ter capacidade de adaptação; Incentivar a diversidade; Delegar; Saber gerir pessoas.

115 UM NOVO OLHAR Outras competências exigidas dos líderes COMPETENCIAS %
Liderança 67 Pensamento estratégico 53 Comunicação Estímulo ao trabalho e equipe 47 Visão Capacidade de motivar 46 Fonte: Revista Época Negócios

116 UM NOVO OLHAR Outras competências exigidas dos líderes COMPETÊNCIAS %
Capacidade de comprometer 42 Capacidade de gerenciar 38 Determinação 33 Habilidades interpessoais 32 Criatividade 24 Gestão das próprias expectativas 18 Fonte: Revista Época Negócios

117 UM NOVO OLHAR Comportamentos a serem eliminados:
Obsessão por resultados. Liderança carismática.

118 UM NOVO OLHAR As quatro dimensões do auto-aperfeiçoamento:
Aprenda pela experiência, tratando os outros de modo construtivo e mantendo-se calmo sob pressão; Procure experimentar coisas novas; Aperfeiçoamento da confiança; Praticar a isenção.

119 UM NOVO OLHAR Desenvolvendo habilidades:
Identifique os desafios que a empresa enfrenta e as capacitações necessárias; Crie uma estratégia de liderança; Desenvolva metas específicas; Avalie rotineiramente os resultados.

120 AS RESPONSABILIDADES DO LÍDER
Transformar fraquezas aparentes em forças poderosas. Proporcionar mudanças no pensamento e no comportamento próprio e dos membros da sua equipe.

121 OS HOMENS SÃO LÍDERES MELHORES DO QUE AS MULHERES
POLÊMICA Atualmente, a flexibilidade, o trabalho em equipe, a confiança e o compartilhamento de informações substituíram as estruturas rígidas, o individualismo competitivo e o controle. Os melhores líderes são aqueles que escutam, motivam e oferecem seu apoio. OS HOMENS SÃO LÍDERES MELHORES DO QUE AS MULHERES Quem faz isso melhor?

122 AUTO-AVALIAÇÃO

123 PALAVRAS-CHAVES ATITUDES Auto-estima Crença na própria capacidade de liderança Autodesenvolvimento Crescimento pessoal permanente Inovação/ criatividade Quebra de resistência, de preconceitos. Abertura ao novo. Ousadia e flexibilidade. Ética Ausência de falsidade, esperteza, cinismo, politicagem. Respeito ao ser humano e a todas as formas de vida.

124 PALAVRAS-CHAVES ATITUDES Participação cidadã Interesse pelo bem comum e pelo desenvolimento da comunidade. Iniciativa de organização social Cooperação e empreendedorismo Trabalho em equipe, ajuda mútua, parcerias. Crença no potencial de construção de grupo

125 PALAVRAS-CHAVES ATITUDES Tolerância Aceitação e respeito às diferentes crenças, opiniões, raças e posições políticas. Diálogo Aceitação dos diversos pontos de vista, com tomada de decisões levando em conta várias formas de perceber a situação. Modificação da postura de ter que “vencer a discussão” e “ter razão sempre”

126 PALAVRAS-CHAVES ATITUDES Capacidade de compartilhar os sentimentos e as necessidades das outras pessoas, como se estivesse na situação e nas circunstâncias experimentadas por elas Empatia Visão sistêmica Visão ampliada. Compreensão de que tudo está inter-relacionado

127 PALAVRAS-CHAVES ATITUDES É preciso que o líder se empolgue com uma idéia, demonstre que acredita em seu potencial e no de seus seguidores. Cabe a ele instaurar um clima de entusiasmo e a confiança entre os liderados Entusiasmo e confiança Não basta que o líder faça um discurso vibrante. Ele tem que liderar pelo exemplo e demonstrar sério comprometimento com o que faz e diz. Coerência

128 Somos gratos por sua participação!
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LIDERES


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