A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética e Escolha Responsável

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética e Escolha Responsável"— Transcrição da apresentação:

1 Ética e Escolha Responsável
Antonio Benatti POA 18/05/2011

2 Origens da Ética, Moral e uso da Liberdade
POA 18/05/2011

3 ORIGENS DA ÉTICA Chamamos de cultura um conjunto de idéias e de atitudes por serem o fruto do progressivo cultivo das possibilidades humanas. Denominamos ética o aspecto pelo qual os membros de um mesmo grupo descobrem e formulam regras, do conviver de tal sorte que, em vez de se tratar como ameaça recíproca, tenham a efetiva possibilidade de compartilhar os mesmos bens e vantagens, sem se armar um contra o outro e sem se ameaçar. Nesse sentido, a ética é o aspecto da cultura pelo qual se tenta superar o clima de violência entre os humanos. Francisco Catão

4 ÉTICA E MORAL “A ética é a busca de uma vida boa com e para o outro no âmbito de instituições justas.” (Paul Ricoeur, inspirado por Aristóteles) A moral representa o campo das normas teóricas e universais da consciência que asseguram a integridade da pessoa, considerada mais na sua autonomia do que na sua solidariedade. (Kant)

5 ÊTHOS êthos significava o modo de ser ou de conduzir-se. Era um modo de ser do sujeito e um certo modo de fazer visível para os outros. O êthos de alguém traduz-se pelo seu costume, seu jeito, pela calma com a qual ele recebe os acontecimentos. Lenda de cuidado

6 ÉTICA: PRÁTICA DA LIBERDADE (Foucault)
O problema da ética é o da prática da liberdade: Como podemos praticar a liberdade? O que é a ética se não for a prática refletida da liberdade?

7 ÉTICA: CUIDADO (Foucault)
Para praticar corretamente a liberdade, é necessário cuidar de si mesmo, o que significa conhecer a si mesmo e dominar o que pode nos destruir. Significa também conhecer um certo número de princípios ou de regras de conduta que são ao mesmo tempo verdades e prescrições. Cuidar de si significa equipar-se dessas verdades.

8 A Consciência de Ser Vivo Aspectos do homem e da pessoa
POA 18/05/2011

9 O que é Ser Vivo 1- Vivo é aquele que tem dentro de si o princípio de seu movimento; 2- Unidade estrutural absoluta; 3- Imanência, cujo o efeito permanece dentro do sujeito; 4- Destinado a auto-realização 5- Ritmo cíclico harmônico

10 Características humanas
1- No Homem a Inteligência é mais importante que o instinto; 2- A conduta humana é iniciada pelo conhecimento intelectual, sócio e afetivo; 3- No homem a satisfação do instinto exige intervenção, é preciso aprender a viver; 4- Pensar acontece como operação e permanece e cresce com o hábito.

11 A Pessoa A pessoa é um absoluto, no sentido de algo único, irredutível a qualquer outra coisa. O eu, indica o núcleo de caráter irrepitível: Eu sou eu e ninguém mais é a pessoa que eu sou. A pessoa é um fim em si mesma.

12 A Escolha como Fronteira
POA 18/05/2011

13 A escolha tornou-se a fronteira
Hoje, a reflexão ética e sustentabilidade são provocadas por graves problemas de convivência, assim como a preocupação ecológica nasce da consciência das ameaças à sobrevivência. A escolha tornou-se a fronteira.

14 Estamos vivendo três rupturas
Com a natureza e o universo: não somos seres postos na natureza; somos da natureza. Com os outros: na concepção guerreira da vida, o outro é um competidor ameaçador que pode tornar-se um inimigo perigoso. A vida é considerada como um combate e a morte como um fracasso. Consigo mesmo: vivendo muito na tensão (corrida, estresse, rivalidade), nos tornamos incapazes de atenção, principalmente de atenção interior, essa arte de viver intensamente o presente.

15 O que significa a palavra ética?
Ética vem de Ethos, que significa lar, lugar da convivência. A reflexão ética tenta responder a duas perguntas: quais são os alicerces de uma convivência harmoniosa e como construir vínculos humanos sustentáveis?

16 Esta busca apontará critérios que inspirarão escolhas e atitudes.
A avaliação dos ganhos e perdas oriundos dessas escolhas determinará um conjunto de valores para os indivíduos e as sociedades.

17 Vale a pena refletir um pouco mais sobre este paradoxo: o mesmo pensamento lúcido permite o discernimento e acende a esperança que pode permitir evitar o desastre anunciado. A arca de Noé

18 O que seria o discernimento?
Temos falado muito em construir modelos mentais. Isto tem levado a praticar em larga escala o wishful thinking, ou seja a tentação de interpretar fatos e eventos em função do que gostaríamos que acontecesse

19 A primeira providência é observar mais para analisar melhor
A primeira providência é observar mais para analisar melhor. A construção de um pensamento mais sistêmico pode fornecer uma ferramenta para transformar esta observação num pensamento consistente.

20 Pensar significa, nesse caso, aprender a considerar todas as variáveis que influenciam um evento, não escolher entre elas mas sim aceitar e ponderar todas como se tivessem a mesma importância.

21 A prática da empatia é outra condição necessária
A prática da empatia é outra condição necessária. Parece estranho incluir uma atitude ligada ao relacionamento como condição de pensamento.

22 Se deixarmos de considerar o ato de pensar como exclusivamente solitário para considerá-lo uma construção ao mesmo tempo pessoal e coletiva, colocar-se no lugar do outro torna possível a tentativa de elaboração de um pensamento comum e pode abrir o caminho para uma atitude solidária.

23 discernir significa elaborar critérios de escolha considerando o impacto das nossas decisões na vida de outras pessoas. O ato de pensar nunca é independente do exercício da responsabilidade.

24 Segundo Hannah Arendt, o ser humano consegue resgatar o próprio passado pelo perdão pedido ou recebido. O fato de não fechar os olhos diante dos abismos que nos assustam ajuda-nos a redimensionar erros nossos e alheios. Ver ARENDT, Hannah, A condição humana, Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1991

25 A insistência na busca do bode expiatório não serve para enfrentar grandes desafios, principalmente o de viver num mundo onde sociedades e empresas enfrentam crises tão graves.

26 Bibliografia 1-São Thomas de Aquino – Lettere Prima – Roma 1978
2- Fundamentos de Antropologia – Um ideal de excelência humana – Ricardo Yepes e Javier Arngurem Echevarría – Edição – do Instituto Brasileiro de filosofia e ciências 3- Aristóteles – A Republica de Platão 4- Ensaios de Pindaro 5- Aula do Prof. Dr. Jean Bartoli, Insight recebidos, contéudos de seu site 6- A lenda dos anjos Michael Serres- Sorbone. Recomendações bibliográficas A Republica – Socrates As Fronteiras da ética de – Maquiavél Ver o Invisível – A ética das imagens – Nelson Brissac Peixoto O Sujeito e a norma – Gerd Bornhein

27 Fim ! Muito Obrigado. Antonio Benatti Antonio.benatti@uol.com.br
Av. Pacaembu 1976 – SP- capital – CEP Fone POA 18/05/2011


Carregar ppt "Ética e Escolha Responsável"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google